O que é copywriting? 5 técnicas para melhorar a conversão do seu site

29 de maio de 2018


Em vendas, não basta prospectar, é preciso converter e reter o cliente. O mesmo ocorre na internet: não basta atrair visitantes para seu site, você precisa direcioná-los a uma ação e retê-los, para que voltem sempre e se tornem promotores do seu conteúdo e da sua marca. Como as relações entre marcas e consumidores praticamente migraram para o ambiente web, foi necessário reinventar a comunicação. Como? Pelo copywriting.

O copywriting surgiu com o intuito de manter os usuários da internet interessados e engajados por meio de conteúdos relevantes que, além de informá-los e envolvê-los, é responsável por guiá-los para uma tomada de decisão pré-definida.

Se você tem um blog, por exemplo, e produz conteúdo direcionado para seu público-alvo, seus objetivos principais são gerar maior tempo possível de sessão e fazer com que as pessoas realizem alguma ação (ler outros conteúdos, assinar sua newsletter, converter em uma Landing Page ou comprar os seus produtos, por exemplo).

Afinal, você não quer uma bounce rate (abandono de posts) alto ou mesmo desperdiçar os esforços de SEO, anúncios e táticas de links patrocinados, não é mesmo? Aprenda de vez o que é copywriting e 5 técnicas infalíveis para aumentar os resultados de conversão nas suas URLs.

O que é copywriting?

Copywriting significa escrever um texto utilizando as palavras certas para se comunicar com o público, atingindo o resultado esperado por mantê-los realmente interessados. As pessoas estão lendo até o final do seu texto, permanecendo na sua página por um tempo favorável ou clicando no seu CTA (Call to Action)?

Parabéns, você está praticando um bom copywriting. Se os resultados não estão satisfatórios, calma. Escrever bem, seguindo as normas da Língua Portuguesa já é difícil, e essa nova forma de comunicar com seu público é mesmo desafiadora. Por isso separamos dicas incríveis para sua copy.

1) Personalize seu conteúdo

Um dos maiores erros é massificar o conteúdo. Por isso é tão importante criar personas neste artigo “Como criar buyer personas: 11 ferramentas para você começar” você aprende o passo a passo e desenvolver conteúdo personalizado de acordo com a etapa em que ela se encontra na jornada de compra (topo, meio ou fundo de funil).

2) Texto irresistível: explore a urgência

O ser humano tende a valorizar aquilo que possui grandes chances de se esgotar. E um dos gatilhos mais importantes na hora de instigar o imediatismo é a sensação de urgência. Frases como “descubra agora mesmo”, “somente hoje você poderá”, “vou revelar para você neste momento”, “revelei o segredo que ninguém contou sobre” e outras nesse sentido vão no ponto fraco do seu leitor: curiosidade.

3) Ofereça escaneabilidade

Além do layout de um site, a escaneabilidade do texto é fundamental para melhor experiência do usuário. Portanto, aqui vão algumas dicas especiais:

  • Insira subtítulos;
  • Utilize bullets (listas em tópicos);
  • Opte por imagens de boa resolução, porém que não ultrapassem os 72 dpis e tabelas para assuntos mais complexos;
  • Insira espaços em branco entre os textos;
  • Escreva parágrafos curtos (de até 5 linhas).

4) Crie uma conexão com seu público

Aproxime-se do seu leitor e acolha-o com suas palavras. Faça com que ele se sinta importante e parte daquele conteúdo. Estabeleça uma ligação emocional com o uso de palavras e frases como “você”, “você também pode”, “descubra como fazer sozinho”, “pessoas comuns” e “passo a passo que eu fiz especialmente para você”.

5) Seja confiável e autêntico

A máxima da copywriting e do SEO (Search Engine Optimization) saiba mais neste e-book SEO para agências — é produzir conteúdo original, relevante e confiável. Portanto, abuse dos seus cases de sucesso, de dados, link buildings externos e internos úteis e complementares para seu público. Comprove suas alegações com dados expressivos e conteúdos acadêmicos, por exemplo.

Por fim, não se esqueça do seu CTA. O que você deseja que o visitante faça? Seja claro (mostre exatamente o que vem depois do clique) e conciso: “veja o vídeo agora”, “cadastre-se agora” e “quero receber o e-book” são alguns exemplos.

Uma copywriting bem feita é a base de uma estratégia online de sucesso, pois ela é capaz de facilitar a conversão e a qualificação de leads. Personalize seu conteúdo de acordo com o público com que o seu negócio pretende dialogar e utilize as técnicas de copywriting sempre que for produzir um conteúdo, por menor que seja. Falando em personalização do conteúdo, indicamos a leitura desse artigo “Segmentação: como produzir conteúdo adequado para cada tipo de lead” para que sua copywriting seja realmente efetiva.