O que é automação de marketing?

15 de abril de 2016


A automação de marketing nada mais é do que um grupo de ferramentas que automatiza as estratégias de marketing de uma empresa, tanto em grandes negócios quanto em pequenas ações, podendo ser utilizado em larga escala por agências de marketing. Algumas empresas ainda não tiveram a experiência de utilizar as plataformas e acreditam que a automatização serve apenas para eliminar as funções repetitivas, não percebendo os benefícios que podem encontrar ao estabelecer novos negócios.

Os principais objetivos da automação de marketing são:

Identificar e dar mais qualidade aos leads
Aumentar a conversão dos leads
Incrementar os resultados das receitas

Para cumprir estas metas, as ferramentas contam com uma série de recursos, tais como:

  • Identificação de visitantes anônimos de web
    Análise de ponta-a- ponta do site (não é a ferramenta Google Analytics)
    Listas dinâmicas
    Pontuação de leads
    Rastreamento de comportamento
    Automação de e-mail e formas dinâmicas de disparo

Uma pesquisa feita pela empresa Software Advice lista os principais aspectos que os usuários buscam na automação de marketing. Entre os aspectos mais destacados estão o relacionamento com o lead e o potencial de relatórios sobre cada ação.

Confira o raking

1º Lead nurturing
2º Relatórios e análises
3º Pontuação de leads
4º E-mail marketing
5º Drip marketing
6º Inbound marketing
7º Gerenciamento de campanhas
8º Marketing nas redes sociais
9º Segmentação

É possível perceber também o quanto o serviço de automação de marketing tem sido adotado em ritmo acelerado pelas empresas, tanto de pequeno quanto de grande porte. Uma das causas desta adesão é o custo, que se tornou mais baixo ao longo dos anos. Neste gráfico, podemos ver a divisão entre o porte de empresas que aderiram às plataformas no levantamento feito pela Software Advice.

3% das empresas têm entre 2 e 5 empregados
10% têm entre 6 e 10 empregados
14% têm entre 11 e 20 empregados
23% têm entre 21 e 50 empregados
12% têm entre 51 e 100 empregados
24% têm entre 101 e 500 empregados
6% têm entre 501 e 1000 empregados
9% têm mais de 1000 empregados

Automação de marketing versus tradicional ‘email blasts’

A automação de marketing é muito distinta das tradicionais ferramentas de autorrespostas que empresas e agências usaram no passado. Se usado devidamente, a automação de marketing pode também garantir que os leads recebam informações mais bem orientadas, com conteúdo altamente relevante e mensagens no momento certo.

Os e-mails neste processo de automação são diferentes dos mecanismos tradicionais, se destacando inclusive na entrega das mensagens. Até então, os sistemas eram incapazes de estabelecer um público-alvo e disparavam as comunicações para um vasto grupo de contatos, criando uma abordagem agressiva e diagnosticada como spam.

Com uma visão totalmente diferente, a automação de marketing se baseia em características de comportamento para determinar os alvos e estabelecer uma comunicação mais adequada. Usando estas plataformas, as empresas conseguem enviar automaticamente um prospecto de maneira ágil e com um alto grau de informação relevante aos interesses do lead.

Se uma pessoa realmente quiser comprar, pode responder a estas comunicações criando um canal orientado para a venda. No mesmo instante que o possível cliente entrar em contato, o serviço de automação de marketing notifica o vendedor. Os leads que procuram o site podem receber informações sobre um item específico sem o vendedor precisar responder alguma coisa.

Este nível de comunicação baseado em comportamento gera um alto grau de conversão e de retorno financeiro. Por isso, a adesão a automação de marketing apresenta crescimento tão rápido em todos os mercados.