A importância da automação de marketing para as mídias de performance 

31 de outubro de 2018


Cada vez mais, o tempo se torna escasso, o mercado fica competitivo e o consumidor, exigente. E, para as empresas, o cenário se torna cada vez mais desafiador! Se o seu negócio se encaixa nesse contexto, criamos este artigo para você.

Atualmente, é imprescindível adotar ferramentas e estratégias que aumentem a competitividade e a produtividade das organizações para enfrentar esses desafios. Por isso, vamos falar sobre dois temas que, quando se complementam, trazem resultados muito positivos: ferramentas de marketing de automação e mídias de performance.

Ao utilizar uma boa ferramenta para automatizar as campanhas de mídias online, elas tendem a potencializar o seu desempenho e aumentar o seu ROI (retorno sobre investimento).

É isso que você está buscando para a sua gestão de marketing digital? Então, acompanhe agora o que temos a dizer:

 

Primeiramente, o que são as mídias de performance?

Mídias de performance são canais de marketing em que o anunciante é cobrado conforme o desempenho do anúncio ou campanha. Em geral, é assim que funcionam as plataformas de mídia online, entre as quais se destacam o Facebook Ads e o Google Ads (antigo Adwords).

Funciona assim: você define um orçamento para uma campanha de anúncios de links patrocinados, por exemplo. Então, quando eles forem veiculados, você será cobrado sempre que um usuário clicar no link, até que o orçamento acabe. O clique, nesse caso, é o resultado que você deseja para os seus anúncios: quanto mais cliques, melhor será sua performance.

Esse modelo de custo por clique (CPC), porém, não é o único. Também existem os modelos de custo por mil impressões (CPM), por lead (CPL), por venda (CPV) ou por ação (CPA).

Em todos esses casos, você paga por aquilo que definiu como o resultado desejado para a sua campanha. E, quanto melhor for a sua performance, mais chances você tem de reduzir o custo por resultado.

 

E como funciona uma ferramenta de automação de marketing?

Uma ferramenta de automação oferece uma solução completa para a gestão das estratégias de marketing digital. Orientados pela lógica do inbound marketing, esses softwares permitem gerenciar o funil de vendas para acompanhar a jornada de compra do cliente do início ao fim.

Para isso, as empresas podem contar com diversos recursos, que atendem às estratégias de cada etapa do funil e acompanham os leads até a venda. Estes são alguns deles:

  • Envios segmentados de e-mail marketing;
  • Criação de formulários de conversão;
  • Fluxos de nutrição de leads;
  • Pontuação de leads (Lead Scoring);
  • Segmentação de leads por ações específicas;
  • Gestão do relacionamento com cliente (CRM);
  • Construção de landing pages;
  • Monitoramento de métricas de desempenho.

Com esses recursos, você consegue gerar mais oportunidades de negócio pela internet, gerenciar cada lead no funil e aumentar as conversões. E isso é feito de forma automatizada e centralizada numa só plataforma online, no modelo SaaS (Software-as-a-Service).

 

Afinal, como uma ferramenta de automação de marketing melhora a estratégia de mídias de performance?

Uma campanha de mídias de performance pode envolver diversos canais. As possibilidades são inúmeras: Facebook Ads, Instagram Ads, links patrocinados, mídia display, remarketing, entre outros. Por isso, o potencial cliente que deixa o seu contato ao baixar um formulário de conversão, por exemplo, pode ter diversas origens.

Como, então, gerenciar essa campanha com eficiência e medir o desempenho da estratégia? É essa solução que a ferramenta de automação de marketing oferece. Com todos os recursos para o marketing digital, é possível realizar a gestão das campanhas de mídias de performance pela ferramenta e desvendar informações como:

  • Quais canais estão gerando mais leads;
  • Quais canais estão atraindo um público mais qualificado;
  • Quais campanhas estão trazendo mais retorno financeiro;
  • Quais foram os custos totais de uma campanha.

Ao ser integrada com os canais, a ferramenta permite acompanhar os resultados de qualquer iniciativa de marketing do seu negócio. Além de analisar cada canal, você pode entender o desempenho da campanha como um todo, por meio de relatórios personalizados e painéis interativos.

Isso é essencial para obter uma visão clara sobre o ROI (retorno sobre investimento) e o CAC (custo de aquisição de clientes). Essas métricas mostram o desempenho financeiro das suas campanhas e respondem se os investimentos nas mídias de performance valeram a pena. A partir delas, você pode realizar ajustes para gerar mais resultados e, assim, reduzir os custos.

Por reunir todos os recursos, a ferramenta de automação de marketing também facilita a integração entre as equipes. Todos podem consultar as informações e o histórico de interações de cada lead dentro do software, reduzindo os ruídos de comunicação.

Isso também traz mais agilidade e produtividade para o processo de aquisição de clientes, o que é essencial para aumentar a competitividade da empresa.

Portanto, uma boa ferramenta de automação de marketing é capaz de potencializar o retorno das mídias de performance. Se uma pessoa chega até o seu negócio por um anúncio no Facebook ou no Google, você poderá identificar a origem pelo software e entender o sucesso da sua campanha em termos de conversões, faturamento e ROI. A intenção é melhorar a análise do desempenho para que você possa colher melhores resultados!

E você, já investe em mídias de performance? Já utiliza uma ferramenta de automação de marketing? Percebe os benefícios para a sua empresa? Deixe um comentário logo abaixo para sabermos o que você pensa!

AUTOR

Daniel Palis é Diretor Executivo da Calina Marketing Digital, uma das agências parceiras da SharpSpring. Aproveite para saber como a Calina está se diferenciando no mercado e peça uma demo da plataforma de automação de marketing mais bem avaliada no mercado americano.