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Como fazer link building qualificado para seus clientes

30 de janeiro de 2018


Existem informações no marketing digital que, mesmo você não sendo especialista, precisa estar por dentro. Um exemplo claro são as questões relacionadas a SEO. Você não precisa ser um Webmaster de primeira para saber sobre os principais tópicos de otimização de sites, mas tem coisa que você não pode fugir, como, por exemplo, fazer link building qualificado.

Sem esse trabalho, sua estratégia poderá ser completamente comprometida, uma vez que o SEO é praticamente intrínseco ao inbound. Atualize-se e saiba por que o link building é uma estratégia importante para sua agência e seus clientes.

O que é link building

O link building é uma estratégia importante de SEO, porque ajuda na indexação e reputação do seu site no Google, que avalia a autoridade de cada site pelos links que ele recebe. Consiste, basicamente, em conseguir links de outros sites de nichos relacionados para melhorar o posicionamento nos mecanismos de busca, conseguir mais tráfego para o seu site e aumentar a credibilidade da sua marca nos canais digitais.

Por exemplo: se o seu cliente tem um blog sobre jogos eletrônicos, deve procurar sites de nichos relacionados para estabelecer parcerias gratuitas ou pagas, construindo, assim, uma base sólida de backlinks (links externos apontados para o site) que ajudem na reputação e, consequentemente, a posicioná-lo melhor nos resultados de pesquisas.

Para isso, é importante mapear todas as possibilidades antes de entrar em contato com cada um dos sites e lançar sua proposta. Sendo assim, como iniciar um plano de link building?       

Primeiro, você deve considerar que os links vão gerar valor para o site com base em três fatores distintos:

  1. Peso do site de origem do link (relevância e audiência);
  2. Variedade – nicho ou contexto do site de origem;
  3. Forma de linkagem (texto e posição do link na página).

Por isso, é importante que os links sejam gerados de forma natural para que os mecanismos de busca, especificamente o Google, não desconfie da sua estratégia e prejudique seu site. Neste sentido, dois pontos são importantes:

  1. Quantidade nem sempre é qualidade: para que sua estratégia dê certo, não adianta focar em quantidade. É importante que você se preocupe com a variedade dos links (canais diversos: sites de notícias, blogs, catálogos etc.) e com o potencial de cada um deles. Ah, e conseguir vários links em um só domínio também pode prejudicar seu site.
  2. Se preocupe com o texto âncora: o Google se importa com a naturalidade do link, então, é preciso pensar, também, em como distribuir tais links utilizando textos âncoras diferentes e que não pareçam spam. Exemplo de spam: você conseguiu 300 backlinks, mas todos com o mesmo texto âncora.

Como executar uma estratégia de link building

Seu objetivo é conseguir links em sites que sejam relevantes para seu nicho. É importante que seu site tenha qualidade e conteúdos relevantes, com publicações frequentes, para que adquira credibilidade e, assim, seja mais fácil de conseguir parcerias com outros sites.

Mapeie sites potenciais

Para um bom link building, você pode apostar em métodos distintos de prospecção de links. Primeiro, faça um mapeamento das palavras-chave que se relacionam ao seu negócio e, consequentemente, ao seu site.

Com o mapeamento, realize buscas e encontre sites que tenham páginas sobre o tema, ou artigos especializados. Reúna informações de contato sobre estes sites e monte um planejamento para que você inicie a etapa de abordagem. Algumas informações podem ser úteis nesta etapa, são elas:

  • Nome dos site;
  • URL de interesse (página ou artigo);
  • Informações de contato (telefone, e-mail);
  • Método de link building que você pretende sugerir ou negociar.

Durante a abordagem, é importante que você apresente bem o motivo pelo qual está entrando em contato e as razões do seu interesse em inserir um link para a página principal do seu site ou para um artigo que você produziu.

Essa é a hora de convencer para conseguir parcerias e até a inserção gratuita do seu link sem precisar oferecer nada em troca. Se você possui um conteúdo de qualidade, as chances disso acontecer aumentam muito. Por isso, tente entregar um conteúdo de valor, que também irá acrescentar ao site onde você pretende divulgá-lo.

Lembre-se de planejar um orçamento para a sua estratégia, afinal, alguns sites podem querer cobrar pelo espaço que você está solicitando.

Você também pode tentar emplacar links do seu site por meio da distribuição de conteúdo. Para isso, é possível utilizar estratégia semelhante à adotada pelas assessorias de imprensa para obtenção de espaços espontâneos: produzir releases para distribuir na mídia e inserir, em algum trecho do texto, um link para o seu site. Nesse caso, vale a pena mapear os principais veículos digitais a nível local e nacional e organizar um mailing baseado nas editorias de interesse.

Faça guest posts

Essa é uma estratégia que trata da criação de conteúdo específico para a divulgação em um site ou blog.

Digamos, por exemplo, que o seu cliente oferte sistema de gestão e exista um site especializado sobre empreendedorismo e gestão muito conhecido e que aceita artigos de autores convidados ou marcas parceiras. Nele, você pode criar conteúdo relacionado à temática do site especializado, gerando valor para o público dele e, em troca, inserir uma informação de contato, como o link do seu site.

Monitore menções

O monitoramento de menções, também muito comum na rotina de assessoria de imprensa, permite que você encontre sites ou usuários em redes sociais que mencionaram o nome da sua empresa, com ou sem backlink.

Com essa informação em mãos, você pode abordar os veículos que realizaram tais menções, agradecer e sugerir a inserção de um link para o seu site.

Firme parcerias

Além de conseguir parceiros para troca de links, pode ser interessante elaborar materiais especializados de modo conjunto.

A SharpSpring, por exemplo, produziu um e-book sobre SEO em parceria com a Web CEO, estratégia capaz de gerar valor para as duas empresas desde a divulgação do material até o consumo dele pelo público.

Além das dicas que compartilhamos aqui, é importante entender que a estratégia de link building é contínua e requer atualização constante, já que os algoritmos do Google mudam a todo momento e afetam as estratégias de SEO como um todo.

Para entender melhor como usar o link building a seu favor e entender todas as estratégias de SEO para aplicar às rotinas de gestão do cliente, convidamos você a ler nosso e-book gratuito SEO para Agências. Faça o download e potencialize seus resultados.

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