Blog

8 dicas para diminuir custos de marketing

7 de fevereiro de 2021


Diminuir custos de marketing é o desejo de qualquer agência — desde que os resultados permaneçam agregando valor aos clientes, é claro. E isso pode ocorrer de diferentes maneiras, uma vez que investimos em soluções de automação de marketing.

Afinal de contas, esse trabalho em alinhamento com as novas tecnologias faz com que sua equipe possa ser mais analítica, estratégica e assertiva. E menos sobrecarregada por processos mecânicos e repetitivos.

Vamos ver, então, como é possível potencializar as suas ações e os resultados e, ainda assim, diminuir custos de marketing? Basta seguir com a leitura deste post!

É possível diminuir custos de marketing sem perder em eficácia?

A resposta mais simples para essa questão é: sim, é possível. No entanto, isso não ocorre sem planejamento e sem a consciência de quais são os objetivos da sua empresa e, tampouco, sem reconhecer o seu público-alvo.

E tem uma palavrinha que resume isso muito bem: escalabilidade. Por meio dela, analisam-se meios para gerar mais faturamento e, paralelamente, diminuir custos de marketing. Algo que ocorre com dois fatores bem alinhados: processos e automação de marketing.

Afinal, automatizar processos tem rendido insights valiosos para o marketing e vendas e, ainda, solucionar gargalos produtivos. Nos próximos tópicos vamos analisar as possibilidades dentro disso!

1. Automatize processos

Se você ainda preenche planilhas, faz a dedo a aprovação de conteúdos, utiliza formulários de papel… Má notícia: devem existir muitas falhas e etapas extras no seu processo que poderiam ser otimizadas.

Então, verifique o que pode ser automatizado. As soluções de marketing, hoje em dia, geram escalabilidade e têm tudo para garantir uma redução significativa no orçamento garantindo, posteriormente, melhoras contínuas nas suas estratégias e planos de ação.

2. Estruture seus serviços de conteúdo

Outra parte importante é a estruturação do seu departamento. Isso significa que um fluxo definido de trabalho evita retrabalhos, minimiza erros e otimiza a produtividade da sua equipe. Ou seja: contribui ativamente para diminuir custos de marketing.

Além disso, serve como um exercício para analisar oportunidades de melhoria, mapear o trabalho e garantir conformidade com os seus objetivos. Tudo para oferecer uma entrega rápida e positiva aos seus clientes.

3. Tenha um calendário editorial

Outro ponto relevante na redução de custos de marketing é a estratégia de conteúdo em si. Afinal, ela corresponde à maior parte do planejamento de Inbound Marketing. Por isso, dedique-se a ter um calendário que contemple todas as etapas da jornada de compra dos seus clientes.

Para tanto, considere landing pages, e-mail marketing e outras estratégias de nutrição e otimização. Pois é assim que você vai gerar tráfego, resolver problemas da sua persona e escalar o trabalho de maneira automatizada em muitos processos. 

4. Analise o seu time de marketing

Hora de olhar para dentro da própria casinha e identificar oportunidades de crescimento. Sua agência tem os recursos necessários para manter-se plenamente internalizada ou a terceirização é opção?

Veja que ambos têm os seus pontos positivos e de atenção. Logo, deve ser uma decisão pautada em certezas, não em instinto ou palpites. Às vezes, terceirizar pode ser uma maneira de diminuir custos de marketing se os processos internos vão consumir mais tempo e do seu orçamento, por exemplo.

Atualmente, o mix (interno e terceirizado) tem se mostrado uma boa estratégia. Até mesmo por conta de encargos trabalhistas — como o regime CLT comparado a um trabalho freelancer — e de infraestrutura para a empresa, essa divisão pode ser providencial para agregar eficiência à sua agência com baixo custo de investimento.

5. Delegue as atividades

Até com base no que já discutimos sobre a estruturação, vale a pena considerar as responsabilidades de cada colaborador. Por meio disso, reduzem-se os erros e as tarefas são distribuídas de maneira prática e eficaz. Considere, então, algumas questões do dia a dia que devem estar plenamente delegadas:

    • sugestão de pautas;
    • aprovação de conteúdos;
    • produção de conteúdos e também dos conteúdos mais técnicos;
    • revisão de conteúdos e também dos conteúdos mais técnicos;
    • mapeamento do repasse dos leads;
    • alinhamento com o setor de vendas.

Assim, o trabalho transcorre de maneira harmônica e sempre mais preparado contra imprevistos.

6. Monitore suas métricas

Nunca se esqueça da importância de acompanhar as métricas. Essa é, basicamente, a estrutura de todo processo de marketing. Além de ser um dos diferenciais da automação e também uma das mais ricas estratégias para quem deseja aprender como diminuir custos de marketing.

Portanto, saiba quais são os seus objetivos e, especialmente, as metas de cada um dos seus clientes. Dessa maneira, os ajustes podem ser feitos em tempo hábil e os acertos podem ser potencializados com contínuas ações de melhoria.

7. Construa um processo efetivo

Considere a constante análise dos seus processos e a ciência de que trata-se de um negócio transitório. Você precisa sempre focar em tornar o trabalho mais harmônico, imune contra obstáculos e simplificado.

Isso quer dizer que ele tem que ser ágil, com o menor número possível de etapas. Como consequência, fica fácil perceber como diminuir custos de marketing apenas com mais eficiência e uma boa estratégia para a sua agência sempre gerar diferenciais competitivos para os clientes.

8. Envolva os clientes

Por fim, algo fundamental para diminuir custos de marketing: seja transparente e objetivo com o cliente. Isso ajuda a tornar o trabalho menos turbulento e com um alinhamento que vai agregar valor à experiência de cada um deles — e à sua marca, consequentemente.

Quer ficar por dentro das novidades do nosso blog? Assine nossa newsletter.