O que é Metodologia Ágil?

29 de junho de 2020


Uma ideia que surgiu na área da tecnologia da informação, a metodologia ágil vem sendo utilizada por empresas dos mais diferentes setores para entregar mais valor ao cliente. Confira os seus benefícios e dicas de como aplicá-la no cotidiano da sua agência. 

Como são organizados os processos da sua agência? O trabalho das equipes funciona, realmente, em conjunto? O cliente vê o andamento dos projetos ou apenas recebe o produto já pronto? Refletir sobre cada uma dessas questões é essencial para qualquer agência que queira se manter organizada e em crescimento, assim como adotar a metodologia ágil.

Esse é um termo que está relacionado à gestão de projetos e tem como objetivo otimizar a execução das atividades diárias. Além disso, ele ajuda o seu negócio a entregar mais valor de forma constante para os clientes. E Isso é algo essencial no mercado B2B, certo?

Bem, para saber todos os detalhes desse assunto, venha com gente e aproveite esse artigo!

 

Qual o conceito de metodologia ágil?

A metodologia ágil pode ser compreendida como uma forma de realizar processos de modo mais veloz, sem perder a eficácia e a eficiência. Para isso, devem ser usadas ferramentas específicas e as dinâmicas de colaboração precisam fazer parte do cotidiano do trabalho.

Assim, esse modelo otimizado funciona em contraponto à metodologia em cascata, que é extremamente tradicional e, provavelmente, a versão utilizada em sua agência. Na tabela, a seguir, mostramos as principais diferenças entre as duas modalidades:

Metodologia em cascata Metodologia ágil
O projeto final é dividido em etapas, que se iniciam uma após a outra. O projeto final é dividido em “semiprojetos” que compõem várias etapas simultâneas de uma única vez.
O cliente só tem acesso à resolução do seu problema quando o projeto está finalizado. O cliente percebe “mini resultados” regularmente até o momento da entrega final.
O projeto inicial dificilmente é modificado ao longo do desenvolvimento das etapas. O projeto final pode ter sofrido mudanças em relação ao projeto inicial, adaptando-se às necessidades do cliente.

O manifesto ágil

O manifesto ágil é uma declaração com 12 princípios e 4 valores que norteiam o desenvolvimento da metodologia ágil. De acordo com ele, as empresas devem priorizar:

  • Indivíduos acima de procedimentos;
  • Resultados acima de documentação;
  • Colaboração com o cliente acima de contratos;
  • Capacidade de mudanças acima de planos rígidos.

O documento com tais orientações foi criado no ano 2001 por 17 programadores. Isso significa que, inicialmente, tal método era voltado apenas para o desenvolvimento de softwares. Entretanto, com o tempo, ele passou a ser adotado na área de gestão de projetos de empresas dos mais diferentes segmentos.

Por que usar metodologia ágil em sua agência?

Entender o que é metodologia ágil é o primeiro passo para implantá-la na sua agência. Contudo, por que você deve mudar os seus processos atuais para testar algo novo? A seguir, mostraremos quatro vantagens que respondem a esse questionamento.

Entrega de valor constante para o cliente

Este é o maior benefício de todos. Afinal, você faz com que o seu cliente veja resultados rapidamente, o que aumenta a satisfação dele. Isso, no mercado B2B, é essencial para aumentar as possibilidades de renovação de contrato.

Imagine que a sua agência fechou um contrato de marketing de conteúdo para uma empresa por seis meses. O tempo para que esse conteúdo transforme-se, efetivamente, em vendas pode demorar quatro, cinco meses ou até mesmo passar do período do contrato. Se o cliente perceber apenas isso, a tendência é que ele pare a produção do serviço.

Entretanto, a situação muda caso você, a cada mês, apresente os resultados de mini projetos, como:

  • Aumento da captação de leads;
  • Maior engajamento nas redes sociais;
  • Maior fluxo de visitas no site;
  • Aumento do tempo na página.

Definição de objetivos mais claros

Muitas vezes, trabalhar focado apenas com o projeto final faz com que as atividades cotidianas percam um pouco do sentido. Quase como ocorre no filme Tempos Modernos, de Charlie Chaplin.

Em contrapartida, quebrar essa grande meta em problemas menores que ajudem regularmente o cliente dá clareza ao time. Dessa maneira, todos trabalham de modo mais objetivo e com maior efetividade.

Integração das equipes

Um dos valores da metodologia ágil é “indivíduos acima de procedimentos”. Isso significa que cada membro da equipe atua com maior autonomia, a hierarquia é diluída e todos podem e devem dar ideias.

Esse posicionamento valoriza a integração entre a equipe de marketing e vendas. Consequentemente, todos os processos fluem com maior rapidez e os resultados serão mais efetivos.

Maior adaptabilidade

Muitas vezes, o plano que você acordou com o cliente no início do contrato perde um pouco do sentido ao longo do tempo. Isso pode ocorrer por mudanças no cenário externo ou por novas questões relacionadas ao negócio desse cliente.

Sendo assim, é essencial estar pronto para lidar com tais situações, adaptando-se em vez de ficar preso a um projeto que não funciona mais. Pois, esse tipo de postura favorece a entrega de resultados efetivos e a satisfação das empresas com as quais a sua agência negocia.

Quais os passos para utilizar metodologia ágil em sua agência?

Bem, chegou o momento de saber como implantar tal metodologia ágil no cotidiano. Para fazer isso, você pode escolher diferentes modelos de ação. Aqui nesse artigo, selecionamos os dois principais: Scrum e Kanban. Porém, há vários outros, como o Feature Driven Development.

O modelo Scrum

Neste modelo, cada projeto da sua agência é dividido em ciclos, chamados de sprints. Assim, a cada período de tempo, a sua equipe concentra esforços em determinadas atividades com objetivos específicos.

Por exemplo, você pode, inicialmente, dedicar-se a campanhas de remarketing no Google Ads para ativar leads antigos. Depois, criar atividades direcionadas à produção de conteúdo para meio de funil e seguir focando em ações novas a cada sprint. A seguir, fizemos um passo a passo para a utilização desse modelo.

1. Defina o sprint e sua duração

Em geral, os sprints são mensais, mas você pode definir o tempo que melhor funciona para a sua agência. Depois, analise o projeto final que precisa entregar ao seu cliente e liste todas as atividades que o compõem. O passo seguinte é selecionar quais dessas atividades vão compor o primeiro ciclo de entregas.

2. Defina quem são o product owner e o scrum master

Estes nomes fazem referência aos profissionais que vão atuar no sprint. O product owner é o líder, responsável por designar as atividades. O scrum master é quem ajuda toda a equipe, esclarecendo dúvidas sobre os processos da metodologia ágil.

3. Faça daily scrum

O daily scrum são mini reuniões diárias com o objetivo de verificar o andamento dos processos e os possíveis obstáculos enfrentados. O ideal é que elas durem até 15 minutos e sejam feitas logo no início do dia.

 4. Realize o sprint review meeting

Esta reunião é feita ao final de cada sprint. Sua função é identificar os erros e os acertos do processo e sugerir melhorias futuras.

O método Kanban

O Kanban é uma técnica japonesa que, quase sempre, é desenvolvida juntamente com o Scrum. Entretanto, isso não impede que ela seja aplicada individualmente. Seu objetivo é criar uma organização visual sobre as atividades que estão sendo realizadas.

Colocando em prática

Não existe mistério para utilizar o Kanban. O primeiro passo é criar colunas que representem o andamento dos processos. Em geral, elas são divididas em to do’s, in progress e done, porém você é livre para acrescentar outras etapas.

Depois, liste em post-its ou cartões o que está sendo realizado em cada momento e adicione o nome das pessoas responsáveis pelas atividades. Acompanhe o tempo que cada ação demora para andar entre as colunas e verifique qual o período total para realizar a demanda.

Aqui na Sharpspring, usamos o Kanban como modelo de acompanhamento de vários projetos e já o recomendamos para as agências parceiras. No vídeo abaixo, você confere um exemplo de material que criamos exclusivamente para parceiros que utiliza a metodologia ágil para um projeto de Inbound Marketing:

 

As principais ferramentas

Você pode trabalhar com o Kanban de forma manual, usando um quadro da sua agência. No entanto, dá para otimizar esse processo por meio de ferramentas digitais, o que ajuda no gerenciamento e na integração mesmo a distância. Aqui, vamos citar quatro softwares funcionais e fáceis de usar.

  • Trello: gratuito, com possibilidade de inserir diversos usuários, determinar datas de entrega, anexar arquivos etc.;
  • Monday.com: pago, com funcionalidades que incluem videochamadas e  formulários embutidos;
  • Runrun.it: pago, com serviço de inteligência artificial que envolve a análise de horas, automatização de demandas, entre outros;
  • Meister Task: plano gratuito e com versões pagas, o software tem visual atrativo, funcionalidade de marcação de tempo, integração com mapas mentais etc.

Bem, chegamos ao final do nosso artigo. Temos certeza este conteúdo fez você perceber a importância e as vantagens de usar a metodologia ágil no desenvolvimento de projetos.

Além do mais, como deu para notar, sua implantação não é difícil, exigindo apenas alguns ajustes nos processos diários e a adoção de certas ferramentas.

Assim, caso queira uma orientação mais completa sobre o assunto, entre em contato com os consultores da Sharpspring e solicite agora mesmo uma demonstração gratuita da nossa ferramenta!