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O que é um portfólio para agência? Aprenda a destacar seus projetos

5 de dezembro de 2017


Quando aquele cliente tão esperado fecha a proposta, você e sua equipe se empenham para que o serviço supere as expectativas. No entanto, na hora de reunir as experiências com os projetos executados, muita gente não se preocupa em manter um portfólio atualizado. Algumas não sabem nem o que é.

Quando um novo cliente surge e pede o portfólio da agência, começa a correria para reunir os trabalhos de última hora. É aquele velho ditado: casa de ferreiro, espeto de pau (é sério!), gerando retrabalho e a perda de um tempo precioso.

Sabendo dessa realidade, viemos aqui para ajudar você a nunca mais passar por esse improviso. Vamos explicar a importância de uma boa organização e apresentação dos seus projetos. Explicar os tipos de portfólio e apresentar algumas plataformas úteis nessa missão.

O que é um portfólio e por onde começar?

Portfólio nada mais é do que a compilação dos seus melhores trabalhos para mostrar às pessoas. Esse material deve representar e transmitir a capacidade e estilo de trabalho da sua equipe. É o portfólio que irá fundamentar seus argumentos em relação à sua experiência e capacitação.

Se a agência foca em design, por exemplo, pode destacar os tipos e estilos de peças gráficas que mais produz. Se o foco é redação, pode apresentar o estilo textual e os temas com maior afinidade.

Portanto, capriche. Seu portfólio também deve estar sempre atualizado, não pode ser cansativo e, se possível, não “mostre mais do mesmo”.

Lá vão algumas dicas para você começar a pensar no da sua agência:

  1. Selecione pelo menos 10 trabalhos sensacionais que vêm à sua mente;
  2. Enumere-os de 0 a 10, em ordem de preferência (peça uma forcinha da sua equipe);
  3. Liste os clientes que vocês já atenderam e organize-os em ordem alfabética;
  4. Considere os trabalhos realizados em parceria com outras agências ou profissionais terceirizados;
  5. Não se esqueça de variar os projetos selecionados: clientes de diferentes portes e segmentos, por exemplo;

Feito isso, você pode pensar a respeito dos tipos de portfólio que irá adotar na sua agência. Pense na sua realidade e do seu público. Questione-se: “como as pessoas gostariam de visualizar o material?”

Tipos de portfólio

Além de entender o que é um portfólio, você precisa definir qual é o melhor tipo de acordo com o público que sua agência atende. Algumas opções podem ser mais funcionais na hora de apresentar os projetos. Confira algumas:

Portfólio físico

Você acredita que seus clientes se impressionariam com algumas peças em A2 ou A3 impressas das suas obras? Eles têm a necessidade ou se sentem mais confiantes quando você mostra o material impresso?

Se você disse sim a uma dessas perguntas, considere a possibilidade de imprimir alguns dos seus projetos e organizá-los para impressionar o cliente, permitindo que ele observe o trabalho final de forma mais detalhada e palpável.

Portfólio digital

A digitalização do portfólio não chega a ser uma opção, mas uma premissa na era digital. Você pode optar por fazê-lo em PDF ou em plataformas online! Isso mesmo. Ao considerar o PDF, preste atenção apenas no tamanho do arquivo, para não ter problemas na hora de enviá-lo.

As plataformas online darão mais liberdade e versatilidade para você. Algumas dicas de ferramentas gratuitas:

  • Behance: mais utilizada pelos designers;
  • DeviantArt: muito parecida com a Behance, parece uma galeria de arte
  • WordPress: ótimo para compartilhar peças gráficas e textos. Seu blog também pode ser seu portfólio!
  • Cargo Collective: simples e funcional;
  • Contently: ótimo para compartilhar os trabalhos de redação com link direto para os sites onde os textos foram publicados.

Você também pode mesclar entre formatos e plataformas. Se o foco da sua agência é voltado para estratégia de marketing, por exemplo, não deixe de considerar cases de sucesso baseados em problema, solução e resultados.

Agora que você já sabe o que é um portfólio para agências, que tal fazer ou melhorar o seu? Coloque essa tarefa na sua pauta ou delegue essa função. Ah, e não se esqueça de atualizá-lo de tempos em tempos! Se precisar de um pouco de inspiração, confira nossas dicas de brainstorming.

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