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Como trabalhar com os relatórios de marketing digital

14 de fevereiro de 2019


Os relatórios diários e semanais de marketing são importantes para que a sua empresa aproveite uma das principais vantagens do ambiente digital: a possibilidade de acompanhar, praticamente em tempo real, todas as reações do público.

Independentemente do meio empregado para a comunicação (blog, redes sociais, e-mail marketing etc.), é possível monitorar quem viu, durante quanto tempo, de onde veio e o que fez depois de ver a mensagem da marca.

Com tantas possibilidades, infelizmente, muitas empresas ainda fracassam por não conferir a devida atenção à definição e ao acompanhamento das suas métricas de marketing.

Para este post separamos informações importantes sobre os modelos de relatórios de marketing. Confira!

 

Como obter o melhor dos relatórios diários e semanais?

Plataformas como a da SharpSpring permitem que cliente acesse o maior número de informações possível, tudo devidamente organizado, sem maiores dificuldades. Ou seja, a geração de relatórios não é um problema.

O desafio hoje para as empresas é saber como lidar com os dados, de forma a extrair os melhores resultados e usá-los em prol do seu crescimento.

Algumas medidas simples podem ajudar na gestão desse processo:

Estabeleça uma rotina

Diferentemente do que se imagina, a rotina pode ajudar bastante a elevar a produtividade. Para os relatórios, é importante determinar quem será o responsável pela sua geração, além do horário de execução da tarefa.

A periodicidade (diário, semanal, quinzenal ou mensal) depende das especificidades da empresa, porém, é fundamental que se cumpra o que foi planejado. Fica bem mais fácil fazer os comparativos e, a partir daí, determinar o que precisa ser feito na sequência.

Valorize os seus objetivos

Todas as métricas são importantes, desde que estejam vinculadas aos objetivos pretendidos para as suas ações de marketing. Parece óbvio, mas muitas estratégias fracassam devido às falhas nesse processo.

É a velha história: sem saber aonde quer chegar, como você vai conseguir definir os melhores caminhos?

A lógica aqui é bem simples. Estabeleça metas quantificáveis e determine quais métricas serão acompanhadas, dentro de qual período.

 

Quais métricas são mais importantes?

Ao organizar o seu planejamento, é importante entender o que funciona para cada situação, considerando como cada uma das métricas de marketing podem ser empregadas.

O primeiro aspecto a ser considerado é que dificilmente os indicadores podem ser avaliados de forma isolada. E isso independente de estarmos nos referindo a algo positivo ou negativo.

Por exemplo, se você conseguiu uma alta taxa de conversão com uma landing page específica, é importante entender melhor o que gerou tal resultado, cruzando essa informação com outras, como o perfil do cliente, o tipo de oferta etc.

Para estabelecer a forma como as métricas serão utilizadas, leve em conta essa classificação:

Métricas básicas

Classificamos como métricas básicas os dados de caráter mais quantitativo: volume de page-views, número de visitantes, total de visitas, quantidade de fãs e seguidores, entre outros.

São informações importantes, que devem ser acompanhadas diariamente, mas que não dizem muito sobre o desempenho de suas ações se não forem combinadas com outros dados.

Métricas intermediárias

Para uma estratégia bem-sucedida, é importante fazer um acompanhamento das chamadas métricas intermediárias. Nesse caso, temos dados relacionados a base de leads, número de oportunidades de contatos que foram geradas, conversões dentro dos objetivos da campanha etc.

Métricas comerciais

As métricas comerciais são prioritárias para definir o sucesso da sua estratégia, uma vez que estão relacionadas aos objetivos do seu negócio. Depende da sua estratégia, mas geralmente envolvem aquisição de novos clientes, upselling, cross-selling e retenção de clientes.

Com o nível de sofisticação que temos atualmente no mercado, pensando nas técnicas e nas ferramentas que podem ser aplicadas, é possível ter um alto grau de precisão na comunicação. Na prática, isso resulta no aumento da eficiência e, consequentemente, na otimização das verbas.

Contudo, para que isso se efetive no dia a dia, é essencial redobrar a atenção com a mensuração. Daí a importância da análise dos relatórios diários e semanais ser tratada como prioridade.

 

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