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Onde buscar informações para criar os conteúdos?

31 de agosto de 2017


Na hora de criar os conteúdos para atrair leads e fazer a nutrição de leads sempre aparece um desafio: onde buscar essas informações. A quem cabe captar os dados: a agência ou o cliente? Vamos mostrar alguns caminhos que podem ajudar a montar um fluxo de conteúdo.

Mas antes de selecionar as pautas, é preciso definir a persona a quem se destina cada assunto. É preciso planejar bem, principalmente empresas que estão na fase inicial da implantação da estratégia do Inbound Marketing.

Em seguida, é importante perceber as demandas recorrentes dos leads e dos clientes. Ali pode estar uma fonte preciosa de informações e questionamentos. Essa demanda pode auxiliar na jornada de compra de outros leads.

Mas antes de seguir por aí, produzindo conteúdo como se não houvesse amanhã, é preciso pesquisas as palavras-chaves que possam tornar seu conteúdo encontrado nos buscadores. Afinal de contas, segundo projeção de mercado, nove em cada dez internautas vão a buscadores antes de chegar a um site.

Trocando em miúdos: saber os termos mais buscados, se torna imperativo para qualquer estratégia de criação de conteúdos de blog.

Como buscar palavras-chave para gerar conteúdos de blog?

Comece pelas head keywords

Primeiramente, é preciso procurar pelas principais palavras-chave do negócio que, na linguagem do marketing digital, são conhecidas como head keywords. Nada mais são do que palavras com grande volume de buscas (ou seja, aquilo que as pessoas procuram com recorrência para a resolução de um problema).

Uma dica importante: procure pensar naquilo que o usuário buscaria para encontrar um conteúdo e não necessariamente o seu negócio. Quem lida com estratégia, acaba fazendo uma escolha errada de pensar na palavra-chave relacionada ao negócio (ou seja, que vai compor um conteúdo de fundo de funil).

Isso quer dizer: pensar conteúdo de blog, significa refletir sobre a jornada do usuário e a necessidade em cada um desse estágio. Esse é o primeiro passo antes de sair escrevendo qualquer coisa.

Olhe para oportunidades de long tail

O segundo passo é cruzar informações sobre os termos mais buscados para buscar oportunidades para estruturar uma long tail poderosa. Ou seja: compor o título do conteúdo (por consequência, a sua URL) com uma mistura entre oportunidade de busca, aliando a uma baixa incidência de concorrência nos termos.

Há ferramentas específicas na internet que o ajudam nessa definição, como por exemplo a Keyword Tool.

Fique de olho nos termos relevantes para a pesquisa

Na sequência, é preciso concentrar sua atenção nos termos relevantes para a pesquisa, para que você comece a pensar o conteúdo propriamente dito. Isso porque a indicação das palavras deve levar em conta o volume de busca orgânica de cada termo (isto é, aquilo que as pessoas efetivamente procuram em páginas que são motores de busca).

Você pode ver isso em ferramentas como SEMRush e Keywod Planner (que é do Google Adwords).

Nesse sentido, você pode usar critérios que são valiosos:

  • Contexto: avaliar a sazonalidade de busca para posicionar um conteúdo a partir do que os usuários buscam. Isso pode permitir um posicionamento certo de conteúdo no momento mais adequado. Lógico que isso requer antecedência. Afinal de contas, um conteúdo não é ranqueado no Google de um dia para o outro.
  • Oportunidade: certifique-se de que outros elementos aparecem no campo de busca ao procurar aquele termo específico. Se aparecerem vídeos, imagens ou localizações com nomes parecidos ao termo, o volume de dados nessa tela pode tirar a atenção e dispersar o internauta do foco do seu conteúdo.
  • Situação: leve em conta também páginas com conteúdos buscados que você já tenha e que pode ser uma ótima oportunidade de alavancar, a partir de pequenas melhorias de uso de palavras-chave nos conteúdos de blog.

Agora que você já teve essa visão geral sobre palavras-chave, é hora de se centrar na fonte de informações que podem tornar seu conteúdo rico e campeão de ranqueamento. Para avaliar isso, separamos pelos três etapas da jornada de compra do usuário (topo, meio e fundo de final).

Vamos a eles?

Onde buscar informações para conteúdos de blog para Topo de Funil?

Equipes internas

É interessante fazer um brainstorming com as equipes internas da agência e do cliente que poderão contribuir com assuntos específicos. Cada time pode sugerir conteúdos diferentes, alinhados com as suas áreas. Também se tornam fontes para apuração durante a produção de conteúdo.

Time comercial

Em contato direto com os consumidores dos produtos da empresa, os vendedores trazem ideias que auxiliam no processo de vendas. Eles dirão a razão de alguns leads não permanecerem na jornada de compra, quais conhecimentos ainda são necessários e quais soluções podem ser oferecidas.  Dar essas respostas mais rapidamente pode encurtar o ciclo de vendas.

Twitter

O Twitter é a mídia social mais imediatista do mundo, tudo acontece em questão de segundos. Ele é a primeira mídia social onde as notícias aparecem. Acompanhar essa mídia para trabalhar com tendências no blog do cliente pode ser uma boa escolha.

Claro que os assuntos abordados no Twitter não podem ser usados em todos os nichos. A grande maioria dos assuntos que acabam viralizando nessa rede giram em torno de cultura em geral – TV, filmes, música, moda, etc.

Digg

O Digg é uma ferramenta que te ajuda a ficar por dentro de tudo que está acontecendo no mercado do seu cliente.

Ele basicamente te dá a opção de escolher nichos que quer seguir e mostra os blogs mais relevantes sobre o assunto. A página funciona como o Feed do Facebook ou do Twitter, só que o que aparece são as “novidades” dos temas que você selecionou.

Ele também busca blogs de outros países, é só você escrever o tema na língua do país. É uma ótima opção para ter ideias e manter o blog atualizado e interessante (tudo isso sem se perder da persona e sua dor).

Grupos do Facebook

Muitos segmentos têm grupos no Facebook onde as pessoas discutem sobre seus produtos ou serviços. Se esse for o caso, entre nesses grupos e veja o que as pessoas estão discutindo, quais são suas principais dúvidas e se baseie nisso no seu próximo post blog.

Feedbacks positivos

Assim como as dúvidas, os feedbacks positivos dos potenciais clientes também precisam ser levados em conta. Os pontos que mais chamam a atenção deles podem ser usados como subsídios para novos materiais. Essas informações podem ser usadas como aspectos fortes do produto ou do serviço.

Avalie o que gera mais resultado positivo com os clientes já consolidados e gere conteúdos com essa base, ajudando a otimizar resultados e agregando valor. Esse será um ótimo conteúdo que poderá ser usado para convencer nos processos finais de compra, fortalecendo a credibilidade.

Alertas do Google

Você pode configurar os Alertas do Google para tópicos relacionados ao cliente e receber sugestões diretamente para o seu e-mail de artigos para ler. Você também pode optar por receber esses alertas como um feed RSS.

Conteúdos de blog para o Meio do Funil

Comparações de produtos/ serviços

Uma fonte de pautas relevante aos clientes da empresa que você escreve são as comparações. Elas nem precisam ser com os produtos da concorrência. Mesmo entre os produtos da casa, compará-los conforme a necessidade do público esclarece muitas dúvidas e ajuda no ato da compra.

Cases

Os bons resultados podem virar cases de sucesso e pedem uma entrevista aprofundada. Essa informação serve tanto para os clientes quanto para os futuros compradores que precisam comprovar a eficiência do produto.

Resultados

Crie conteúdos que possam explicar ao consumidor os efeitos práticos do produto ou do serviço em curto, médio e longo prazo. Isso ajuda, na hora da compra, a perceber quais serão as mudanças e as soluções apresentadas, dando mais segurança.

Equipe de produto

Quem desenvolve as soluções pode ser uma fonte inesgotável de informações porque oferece dados imprescindíveis para os futuros clientes, principalmente os que estiverem no meio da jornada de compra. Conteúdos que falem especificamente do produto são decisivos. Mas esse conteúdo não deve ser comercial, mas sim técnico para permitir uma diferenciação dos concorrentes.

Funcionalidades

Foque no que o cliente pode ganhar com o produto. É fundamental destacar qual inovação tecnológica ou de método o produto oferece em relação aos concorrentes. Qualquer diferencial neste caso pode ser estratégico para amadurecer a relação com o futuro cliente. Também destaque se o produto passará por desenvolvimento e inovações, permitindo novas possibilidades de uso.

Conteúdos de blog para Fundo de Funil

Cuidados e manutenção

Avalie com a equipe de pós-compra informações que são importantes para o leitor saber e que diminuem os riscos de errar na compra, o que pode ser mais prejudicial do que não comprar.

Implementação

Vale destacar quando se trata de uma solução complexa como será o processo de implementação do serviço ou do produto. O que precisará ser mudado, avaliado, adaptado para o uso. Quanto mais o cliente estiver ciente disso, menor o risco de rejeitar o produto e mais segurança terá na compra.

A importância de checar as informações

A internet infelizmente está banhada de informações falsas, principalmente nas mídias sociais. Por isso SEMPRE deve-se checar as informações para não propagar as chamadas “fake news”. Tenha certeza de que o que está escrevendo é 100% verdade.

Conteúdo irrelevante já existe aos montes no meio digital. As empresas precisam vender com mais qualidade, ter melhor conteúdo e com o tempo vender mais. As postagens servem para educar o cliente e agregar informação durante a jornada de compra. Este também é o caminho para se tornar uma referência no mercado.

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