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Guest post: como utilizá-lo para aumentar a visibilidade da sua agência

15 de maio de 2018


Já sabemos que o mercado digital tem crescido cada vez mais. Nesse cenário, as agências que trabalham com soluções relacionadas também precisam aproveitar oportunidades para desenvolver networking, melhorar sua visibilidade e conquistar maior credibilidade para alcançar novos clientes, não é mesmo?

A gente entende o quanto é difícil, na correria do dia a dia, pensar em ações próprias de marketing. Afinal, o cliente é sempre prioridade. No entanto, algumas estratégias básicas, como o guest post, revelam enorme potencial de resultados.

O guest post é uma ferramenta importante de relacionamento da sua marca com o público de seus parceiros. Principalmente, posicionamento da sua agência digital como especialista em determinado segmento ou assunto.

Como estamos na era do conteúdo de valor, nada mais justo que usá-lo para conquistar novos espaços. E, com o conteúdo dentro da estratégia de guest post, é possível aperfeiçoar parcerias já existentes com outros players do mercado, aproximar-se de novos parceiros e atrair olhares do público que você pretende atingir. Entenda a seguir.

O que é Guest Post

O guest post é uma estratégia que consiste na publicação de conteúdo próprio no site de outra pessoa ou empresa. Como o nome já diz, quem publica se comporta como um convidado especial para falar sobre determinado assunto, ao mesmo tempo em que aproveita o espaço para trabalhar a construção de backlinks e até criar calls to action que possam aumentar o tráfego do seu site ou aumentar a base de leads, por exemplo.

No cenário B2B, o guest post também contribui para o fortalecimento das marcas, aproveitando a audiência de cada uma. Por isso, é importante avaliar sua viabilidade, observando se o canal onde o guest post será desenvolvido realmente irá gerar resultados para a sua agência e se a sua proposta também irá gerar algum benefício para o parceiro.

Como a competitividade do mercado só cresce, se unir a parceiros que possuam audiência compatível com seu segmento de atuação ou até mesmo com parceiros que complementem, de alguma forma, os serviços que você oferece, é crucial.

Por onde começar

Os guest posts podem ser desenvolvidos com outras agências, portais especializados e até mesmo com clientes atendidos. O foco pode ser o compartilhamento de conteúdo em um artigo simples, em um mega post e até mesmo com artigos que introduzem materiais ricos que possam ser baixados pelo público.

No entanto, antes de começar, lembre-se que, como tudo no marketing, é importante se planejar. Tenha em mente algumas metas, como por exemplo aumentar em X% o tráfego do seu site em 30 dias ou gerar X leads em 15 dias. Depois, defina as principais expertises da sua agência (os temas que vocês poderiam abordar com facilidade e domínio) e insira em uma planilha nomes de parceiros possíveis. Crie briefings ou diálogos que possam justificar sua proposta de guest post.

Usando guest posts para ampliar a visibilidade da sua agência

Ao produzir o conteúdo para os guest posts, não esqueça de alguns elementos principais, como:

  • Insira links ao longo do texto: crie oportunidades de tráfego para o seu site desenvolvendo uma boa estrutura de links para artigos e páginas relacionadas ao assunto abordado no guest post;
  • Crie um bom CTA: convide as pessoas para lerem mais sobre o assunto, para baixar um material, conhecer o site da sua agência ou até mesmo acompanhar nas redes sociais. O CTA vai depender do seu propósito com o conteúdo.
  • Apresente-se bem: ao final dos guest posts, geralmente há um espaço para uma apresentação breve sobre o convidado. Aproveite para falar sobre a sua agência de forma atrativa e se coloque à disposição do público. Faça com que as pessoas queiram saber mais sobre sua agência.
  • Monitore: aposte no uso de UTMs nos links para mensurar o tráfego gerado para o seu blog ou landing page, por exemplo. Você também pode pedir informações sobre visualizações do conteúdo ao parceiro.

As parcerias na web são o meio mais poderoso para gerar autoridade e popularidade para o seu negócio. Com o guest post é possível alcançar essas metas com baixo ou nenhum custo, focando principalmente no diálogo com parceiros potenciais.

Além de apostar na estratégia de guest post, busque ampliar a autoridade do seu site para conquistar mais visitas por meio do marketing de conteúdo. O nosso artigo sobre link building qualificado pode te ajudar a aperfeiçoar essa estratégia para você e seus clientes. Confira!

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