Você sabe demonstrar resultados dos conteúdos?

23 de janeiro de 2017


Para saber se a estratégia de marketing digital está funcionando é preciso que a sua agência cumpra objetivos de produção e de alcance dos conteúdos. Isso é possível somente medindo os resultados. Cada material, como um artigo, um e-book, um vídeo pode ter informações importantes para a empresa e ajudar a iniciar o relacionamento com clientes em potencial. Não se trata apenas de saber quantos likes tem em uma Fanpage, mas também medir os resultados para a interação de público, atração de futuros clientes e resultados em vendas.

A métrica pode ser definida como qualquer forma de calcular o desempenho de um conteúdo online atendendo aos objetivos de aumentar o número de visitas para o site da empresa, converter visitantes em leads e fechar vendas.

Uma das principais métricas é a de Acesso, que serve para saber quem está visitando sua página e o que procura. Com isso, é possível criar conteúdos que sem enquadrem no gosto dos usuários. Também permite saber se quem está acessando se enquadra dentro das personas estabelecidas para a empresa. Confira o que você precisa saber sobre isso:

Visitantes únicos: a mensuração de visitantes ajuda a estabelecer os conteúdos que a audiência mais gosta.

Local de origem: permite saber de onde são as pessoas que acessam o seu conteúdo. Ter essa informação ajuda inclusive a estabelecer novos mercados. Por exemplo: se uma empresa do Sul do país percebe que seu conteúdo está sendo bem acessado por públicos do Norte, talvez seja necessário avaliar o mercado daquela região e ver se pode ser suprido com seu produto.

Links de origem: ajuda a saber quem está hiperlicando o seu conteúdo e também a fazer uma rede de parceiros.

Informações fundamentais

Não é possível acompanhar os resultados da estratégia de marketing digital sem esses dados elementares. Há ferramentas gratuitas como o Google Analytics que ajudam a pinçar essas informações ou softwares mais robustos e sofisticados como a SharpSpring, que conseguem consolidar esses dados e muitos outros para saber exatamente a atenção de quem que os seus conteúdos estão chamando no universo digital e como melhorar essa atração.