Inbound para agências: como ter resultados com essa metodologia
15 de agosto de 2017
Nesses últimos anos, as agências de marketing, comunicação, assessoria de imprensa ou, até mesmo, as de marketing digital se viram em uma encruzilhada. Como mudar o seu modelo de negócio para inbound para agências?
Muitas não haviam percebido as mudanças do mercado (aliás, alguns ainda não perceberam). Mas toda mudança gera rupturas. E a maioria estava apta pra isso? A resposta é simples: Não.
O mercado sempre se baseou em prestar serviços aos clientes. Alguns mais interessados ainda investigavam os resultados comerciais de seus contratantes, porém o padrão era focar apenas na entrega das peças de comunicação.
Com a chegada das metodologias de Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo, Automação de Marketing, entre outras, a agência passa a oferecer resultados para o cliente por meio de uma estratégia bem direcionada.
Isso muda a forma como a agência se posiciona e também muda a interação com os clientes, que estão acostumados a demandar e receber peças publicitárias, em vez de planos de ação feitos por especialistas que vão mudar a forma deles atraírem novos negócios.
Por isso, na SharpSpring, costumamos dizer que nossos parceiros são “parceiros de negócios” dos seus clientes e não apenas um fornecedor tradicional de marketing digital. E por quê disso? Pelo simples fato de que agora é possível ter uma visão integral das ações de marketing digital até os resultados comerciais.
Posicionamento Estratégico: Sua agência se posiciona para atrair e reter clientes?
Sua agência ainda trabalha no modelo antigo de entregas de materiais? Você quer fechar contratos anuais, com pagamentos recorrentes e mudar sua estratégia para atuar como agência de marketing digital? Então algumas mudanças serão necessárias para fazer inbound para agências:
Você precisa:
- Estabelecer metas e objetivos;
- Definir sua forma de atuação: região demográfica de atuação, forma de atuação (presencial ou online) e qual segmento irá atuar;
- Capacidade da quantidade de clientes. Aproveite para avaliar sua atual carteira de clientes;
- Quais as especialidades: inbound, marketing de conteúdo, ads, etc e a criação dos pacotes de serviços.
Confira alguns artigos em que abordamos o assunto:
Agências apostam no Inbound Marketing para ter bons resultados mesmo com a crise
Inbound para agências: O que mudar na Gestão Operacional
Como você está mudando o que oferece para os clientes, naturalmente a estrutura da agência, a forma de atendimento e as entregas vão mudar. Em primeiro lugar, você precisa estruturar a equipe e definir se vai terceirizar alguns serviços.
Para a equipe trabalhar coesa, é essencial que os processos de atendimento e do andamento dos projetos sejam estabelecidos. Você pode usar ferramentas de gestão como Trello ou Asana, por exemplo, para seguir o cronograma e as ações dos projetos.
Principalmente no início de cada projeto, é importante ter reuniões de alinhamento com o cliente e também da equipe e um briefing bem feito com metas do cliente, personas, palavras-chave, conteúdo, jornada de compra, canais, etc.
Para aumentar o seu lucro (e não apenas o seu faturamento) você vai precisar otimizar o tempo e a eficiência do seu time. É comum perceber que os especialistas estão perdendo muito tempo com tarefas operacionais e deixando de ser estrategistas. É aqui que as ferramentas tornam-se aliadas da agência.
Nessa lista, separamos algumas ferramentas que otimizam o dia a dia:
- Gestão de redes sociais – Hootsuite
- Gestão de anúncios – Adespresso e Google Adwords
- Gestão de conteúdo – Contentools
- Automação de marketing – SharpSpring
- SEO – Google Keyword Tool, Keywordtool, Sem Rush
- Edição de imagens – Pixlr
- Análise – Google Analytics
- Banco de imagens gratuito – Pexels
- Gestão de tempo – Everhour
- Assinatura de contratos – ClickSign
- Aviso da leitura de e-mails – Mail Track
Alguns artigos para você se aprofundar mais:
Como formar uma equipe para trabalhar com inbound marketing
Terceirizar ou não terceirizar, eis a questão!
Conteúdo: Como criar conteúdo para a agência atrair clientes
Primeiramente é preciso pensar no planejamento do conteúdo: quais os tipos de conteúdos produzidos, como artigos para o blog, materiais ricos, vídeos, postagens nas redes sociais, fluxos de nutrição, newsletters etc. Neste artigo ensinamos quatro passos para criar um fluxo eficiente de conteúdo.
Em seguida, pense na produção em si. Assim como os clientes precisam de conteúdos de topo, meio e fundo de funil, você precisa criar o mesmo processo para as personas da sua agência. Confira esses artigos sobre produção de conteúdo para cada etapa do funil:
Veja também onde buscar informações para criar os conteúdos!
Feito isso, não se esqueça de divulgar nas redes sociais! É fundamental você definir uma periodicidade, quem irá produzir e distribuir cada conteúdo e reservar um horário para se dedicar ao marketing interno.
Minha experiência mostra que muitas agências optam por cuidar do cliente e esquecem de trabalhar por elas mesmas, prejudicando seus resultados em longo prazo. Por falar em resultado, separamos algumas métricas para você avaliar se está no caminho certo da produção de conteúdo.
Comercial: Uma nova forma de prospecção para sua agência
Assim como qualquer segmento, as agências sofrem muito com a concorrência. Diariamente, são criadas agências (dos mais diversos tamanhos) pelo Brasil afora. Você tem de estar atento.
Para começar, é necessário ter alguém responsável pela área comercial. Se não tiver budget para contratar alguém, pode optar por terceirizar a representação comercial ou, então, os próprios sócios realizam as ações comerciais.
Mas pare um minutinho: quantas vezes você já se questionou qual tipo de cliente quer ter? Se ainda não fez isso (ou fez poucas vezes), pode ter certeza que o seu estresse pode estar vindo do desalinhamento comercial com o operacional.
Existe uma máxima: “Um cliente pequeno pequeno dá um mesmo trabalho que um cliente grande”. Você já ouviu ou disse isso, não é mesmo? Concordo com a afirmação. Porém, ninguém para e pensa no escopo. Ao tentar conquistar o seu próximo cliente, examine:
- Histórico
- Mercado de atuação
- Concorrência
- Os canais digitais atuais
- Os resultados esperados
E, justamente, esse último item (resultados) é onde se mantém ou se perde um cliente. Tudo gira em torno das métricas. Vale mais estar claro para o cliente qual tipo de resultado (curto, médio e longo prazos) que a estratégia de Inbound Marketing pode atingir do que ficar brigando.
Pasmém, você pode se surpreender. O cliente quer vender, mas ele também pode ter otimizações, como em produtos ou logística, que vai reconhecer o valor do trabalho de sua agência.
A partir do momento que você sabe o que pode fazer, é hora de colocar o “carro alegórico na avenida”, ou melhor: começar a mostrar o seu trabalho para o mercado. Algumas agências estão mais preparadas para planejamento, outras para fluxos de automação de marketing, e por aí vai…
Saiba o que divulgar e valorize-se. Além de sua experiência, valorize os casos de sucessos também. Isso trará a atenção do mercado organicamente. E, dessa forma é feito o inbound para agências!
Tipos de atuação comercial
Você pode se utilizar dos dois tipos de atuação comercial:
- Outbound
- Inbound
Não caia no discurso de que, ao utilizar apenas uma das duas possibilidades, se terá o resultado esperado. Uma agência depende tanto do relacionamento quanto do posicionamento (publicação de conteúdos).
Artigos para você aprender ainda mais:
4 hacks que podem fazer a sua estratégia de inbound sales decolar
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6 benefícios que o Smarketing pode trazer para sua empresa
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