Exemplo de e-mail de prospecção: o que fazer para conseguir a conexão
25 de junho de 2022
Investir na geração de leads relevantes para o seu negócio é fundamental. Não há estratégia de vendas que decole sem bons contatos. No entanto, para alcançar excelentes resultados, esses leads precisam ser abordados de forma correta – e por isso compartilhamos aqui um exemplo de email de prospecção e algumas dicas para conseguir mais conexões.
Esse primeiro contato é estratégico e ainda gera muitas angústias e dúvidas nos SDRs e vendedores. Se você está sempre buscando melhorar as suas abordagens de vendas, confira este artigo!
Qual é sua estratégia para conseguir mais conexões?
Os leads da sua empresas são valiosos e é preciso ter boas estratégias para aproveitar ao máximo esses contatos. Quando estamos fazendo vendas complexas – com um ciclo longo, muitos decisores envolvidos e ticket médio elevado -, é preciso ter o cuidado de não desperdiçar leads e não correr o risco de fechar portas.
Afinal, o mercado é muito competitivo e não dá para perder o timing…
Já faz algum tempo que o cold call – aquela prática de fazer ligações sem que o lead tenha manifestado interesse prévio – é vista como uma estratégia muito agressiva para vendas B2B. O e-mail se tornou o novo paradigma do mercado, e é por meio dele que os SDRs e vendedores têm a oportunidade de conseguir conexão e estreitar o relacionamento com os leads.
O e-mail de prospecção costuma ser a primeira abordagem realizada, e por esse motivo ele é estratégico. É por meio dele que se consegue conexão com os decisores e se inicia, de fato, o processo comercial.
Assim, merece uma boa parcela do esforço do seu time. Cada SDR consegue enviar em média 50 e-mails e obter entre 5 a 10 respostas por dia.
Como prospectar clientes por email: 6 dicas para obter mais conexões
Identificar o perfil desejado, investir em personalização e aproveitar os dados coletados são as chaves para gerar leads B2B qualificados – e isso é válido também para os e-mails de prospecção. Eles têm a missão de gerar interesse no lead, mas podem ter objetivos diferentes, como veremos adiante.
Confira nossas dicas e veja um exemplo de email de prospecção a seguir:
Personalização
A personalização é um dos pilares das campanhas de Account-Based Marketing (ABM). Ela pode ocorrer em níveis variados – desde apenas incluir o nome do lead até criar um conteúdo super exclusivo para aquela empresa, abordando as dores e ligando a necessidade deles à sua solução.
Quanto mais personalizado um e-mail, maiores as chances de conseguir conexão.
Por isso é importante que as informações dos contatos com a conta estejam sempre bem documentadas e organizadas – elas vão servir de apoio para a criação do e-mail ideal. Também é crucial elaborar a abordagem pensando na conta como um todo, e não apenas em um lead isolado.
Ter um (e apenas um) objetivo bem definido
O e-mail é um ponto de contato, e deve ter um objetivo bem definido. O que você deseja alcançar com o envio deste e-mail? Dependendo da complexidade do seu processo de vendas, ele pode ter diferentes objetivos. Alguns exemplos são:
- Obter a indicação de qual a melhor pessoa na empresa para apresentar a solução
- Saber qual o melhor horário para ter uma conversa rápida sobre uma dor específica
- Conseguir a ponte para um decisor, obtendo o contato
- Agendar uma demonstração
Ser simples, objetivo e conciso
O e-mail deve ser simples. Ter uma mensagem simples, clara e objetiva. A formatação também pode ser bem básica, sem necessidade de HTML – assim ele pode ser lido e respondido pelo smartphone sem problemas. Apenas deixe claro, em poucas palavras, o objetivo do seu contato.
Apresente credibilidade
É importante que você passe credibilidade. Aqui você pode aproveitar as informações e contatos prévios que já fez com a conta ou citar outras empresas do mesmo ramo que já são clientes, por exemplo.
Faça uma pergunta fácil de responder
Para obter resposta, faça uma única pergunta. Ela deve ser clara, objetiva e fácil de responder. Se o seu objetivo for, por exemplo, obter a indicação de qual a melhor pessoa na empresa para apresentar a solução, pergunte: “Quem é a melhor pessoa para apresentar a solução?”
Exemplo de email de prospecção
Considerando as dicas acima, vamos ao exemplo de email de prospecção. Vamos supor que ele faça parte da estratégia de ABM e, neste caso, o SDR vai comentar um artigo que o prospect publicou no LinkedIn:
Assunto: Algumas considerações sobre seu artigo no LinkedIn
Olá, [nome do prospect]
Vi que você publicou recentemente um post no LinkedIn sobre o [desafio X] na sua empresa e como estão buscando alcançar o [resultado Y]. Nós trabalhamos com as empresas [tal] e [tal] neste mesmo desafio e tivemos ótimos resultados.
Podemos marcar uma conversa sobre esse assunto? Tenho algumas ideias que acredito que podem ajudar a [nome da empresa].
Atenciosamente,
[Sua assinatura]
Esse exemplo de email de prospecção pode ser adaptado para a sua estratégia. Você pode incluir informações que já coletou sobre a conta para criar mensagem que chame a atenção e fale exatamente sobre as dores que o prospect enfrenta. Desta forma, as chances de conseguir a conexão são bem maiores.