Como usar o Google Search Console a favor das suas campanhas de marketing

27 de fevereiro de 2018


Ainda conhecida por alguns como Webmasters Tools, a ferramenta Google Search Console passou por transformações consideráveis com o passar do tempo.

Se você já trabalha com SEO (Search Engine Optimization), está familiarizado com a ferramenta e quer aproveitá-la ao máximo nas suas campanhas, vai conferir o passo a passo logo a seguir.

Ah, e caso queira evoluir e avaliar suas práticas de SEO, elaboramos um e-book exclusivo e completo que pode apoiar suas estratégias: SEO: no planejamento de inbound marketing para agências.

Preparado para elevar as suas campanhas a outro patamar com o Console? Veja como!

Por que o Google Search Console é indispensável para o SEO e como utilizá-lo?

O Google Analytics agrega uma grande quantidade de dados de alta qualidade e bem detalhados para análise de SEO. O usuário desta ferramenta recebe dados importantes a respeito de visitantes, tráfego orgânico, entre outros retornos necessários para a contínua busca por melhoria de desempenho.

O Google Search Console é considerado o complemento do Google Analytics. Apesar de alguns dados serem encontrados nas duas plataformas, os resultados do Search Console são mais simplificados e fáceis de compreender. Basicamente, suas funções são:

  • monitorar precisamente o desempenho do web site nos mecanismos de busca;
  • indicar tráfego orgânico de visitantes e número de vezes que o site foi linkado;
  • apontar claramente problemas de indexação e melhorias a serem implementadas no website.

Vamos relembrar como o Search Console pode ser utilizado? Confira um passo a passo simples:

  • Faça um login na ferramenta (lembrando que você precisará de uma conta Google);
  • Adicione o site desejado: clique no botão vermelho “Add a Property” (ou, Adicionar uma propriedade);
  • Digite o endereço do site que você gerencia;
  • Ofereça uma das opções disponíveis para você comprovar que é o proprietário do site: uma tag HTML ao cabeçalho do site, provedor de nome de domínio (a empresa a qual você usou para comprar o domínio), conta de Google Analytics ou conta de Google Tag Manager (essas duas últimas opções são as mais indicadas);
  • Enfim, você chegará ao Dashboard com a visão geral do site.

Informações valiosas que o Search Console disponibiliza para potencializar suas campanhas

Cadastrar seu site no Google Search Console aponta possíveis problemas, links internos e externos (construção de popularidade dentro ou fora do seu site), quais sites apontam links para o seu, pesquisas orgânicas e seu posicionamento, dentre outras informações valiosas. Confira os principais relatórios e dados disponíveis:

  • Dashboard (a visão geral)
  • Messages (Mensagens)
  • Search Appearance (Aspecto de pesquisa)
  • Search Traffic (Tráfego de pesquisa)
  • Google Index (Índice do Google)
  • Crawl (Rastreamento)
  • Security Issues (Problemas de segurança)
  • Search Analytics.

Melhorias de SEO

Um dos itens do menu da ferramenta, o Search Analytics, por exemplo, mostra a frequência com que o site aparece nos resultados de pesquisa e exibe cliques por palavra-chave. Com esses dados, você conseguirá avaliar os pontos de melhoria do seu SEO:

  • O número de cliques por palavra-chave. Isso ajuda você a aprender como cada palavra-chave classifica os resultados da pesquisa e quantos cliques recebeu. Você pode criar backlinks, adicionar/otimizar conteúdo ou criar páginas de destino específicas para aumentar o número de cliques por palavra-chave.
  • O número total de impressões por palavra-chave. Isso ajuda você a entender como os usuários interagiram com uma palavra-chave. Por exemplo, um número elevado de impressões e um número reduzido de cliques implica que o título ou a descrição da sua página não esteja bem escrito ou que não tenha sido compilado em fragmentos ricos;
  • O filtro de consultas ajuda você a procurar palavras-chave específicas dentro dos resultados. Verifique como uma palavra-chave se compara com outra e classifique as palavras-chave. Use este filtro para detalhar as palavras-chave e melhorar o desempenho daqueles que já são altos.

Essa é uma pequena amostra do que apenas o item Search Analytics reserva para você. Para acessá-lo, basta clicar no menu superior esquerdo em “Search Traffic”: ele é o primeiro do menu que aparecerá abaixo.

Viu como o Search Console é indispensável para obter e analisar dados úteis em busca de melhorias das campanhas de marketing e do SEO dos seus sites e blogs? Se você também está imerso no universo do marketing digital e deseja se informar ainda mais, acesse o nosso blog e leia outros artigos exclusivos sobre o tema.