Dicas para criar anúncios específicos para dropshipping
19 de novembro de 2022
Uma loja virtual vive e morre baseado na força dos seus anúncios. Você pode ter o melhor produto do mundo com o melhor preço disponível no mercado, mas se nenhuma pessoa encontrar sua loja você não vai se manter por muito tempo. Depender puramente de acessos orgânicos no início é complicado, portanto, saber como criar bons anúncios é extremamente importante e pode fazer suas vendas subirem exponencialmente. Nesse artigo vamos ver alguns conceitos básicos sobre tráfego pago e como você pode aplicar algumas dicas bem valiosas nas suas campanhas de marketing para dropshipping.
O que é tráfego pago?
Vamos começar pelos conceitos básicos: você sabe o que é tráfego pago? Se você chegou aqui nesse artigo já imagino que tenha uma boa noção, mas revisar alguns conceitos nunca é demais.
Tráfego é toda forma de acesso no seu site, nesse caso, sua loja. E como o próprio nome sugere, no tráfego pago você paga para aumentar a visibilidade da sua loja e fazer com que ela seja vista por mais clientes.
As redes sociais se tornaram ferramentas de marketing extremamente poderosas, pois contém um grande número de acessos diários e uma enorme variedade de pessoas. Mas elas não são as únicas formas de tráfego pago, você pode anunciar em outros sites, em buscadores como o Google ou ainda em vídeos no YouTube.
A importância dos anúncios para uma loja virtual
A não ser que você seja uma loja de dropshipping grande e muito bem consolidada, o seu número de acessos orgânicos vai ser bem baixo. E o melhor jeito de garantir que as pessoas encontrem sua loja é através dos anúncios.
Um bom funil de tráfego pago pode gerar um fluxo constante de vendas e com grande possibilidade de escalonamento.
Para esses clientes, o seu anúncio vai ser a primeira impressão que eles terão de sua loja. Por isso é extremamente importante investir seu tempo e se empenhar para criar uma propaganda de alta qualidade.
E é aqui que entra um conceito muito importante: copywriting. Em poucas palavras, copywriting é uma estratégia de produção de conteúdo cujo objetivo principal é converter o leitor a fazer determinada ação. No caso de uma loja virtual, adquirir um produto.
Dica extra sobre copywriting: gatilhos emocionais
Quando o assunto é copywriting, o que mais converte não é simplesmente anunciar as características do produto, e sim despertar uma reação mais profunda no potencial comprador. Isso pode variar um pouco dependendo do nicho do produto, mas de maneira geral, utilizar gatilhos emocionais é mais efetivo.
A promessa de que um produto pode resolver um problema (ou uma dor, como chamamos) é muito mais atrativa. Porque ao mesmo tempo que você mostra ao cliente essa dor, você oferece a solução.
Os gatilhos emocionais são uma arma muito poderosa na mão de um bom criador de copy e podem alavancar suas vendas de maneira exponencial. Portanto, a recomendação é que você pesquise e aprenda bastante sobre esse assunto.
Acerte no público-alvo
Tão importante quanto escolher o produto certo é saber para quem anunciar. Ter uma visão clara do seu público antes de começar a criar os anúncios é essencial.
Estude seus produtos e crie uma persona baseado em seus interesses. Por exemplo, você quer vender um produto para o ramo de pets? Então o seu público alvo principal provavelmente será homens e mulheres de 25 a 45 anos, mas também seria possível anunciar para públicos acima de 45 e ainda ter bons resultados.
Por outro lado, existem alguns nichos que são bem mais restritivos. Caso seu produto seja uma solução para queda de cabelos, então o público certo seria homens acima de 40 anos.
Seja qual for o produto em questão, vale muito a pena criar uma persona bem definida e ter ela em mente sempre que começar a elaborar um anúncio ou escrever uma copy. De preferência tenha isso escrito num papel perto de você ou numa tela aberta em segundo plano de maneira que facilite o acesso.
Imagem ou vídeo? Qual usar?
Uma dúvida bem comum entre quem está pensando em criar seus primeiros anúncios é em qual tipo de mídia focar: vídeo ou imagem. É um questionamento muito válido, mas que não deveria ser tratado de maneira binária.
Na verdade, a pergunta certa seria “Qual mídia eu deveria utilizar para esse anúncio específico?”.
Quando você está buscando filtrar o público e descobrir quem está interessado em seu produto, um anúncio de vídeo costuma funcionar melhor, pois assim você pode ver quantas pessoas assistiram até certa parte do vídeo e criar campanhas de remarketing em cima disso.
Caso você tenha uma loja dropshipping com múltiplos produtos é bem interessante criar um anúncio no formato carrossel contendo diversas imagens de produtos diferentes, ou ainda, várias imagens de um mesmo produto destacando suas principais características.
Ou seja, não existe uma resposta universal. Tudo vai depender do tipo de anúncio que você estiver criando e de quão fundo no funil você está.
Como criar anúncios que convertem
É seguro dizer que em muitos casos as compras de dropshipping são feitas por impulso por conta da natureza dos produtos sendo vendidos, isso também está diretamente relacionado com os gatilhos emocionais mencionados anteriormente.
Isso quer dizer que você precisa ir direto ao ponto em seus anúncios e tentar fisgar a atenção dos visitantes logo nas primeiras palavras ou imagens. Evite enrolar muito antes de chegar no call-to-action, isso atrapalha a sua taxa de conversão, já que a maioria dos compradores não têm paciência para ler até o final.
Sobre a criação das mídias, siga essas dicas gerais:
- Lembre-se de utilizar fontes fáceis de serem lidas e ao mesmo tempo chamativas (mas sem exagerar!)
- Nunca utilize imagens de baixa qualidade. Isso passa uma péssima impressão da sua loja
- Tome cuidado com o tamanho dos vídeos. Ninguém quer assistir uma propaganda de 20 minutos.
- Ajuste o conteúdo baseado na sua persona, pessoas diferentes respondem de maneira diferente.
- Se possível, utilize imagens amadoras em campanhas de remarketing para maior confiança em sua loja
- Música nos vídeos é sempre bem-vinda, desde que não seja num volume muito alto (isso irrita bastante alguns clientes)
Em resumo…
O tráfego pago é a principal arma de quem está buscando aumentar suas vendas ou ainda conquistar os seus primeiros pedidos. Independente do estado da sua operação, você precisa dominar esse recurso para garantir o sucesso da sua loja.
Criar anúncios para uma loja de dropshipping não é muito diferente de uma loja de e-commerce tradicional, com a exceção do foco maior em gatilhos emocionais e em vender a solução do produto – e não o produto em si.
Ter uma persona bem definida também ajuda muito na hora de criar suas campanhas porque serve como um norte, orientando a linguagem e o tipo de mídia que você vai utilizar para atingir o público certo.
E falando sobre o tipo de mídia e a dúvida clássica de “Faço campanha com imagens ou vídeos?” a resposta é: depende da campanha. Vídeos costumam ajudar a determinar o interesse dos usuários enquanto imagens servem como um belo catálogo do que você tem a oferecer.
De qualquer maneira, é essencial investir em tráfego pago e você terá ótimos retornos se aplicar as estratégias corretas.