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Como a integração de ferramentas impulsiona resultados e processos

6 de março de 2019


Redução de custos é um atrativo importante quando analisamos os benefícios obtidos com a integração de ferramentas nas áreas de comunicação e marketing. Porém, a principal vantagem é em termos de eficiência.

Afinal, ter como fazer uma gestão integrada do processo de trabalho reduz o número de falhas no dia a dia, sem falar na questão da otimização.

Atividades que demandavam horas podem ser feitas com apenas alguns cliques, o que significa que as equipes podem se dedicar mais à orientação estratégica dos projetos.

Você tem dúvidas sobre como essa integração funciona na prática e de como ela pode impactar os seus resultados? O objetivo deste artigo é ajudá-lo.

Vamos detalhar o que deve ser considerado na escolha dos sistemas adequados para a sua agência, sob a perspectiva dessa gestão mais integrada.

 

 

Vantagens da integração de ferramentas para as agências e equipes de marketing

Refletindo sobre o trabalho realizado pelas agências, o investimento em sistemas integrados precisa ser priorizado, uma vez que o seu uso reflete diretamente nos resultados gerados para a operação. Vamos analisar como isso acontece na prática.

 

 

Automação de marketing

É importante lembrar, em primeiro lugar, que automação de marketing tornou-se imprescindível para as ações no ambiente digital.

As soluções tecnológicas têm sido pensadas, justamente, para responder às diferentes demandas relacionadas ao controle e à gestão do cliente.

Uma das vantagens do marketing digital é a possibilidade de trabalhar a comunicação com foco na jornada do consumidor.

Contudo, na prática, isso exige atenção redobrada com a elaboração das estratégias usadas para abordar o público.

É preciso refinar o tipo de segmentação que será empregado, bem como os canais mais apropriados para aquele estágio no qual o cliente se encontra.

No caso das agências, imagine o tanto de mão de obra e de recursos necessários para cuidar das ações realizadas para diferentes clientes, considerando que cada um tem um funil de vendas específico.

Nesse sentido, o primeiro aspecto a ser observado é o volume de tarefas que pode ser concentrado numa única plataforma. Quanto maior o número de funcionalidades, melhor.

Algumas questões importantes para um sistema desse tipo:

  • Consegue criar e disparar conteúdos de e-mail marketing?
  • Publica blogs e landing pages com CTAs e formulários dinâmicos?
  • Define gatilhos de abordagem baseados no comportamento dos seus contatos?
  • Organiza fluxos de trabalho de acordo com o perfil dos seus contatos?
  • Integra marketing e vendas com a ferramenta de CRM?
  • Encaminha leads qualificados para sua equipe de vendas e muito mais?

Eficiência

A partir do acesso a esse tipo de funcionalidade, um dos ganhos imediatos é em termos de eficiência. No marketing, isso reverte em resultados melhores para os projetos.

Tanto é verdade que pesquisas realizadas pela SharpSpring, por exemplo, comprovaram que as agências conseguiram aumentar em 45% o ROI das suas campanhas.

 

Produtividade

A eliminação de tarefas repetitivas e o ganho de eficiência afetam diretamente o índice de produtividade das equipe.

Com isso, aumentam as chances de o negócio ganhar escala. Afinal, sem elevar os custos fixos relacionados à estrutura, é possível ampliar o número de clientes atendidos.

É comum vermos, também, um aumento da demanda de serviços entre as empresas que já fazem parte da carteira.

A explicação é simples: no dia a dia, ao fazer a gestão do processo num único sistema, a equipe pode dedicar mais tempo e inteligência à orientação estratégica das campanhas.

Ao fazer isso, têm condições de mostrar para o cliente os ganhos que eles vão obter ao investir em determinada iniciativa.

 

Redução de custos

Os custos da agência são impactados de forma positiva porque a operação melhora o seu processo de produção, conseguindo otimizar os recursos. Pesa também nessa questão a conquista de novos clientes, como citado acima.

Na pesquisa realizada pela SharpSpring, 42% das agências declararam que a prestação de serviços de automação de marketing ampliou a sua capacidade de conquistar novos clientes.

 

 

Entenda o que é API

Consideradas as vantagens de adquirir uma ferramenta de automação de marketing, é hora de analisarmos os benefícios de se optar por um sistema que permita também a integração de outros tipos de soluções.

Para entender como isso funciona, vamos primeiro esclarecer o emprego do termo.

API significa Application Programming Interfaces (APIs). Em português, Interface de Programação de Aplicativos.

Basicamente, simplificando a história, estamos nos referindo à uma série de rotinas e padrões que garantem as funcionalidades de aplicativos distintos.

O seu emprego, que tem se difundido bastante nas áreas de marketing e de comunicação, é que tem permitido mais facilidades na integração dos softwares necessários para fazer a gestão das ações direcionadas à captação e retenção de clientes.

Sob a perspectiva da área de TI (Tecnologia da Informação), o objetivo é reduzir ao máximo a intervenção humana na administração dos processos operacionais envolvidos nesses projetos.

E isso tem evoluído de forma rápida, justamente em função dos avanços relacionados à capacidade de registro e processamento das informações.

Vale lembrar: nunca tivemos tantos dados disponíveis e condições propícias para fazer as análises necessárias.

 

 

Confira como a integração é usada no dia a dia

Muitas vezes, nem nos damos conta, mas estamos trabalhando com as APIs. Alguns exemplos básicos na rotina de uma empresa: sistemas de certificação de emails, pagamentos online, análise de riscos de clientes etc.

No dia a dia, recorremos a essas aplicações em vários momentos, como quando usamos o Google Maps ou um login social para acessar outros endereços na internet.

Pensando no trabalho desenvolvido pelas agências, o emprego das APIs tornaram-se recorrentes em diversas áreas. Tratamos disso nos próximos tópicos!

 

Gestão

Uma plataforma de automação de marketing ajuda a agência a aprimorar os seus processos de gestão, ainda que não seja essa a sua missão – o foco é a geração de oportunidades de negócios.

Contudo, ao optar por um sistema que permita o uso de APIs, as vantagens se ampliam, uma vez que é possível integrar softwares específicos para apoiar outras atividades. É o caso do ERPs (Enterprise Resource Planning), voltado à gestão empresarial.

Como exemplo, nessa área podemos citar o Conta Azul. Para o segmento imobiliário, temos opções como Hypnobox, SuaHouse. Para e-commerce, o sistema da VTEX é um dos mais usados pelo mercado.

Para otimizar os processos de integração, vale a pena analisar, também, soluções desenvolvidas especificamente para esse fim, como:

 

Comunicação

As atividades mais relacionadas à comunicação contam com diversas opções criadas para facilitar o trabalho da agência, sem que a operação seja colocada em risco na questão da segurança dos dados.

Especificamente para o marketing, é imprescindível que a plataforma de automação esteja preparada para se conectar com Google Adwords, Facebook Ads e mesmo o WhatsApp.

Para apoiar as ações de outbound, o ideal é atuar com ferramentas como o Ramper e o Reev.

Independentemente das soluções contratadas, é importante atentar para os benefícios da integração: conseguir otimizar o trabalho, optando por ferramentas que funcionam bem juntas.

Esse é um dos benefícios das APIs abertas. Elas viabilizam o acesso à soluções que são referência no mercado, o que reverte num processo de otimização dos recursos.

 

Case prático de integração de ferramentas: SharpSpring

Reconhecida como uma plataforma multi integradora, a SharpSpring funciona com ferramentas e soluções de diversas áreas.

Além dos sistemas de CRM e CMS, estamos falando desde aplicativos para agilizar reuniões até ferramentas de suporte ao desenvolvimento de vídeos, por exemplo.

Confira a lista completa de aplicativos!

Mais do que apenas facilitar o trabalho de operacionalização das ações, o foco é a otimização dos recursos.

O marketing digital tem conquistado importância devido aos resultados gerados para as marcas. Porém, quem lida com a atividade no dia a dia sabe que o retorno depende de um sistema de gestão eficiente.

As informações estão disponíveis em diversas fontes, mas sem ferramentas adequadas para registrar, analisar e executar os projetos corre-se o risco de haver um subaproveitamento dos recursos.

 

Vantagens para as agências

Para as agências, que precisam administrar vários processos ao mesmo tempo, cada um num estágio diferente, é fundamental poder contar com um sistema de gestão que dispõe de diversas funcionalidades e se conecta com soluções de terceiros.

Reside aí a vantagem da API aberta. O alinhamento entre marketing e vendas tornou-se uma necessidade para a geração de resultados, mas o sucesso dessa estratégia está atrelado ao emprego de soluções que ajudem a organizar a operação.

Outra questão importante é a possibilidade de a agência (e o seu cliente) atuar com os sistemas com os quais está habituada.

Não faz sentido que ao optar por determinada plataforma de automação de marketing a empresa tenha que abrir mão de soluções que funcionam para o seu negócio.

Quando falamos em preparar as empresas para a Transformação Digital é isso o que está em jogo: conseguir aproveitar melhor os avanços tecnológicos, deixando no passado sistemas que não conseguem ter a flexibilidade necessária para explorar os recursos disponíveis.

 

 

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Esclareceu suas dúvidas sobre a importância da integração das ferramentas usadas nas áreas de marketing e comunicação?

Leia também nosso artigo sobre Como utilizar ferramentas de gestão de marketing e vendas!

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