LinkedIn Pulse: formas de aumentar o tráfego do blog
8 de dezembro de 2017
Um dos maiores desafios das agências é aumentar o tráfego do seu blog e dos seus clientes. O blog é o coração do marketing de conteúdo e peça-chave na construção de relacionamento com o público. É de se esperar, então, que essa seja um dos canais online mais concorridos atualmente.
Qualquer pessoa pode criar conteúdo próprio e ter seu próprio blog, mas nem todo mundo consegue manter um tráfego positivo do seu canal, pois existe uma estratégia e todo um trabalho diário por trás disso. Poucos sabem que o Linkedin Pulse pode ser uma das formas de fazer o blog crescer.
O que uma coisa tem a ver com a outra? Te contaremos logo a seguir!
O que é Linkedin Pulse
Você se lembra o que é LinkedIn Pulse e para o quê ele serve? Como você já sabe, o LinkedIn é uma rede social voltada para o ambiente empresarial, com o intuito de estabelecer conexão entre profissionais e empresas.
O LinkedIn Pulse é uma plataforma que permite os usuários escreverem seus próprios artigos e compartilharem com seus contatos e com o público da rede. Seu uso não tem segredo e parece muito com o WordPress (maior plataforma de administração de blogs do mundo) e outros sistemas de gerenciamento de conteúdo para web.
Você pode incluir uma imagem destacada, acrescentar vídeos, imagens e links no corpo do texto, bem como subtítulos, citações e listas. Também é possível salvar rascunhos e, quando estiver pronto, é só apertar o botão “Publicar”.
Para acompanhar o desempenho dos seus artigos, basta acessar a seção “Publicações”, onde você pode encontrar gráficos das visualizações e descobrir o engajamento de cada conteúdo que você produziu.
LinkedIn Pulse e tráfego do blog: qual a relação?
O linkedIn permite uma comunicação direcionada, principalmente para o público B2B, uma vez que o foco dessa rede é o relacionamento profissional. Portanto, você já sabe naturalmente a linguagem a ser utilizada e os tópicos que poderão ser explorados.
O LinkedIn Pulse é uma ferramenta fundamental para praticar o Inbound Marketing no LinkedIn, uma vez que as pessoas se sentirão atraídas pela qualidade do seu conteúdo e pela afinidade que elas têm pelo seu perfil.
Mas aí você tem algumas limitações. Primeiro, o LinkedIn Pulse só é disponibilizado para usuários e não para as páginas empresariais, denominadas Company Pages. . Segundo, a plataforma não permite que você tenha controle sobre diversos outros elementos (o design e os links da página, por exemplo).
É neste momento que entra a alternativa de interação com o blog. Além de estabelecer autoridade e atrair novos leads pelo LinkedIn Pulse, você pode aumentar o tráfego do seu blog ao relacionar os conteúdos publicados nessas diferentes plataformas.
Você pode criar uma publicação no Pulse apresentando informações iniciais e que despertem a curiosidade do leitor, e aprofundar o tema no blog, reunindo mais detalhes e aproveitando o potencial visual da plataforma para incrementar o texto com imagens, infográficos e outros elementos que enriqueçam a informação.
Antes, no entanto, é preciso definir um funcionário da empresa como porta-voz oficial. Ele será responsável pelas publicações no Pulse, por isso, considere as seguintes etapas:
- Defina o funcionário que representará a empresa no LinkedIn. Neste momento, é importante lembrar que o colaborador deve estar alinhado com a persona da sua estratégia de Inbound Marketing. Assim, ele poderá estabelecer uma comunicação eficaz.
- Crie um perfil de usuário para a pessoa escolhida e insira todas as informações sobre o colaborador: cargo, formação e competências;
- Nas informações pessoais de contato, não esqueça de inserir o link do site da empresa, pois por meio dele as pessoas poderão chegar ao seu blog.
Agora, antes de começar a publicar no Pulse, é importante reconhecer a persona para definir os conteúdos adequados e estruturar um calendário editorial.
Lembre-se que seus artigos não podem ser cópias dos blog posts, portanto, adapte os textos: faça uma introdução ao assunto e insira um link no final do artigo, com um bom Call-To-Action, para conduzir os leitores diretamente ao blog da empresa.
Os artigos publicados no LinkedIn Pulse entram como prioridade no rankeamento dos mecanismos de busca. Sendo assim, quando o usuário realizar uma busca na internet, ele pode chegar ao seu artigo.
Aproveite o LinkedIn Pulse para aumentar o tráfego no blog e estabelecer um relacionamento ainda melhor com seus clientes por meio do inbound marketing!