Por que você precisa do Drip Marketing em sua vida

23 de fevereiro de 2017


Você não gostaria que existisse uma maneira de enviar uma série de e-mails para os seus consumidores para orientá-los através da sua jornada de compra? E não seria ainda melhor se esses e-mails repetitivos fossem personalizados e automatizados, e você nunca tivesse que se preocupar com a escrita manual ou enviá-los você mesmo? Vou apenas me aprofundar um pouco para lhe dar uma visão geral e rápida de como o drip marketing pode ajudá-lo a alcançar todos os pontos acima – e a SharpSpring é a parceira que você precisa para fazer isso acontecer.

Se você estiver lendo isso, as chances são muito grandes de você já ter visto algo com o termo “Drip Campaign” ou “Marketing Gota a Gota” na tradução para o português, mesmo se você não está muito familiarizado com a prática.

O que é uma Drip Campaign?

Uma drip campaign (campanhas gota a gota) recebe este nome devido à sua semelhança com as técnicas que os agricultores modernos usam para irrigar as suas colheitas por gotejamento, dando assim a cada planta exatamente o que precisa e quando precisa, de modo a levar a colheita a maturação perfeita e colhê-la no momento perfeito.

As drip campaigns funcionam porque permitem que você faça um ping a clientes potenciais com e-mails contendo informações de vendas pertinentes com base em intervalos de tempo ou ações do usuário em seu site. Por exemplo, quando um usuário se inscreve em uma campanha ou em sua base de contatos, um drip mail de boas-vindas pode ser enviado automaticamente para agradecer a ele ou ela reforçando, assim, essa interação inicial. Como alternativa, um usuário de longa data que não visitou o seu site ou interagiu com a sua empresa, seja online ou offline, pode receber um drip mail para atualizá-lo. Veja a semelhança aqui entre marketing e agricultura.

Em cada caso, trata-se de dar ao cliente uma resposta individualizada que não exige trabalho extra no seu lado. E talvez essa seja a melhor parte. Com a automação de marketing em geral e drip marketing em particular, você nunca precisa abandonar as tarefas mais importantes em seu cronograma ou gastar recursos valiosos de marketing e vendas. Aqui está o que é realmente a melhor parte: tudo será do seu jeito. Você define as configurações de quando e porque cada drip mail é enviado e o que exatamente ele diz. Está tudo nas suas mãos.
Se você estiver executando uma ou mais drip campaigns, você está praticando drip marketing.

Os benefícios o drip marketing

As vantagens do uso de drip marketing são numerosas. A relevância é grande – você quer que seus consumidores vejam as informações certas no momento certo, e o drip marketing permite que você faça exatamente isso. O que ele deve ver depende exatamente de onde o consumidor se encontra na jornada de compra.

A criação de drip campaigns permite que você crie relacionamentos significativos com os clientes com relativamente pouco esforço e com um baixo custo. E, claro, como mencionei, com drip campaigns você começa a cortar o que é provavelmente a parte mais chata de seu dia: o envio de um grande número de e-mails monótonos.

Quem precisa de drip marketing?

Você precisa. Mas, realmente qualquer um e todos que possuem uma presença digital precisam dele. Mais especificamente, porém, drip marketing é particularmente útil para empresas B2B e B2C. E aqui, tamanho realmente não importa. Grande ou pequeno, se você é um planejador de eventos local ou uma companhia de seguros global, se sua empresa quer continuar envolvendo seus clientes, então você precisa de drip marketing.

Tipos de drip campaign

As drip campaigns são totalmente personalizáveis para suas necessidades. Há literalmente centenas de maneiras de usá-las em seu marketing. Aqui estão alguns exemplos:

  • Lead Nurturing Drips: Engajar leads através de mensagens para mantê-los aquecidos e preparados para vendas.
  • Drips educacionais: Atualize as perspectivas com novas informações sobre seu produto / serviço que podem levá-los a reconsiderar.
  • Re-engagement Drips: Reativar o entusiasmo de um consumidor que olhou para o seu produto / serviço uma vez, mas nunca mais olhou novamente.
  • Drips competitivos: roube a atenção da audiência do seu concorrente, apontando os benefícios de mudar para o seu produto.
  • Drips de pós-venda: Estes incluem drip onboarding, drip de acoplamento, drip de renovação, drip para capacitar campeões da marca, etc.

Mas eles funcionam mesmo…?

Tudo isso parece bom demais para ser verdade? Não é. E eu estou aqui para lhe dizer (com evidência) que as campanhas de drip marketing realmente funcionam.

“Nutrição de Lead por e-mails aumenta de 4 a 10 vezes a taxa de resposta em comparação com e-mails enviados em massa (blast email).”

– DemandGen Report

Ainda não convencido? Tem mais.

De acordo com a Forrester Research, empresas que nutrem seus leads alcançam 50% a mais em vendas a um custo 33% menor que as empresas que não nutrem seus leads. E é claro que é uma linha de fundo: Os profissionais de marketing em empresas de ponta utilizam o drip marketing porque funciona. Gera mais receita.

Quando usar Drip e-mails

Então agora você provavelmente está se perguntando como um e-mail de drip campaign se parece. Aqui estão alguns exemplos de drip e-mails (e-mails de gotejamento) que poderiam transformar expectativas em clientes:

Nutrir
Primeiro de uma série de três e-mails para alguém que apenas optou por comunicações:

——————————————-

Caro [Nome do Consumidor],
Aqui no We-Flex-You Yoga Studio, notamos que você se inscreveu recentemente para a nosso newsletter, e estamos ansiosos para conhecê-lo! Aqui estão mais algumas informações que você pode verificar que nós pensamos que você poderia gostar:
Confira nosso [link] Horários do Curso
Navegue na nossa [link] Loja de Yoga
Reservar uma sessão privada [link] One-On-One Yoga Session
Estamos ansiosos para flexionar com você.
-A equipe do We-Flex-You

————————–

Drip emails como este incentivam os consumidores potenciais a considerar ativamente a compra de seu produto. Se você não receber uma resposta, você pode ter mais dois e-mails alinhados para esta fase.

Para o seu segundo email de consolidação, destaque mais sobre a sua oferta de produtos que o diferencia. Neste exemplo, você pode perguntar: “Você sabia que oferecemos creches gratuitas enquanto você está na sala de aula? E se você trabalha, nós oferecemos uma programação completa à noite. ”

Para o terceiro e-mail de consolidação, adoçar a oportunidade de experimentar a sua oferta. Talvez seja uma classe introdutória de avaliação gratuita ou uma taxa especial disponível somente para novos clientes. Mais importante ainda, mantenha eles otimistas enquanto começam a conhecê-lo, e remova todos os obstáculos que podem parar o engajamento.

Bem-vindo
Primeiro de uma série de três emails para alguém que se inscreveu para uma oferta gratuita / trial:

———————–

Oi [Nome do Consumidor],

Bem-vinda! Você é agora oficialmente um membro do nosso grupo fechado.

No We-Flex-You, entendemos que a sua agenda pode não ser tão flexível como o seu yoga coloca. Por esta razão, oferecemos uma vasta gama de opções – desde as nossas aulas matutinas ao cantar dos pássaros, aos nossos fluxos de yoga noturno.

Confira nosso [link] Programação aqui.

Ansioso para vê-lo em seu tapete.

-A equipe do We-Flex-You

—————————-

No estágio de e-mail de boas-vindas, o consumidor provavelmente se inscreveu para uma versão experimental do seu produto. Eles ainda não sabem o quão incrível seu produto é, então nesta fase você quer colocar o seu produto ou serviço na frente deles. Neste ponto, é tudo sobre o grande serviço ao cliente e orientá-los a utilizar o seu produto ou serviços (e convertê-los em clientes pagantes).

O segundo e terceiro follow-up de e-mails pode conectá-los com alguém que pode ajudá-los a tirar proveito da oferta quando for conveniente, ou, dar-lhes alguma outra dica útil como onde se encontra o melhor lugar para estacionar. Eles já assumiram um pequeno risco, permitindo que você saiba que eles estão interessados no seu produto nesta fase de comunicação, então, faça eles se sentirem bem com isso! Os dados publicados pelos e-mails de boas-vindas da Experian mostram geralmente uma taxa de abertura de 58.7%, enquanto os e-mails antigos regulares apenas 14.6%. Muito bom, hein?
Renovações

Primeiro de uma série de três e-mails que incentivam a renovação da assinatura / assinatura:

———————-

Caro [Nome do Consumidor],

Apenas um lembrete amigável que sua subscrição anual We-Flex-You Yoga está quase terminando, e nós certamente não queremos perder você! Clique aqui [link] para renovar sua assinatura. Nós gostamos de nos exercitar com você e esperamos vê-lo novamente em breve.

-A equipe do We-Flex-You

———————–

Renovações através de e-mails gota a gota são ótimos para os consumidores que podem estar chegando no final da sua assinatura. Se eles não respondem, o segundo e terceiro e-mails podem lembrá-los sobre os grandes benefícios que eles receberam através de seus serviços. Você poderia até mesmo anunciar uma oferta especial para clientes que retornam.

Não exagere!
Como com qualquer outra coisa na vida, há um ponto em que muito pode ser prejudicial. Receber muitos e-mails pode irritar os consumidores, então, você precisa alcançar o equilíbrio perfeito. Usando drip campaigns no momento certo no ciclo de vendas mantém os clientes pensando sobre você e seu produto sem incomodações. E, claro, os consumidores são mais propensos a marcar seus e-mails como spam se eles não entenderem por que eles os estão recebendo. Mais uma vez, a relevância é crucial!

Configurando tudo
Agora que você decidiu dar uma chance à drip campaign, você precisará aprender a configurá-lo. O primeiro passo é identificar seus públicos-alvo e segmentá-los nas listas certas. Você se lembra de quando eu mencionei que você começa a definir as configurações para quando cada tipo de e-mail é enviado? Bem, aqui é onde isso acontece.

Você precisará planejar sua campanha inteira para cada consumidor em vista, ou seja, ao que a série de e-mails será semelhante a partir da fase de consolidação através da própria venda e sobre a renovação depois. Você precisará decidir quantos e-mails você deseja enviar para cada consumidor e certificar-se de que cada email corresponde a onde eles estão no funil de vendas.

Quando se trata de realmente formular o seu e-mail, você precisa de algo que irá prender a atenção do consumidor e fazer ele querer ficar com seus serviços, certifique-se que sua mensagem é alta e clara, mas também concisa!
Mas isso não é tudo. Uma vez que o processo está instalado e funcionando, você precisará avaliá-lo regularmente para ter certeza que tudo está indo bem. Se você não está recebendo os resultados que você deseja, você pode tentar rever sua agenda ou ajustar seus e-mails para melhor atender a um determinado público.

Isso pode parecer bastante trabalhoso, mas uma vez que tudo estiver configurado, você colherá os benefícios do marketing com as mãos livres, liberando o time para lidar com tarefas que exigem uma atenção individual e criatividade.

Pronto para começar?
Claro que você está! Eu realmente acho que você vai gostar dos resultados alcançados com drip campaign, e a SharpSpring pode ajudá-lo a chegar lá. Há uma razão para que o nosso slogan seja “Poderoso. Acessível. Para todos. ‘SharpSpring pode orientá-lo ao longo de todo o caminho através da criação de suas drip campaigns e certificando-se de que eles estão sendo disparados como você gostaria. Usando drip campaigns com a SharpSpring, você poderá formar fortes conexões com os consumidores e aumentar as vendas. É simples assim.

O Autor: ANDREW DOD
A carreira de vinte e oito anos de Andrew abrange estratégia e marketing com ampla experiência em tecnologia B2B. Anteriormente, ele era CMO em uma consultoria de gestão internacional de 2.500 pessoas, sócio-gerente de uma empresa de consultoria de 5000 firmas, CMO de uma empresa de aplicativos móveis e CEO de duas agências de marketing. Ele é um autor publicado, magna cum laude graduado de Princeton, e Annenberg Fellow em Eton College, na Inglaterra.