Como elevar a estratégia de personalização do marketing

23 de setembro de 2019


Uma das maiores dificuldades ao qual o profissional do nosso mercado enfrenta é a busca pela personalização. Seja para se comunicar diretamente ou, então, pela necessidade de despertar apenas a atenção inicial da persona. Falar aquilo que o seu público deseja e necessita é uma das tarefas mais complexas. Confira 4 dicas para sair do básico da personalização do marketing e engajar a sua audiência.

 

Se você ainda acredita que usar o primeiro nome em um e-mail é o suficiente para ter uma estratégia bem-sucedida da personalização de marketing, trago más notícias.

Um estudo realizado pela Pure360 mostrou que 92% dos consumidores tendem a não se envolver com marcas que os tratam pelo primeiro nome. A mesma pesquisa indicou que apenas 7% desse público estaria disposto a se engajar com uma marca que lembrasse do seu aniversário.

Ou seja, é hora de ir além. Essas duas ações são apenas o básico quando se fala de personalização no marketing

Para te ajudar, confira a seguir alguns modos de incrementar essa estratégia e cativar a sua audiência.

 

Otimize seus mecanismos de captura de leads com a personalização do marketing

Sei que é importante solicitar dados como telefone e o e-mail. Afinal, você precisa do contato dos seus leads. Mas, você também precisa adicionar ao seu formulário campos personalizados que te ajudem a segmentar a sua base.

Por exemplo, que tal trabalhar com perfis decisores e perfis analistas? Você pode descobrir isso incluindo um campo de “cargo”. Outra sugestão é dar a sua audiência a opção de selecionar quais são as suas áreas de interesse. 

Só tome cuidado para não incluir campos demais e prejudicar a sua taxa de conversão!

Veja também: Canais para gerar leads altamente qualificados

 

Personalize o marketing com e-mails e landing pages de acordo com as personas

Aqui, antes de mais nada, você precisa ter suas personas muito bem definidas. A dica é ter mais de uma, pois assim é possível englobar todo o seu público-alvo.

Ao invés de enviar a mesma landing page para todas as personas, você pode personalizá-la de acordo com as características principais de cada uma delas. Seguindo o exemplo do tópico anterior: que tal ter a mesma oferta, porém em uma página direcionada para analistas e outra para líderes? No copy, você pode explorar melhor os benefícios da oferta para cada um desses perfis, e assim torná-la mais atrativa para ambos os lados.

A mesma lógica se aplica aos e-mails. Varie os títulos de acordo com os segmentos, e use o copy a seu favor. Lembre de pensar em todas as características psicológicas da persona, a personalização vai muito além do primeiro nome!

Leia também: Como criar buyer personas: 11 ferramentas para você começar

 

Abuse dos conteúdos dinâmicos para personalização

Criar segmentos de e-mail separados para personalizar a sua mensagem é possível, mas trabalhoso. Adote uma plataforma de automação de marketing para criar conteúdos dinâmicos. Além de otimizar seu tempo, é uma ótima maneira de direcionar melhor suas ofertas.

Com essa ferramenta, você pode fazer alterações de forma automática de acordo com as características e o comportamento da sua base. 

Com essa funcionalidade você poderia personalizar imagens e textos para tornar um mesmo e-mail mais atrativo para homens e mulheres, por exemplo. Com isso, a mensagem se direciona melhor para todos os tipos de público e tem sua assertividade garantida.

 

Ofereça descontos e ofertas direcionadas

Uma pesquisa da SalesForce indicou que 57% dos consumidores estão dispostos a compartilhar dados pessoais em troca de ofertas e descontos personalizados. Aqui, está uma grande oportunidade para o seu marketing.

Avalie as compras anteriores dos seus clientes, quais as páginas do seu site que eles mais visitam e entenda o seu comportamento. A partir disso, trabalhe com mensagens personalizadas para fazer novas ofertas.

Com essas dicas, tenho certeza que sua estratégia de personalização do marketing irá se elevar para o próximo nível!

 

Para saber mais sobre personalização do marketing e como a Sharpspring pode te ajudar nessa missão, entre em contato conosco.