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Persuasão: como trabalhar a sua para ter mais resultados

29 de novembro de 2017


Você já deve ter se deparado com alguém assim: em uma reunião, é o centro das atenções; sua fala é envolvente, transmite segurança, firmeza, e sua presença é notadamente forte. O segredo dessa pessoa? Sua persuasão.

Essas pessoas inspiradoras podem mesmo ter nascido com esse dom, ou não, e simplesmente tê-lo desenvolvido ao longo da vida, a partir de experiências que se tornaram aprendizado.

A verdade é que todos podem desenvolver a habilidade da persuasão. E não pense nessa palavra como algo pejorativo! Ela é necessária e indispensável para os líderes de uma empresa, principalmente de uma agência. Entenda por quê.

Persuasão: é algo bom ou ruim?

Vamos entender de vez o que é persuasão! A palavra deriva do verbo em latim “persuadere”, composto por dois elementos: o prefixo “per-”, que significa “todos”, e o verbo “suadere”, sinônimo de “aconselhar”.

Trata-se de uma estratégia de comunicação que consiste em utilizar recursos lógico-racionais ou simbólicos para induzir alguém a aceitar uma ideia, uma atitude ou realizar uma ação. É o emprego de argumentos para conduzir uma situação.

Seu significado, portanto, é distorcido por aqueles que acreditam no seu sentido negativo. Assim como qualquer habilidade, a persuasão pode ser utilizada para converter boas situações ou más situações. Estamos aqui para falar sobre sua importância, principalmente no mundo dos negócios. E acredite: você precisa empregá-la diariamente!

O poder da persuasão no dia a dia

Um dos maiores desafios dos profissionais de marketing e das agências é fazer os clientes entenderem seu trabalho e o real valor dele. Qual profissional da área nunca escutou: “faz essas modificações neste arquivo para mim? É bem rapidinho. Custa nada! Até eu mesmo faria” ou “ahhh… você faz aquelas coisas de propaganda, né?”.

Por mais que as pessoas estejam mais informadas, ainda há o negligenciamento do trabalho e o desconhecimento da sua complexidade. Então, a persuasão pode impactar no seu dia a dia da seguinte maneira:

  • Destacando-se dos seus concorrentes: quantas vezes o seu cliente escolheu um concorrente com ideia e capacidade piores pelo fato de você não ter conseguido vender a ideia? Isso acontece com frequência;
  • Sendo respeitado como líder: líderes persuasivos conseguem gerenciar melhor a sua equipe e conduzi-los a seu favor, principalmente em situações de discórdia ou de apresentar mudanças, tornando o clima corporativo favorável;
  • Realizando seu marketing pessoal: pessoas persuasivas conseguem se sobressair com muito mais facilidade, pois transmitem facilmente suas qualidades, seu potencial e os motivos de serem tão essenciais em determinado local ou situação.

Viu como a persuasão é indispensável? Aprenda agora como aplicá-la.

Como usar a persuasão para alcançar seus objetivos

O autor norte-americano Robert Cialdini escreveu o livro “Influência: a psicologia da persuasão”, em que mostra como podemos exercer essa habilidade. Conheça os 6 princípios básicos:

  1. Reciprocidade: as pessoas estão dispostas a retribuir algo que foi feito por elas, por uma forte tendência em querer retribuir àquilo ou àquele que gera valor de alguma forma. A dica aqui é oferecer algo gratuito!;
  2. Escassez: quanto mais difícil for conseguir determinado objeto de desejo, mais raro e valioso ele é. Mostre que seu serviço não tem tanta disponibilidade assim;
  3. Autoridade: as pessoas respeitam e ouvem autoridades. Parecer saber muito sobre um assunto irá aumentar sua confiança e credibilidade.Valorize seus conhecimentos na frente das pessoas;
  4. Comprometimento e consistência: pessoas não gostam de ignorar pequenos ou grandes comprometimentos. Comprometa-se em oferecer uma garantia, por exemplo, para gerar mais confiança;
  5. Conexão: estamos mais propensos a dizer sim àqueles que simpatizamos e gostamos. Portanto, crie uma relação favorável com a pessoa;
  6. Prova social: não é novidade que temos necessidade de pertencer a grupos. Mostre que determinadas pessoas também já optaram e gostaram dos seus serviços ou exponha dados concretos disso.

Pronto, você já está preparado para usar a persuasão a seu favor. Conhece alguém que também precisa dessas dicas? Compartilhe nas redes sociais!

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