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Remarketing: como usar a audiência do site para gerar oportunidades de conversão

14 de janeiro de 2019


O uso do remarketing (ou retargeting, como também é chamado) tem se popularizado por uma razão bem simples: estratégias desse tipo geralmente elevam as taxas de conversão das campanhas.

É compreensível que as marcas procurem por soluções mais eficientes. Afinal, a disputa pela atenção dos internautas tornou-se cada dia mais acirrada, até em virtude do crescimento do marketing digital.

Separamos para este post algumas informações importantes sobre remarketing. Vamos esclarecer o que é, além de detalhar as estratégias que podem ser empregadas. Confira!

O que é remarketing?

Para entender o que é remarketing, vamos adotar a explicação do Google. Uma curiosidade: ele é que passou a adotar o termo remarketing para esse tipo de estratégia que, usualmente, era conhecida como retargeting.

O que importa é o conceito desse tipo de campanha. A proposta é abordar o usuário que já demonstrou interesse pela marca, ou seja, na prática, o objetivo é impactar a mesma pessoa mais de uma vez.

Como desenvolver uma boa campanha?

Partindo desse princípio, trabalhar com remarketing significa criar anúncios (ou conteúdos) específicos para abordar o usuário que entrou em contato com a sua marca. Ele pode ser pesquisado sobre determinado produto ou visitado o seu blog.

Não importa o tipo de interação, e sim o fato de você ter conseguido detectar aquela movimentação. Como chegar nessa informação? A partir do uso de cookies, “marca-se” o usuário e, com isso, registrar os seus dados e rastreia navegação.

Detalhe: para seguir as boas práticas do mercado, é importante avisar o usuário de que trabalha com cookies e de que poderá usar os dados para fazer a oferta de serviços.

Quais estratégias podem ser empregadas?

A oferta de anúncios a partir das informações coletadas pode ser feita de diversas formas, explorando os diversos canais que temos à disposição no marketing digital. Vamos ver algumas opções:

Links patrocinados

Um dos usos mais comuns é no próprio Google. Nesse caso, ao configurar sua campanha de links patrocinados, você precisa indicar que quer trabalhar com remarketing. Com isso, o Google vai exibir a mensagem para as pessoas que visitaram a sua página.

O mesmo raciocínio vale para as campanhas no Facebook Ads. Os anúncios ou posts vão aparecer no feed do usuário que entrou em contato com a marca.

Dica de otimização: para tornar a campanha mais efetiva, cuide para que as mensagens sejam personalizadas (atendam o interesse daquele cliente). Além disso, precisam ter uma oferta relevante.

Lembre-se de que aquela pessoa visitou sua página e, portanto, demonstrou interesse por sua marca. O que você pode disponibilizar para ser mais persuasivo?

E-mail marketing

Além da mídia paga, o remarketing também pode ser feito via e-mail marketing. Nesse caso, você vai usar as informações registradas para abordar o público que interagiu com o seu conteúdo.

Nesse caso, o ideal é atuar com diversas listas, preparando mensagens específicas para cada tipo de interação.

Como aumentar os resultados?

O uso eficiente do remarketing depende bastante da atenção conferida a estratégia em termos de planejamento. Assim, é importante estabelecer, passo a passo, quais conteúdos serão trabalhados em cada etapa e com qual objetivo.

Para não errar, tenha em mente que o ideal é direcionar sua estratégia de acordo com a jornada de compra do consumidor. A partir daí, fica mais fácil personalizar as mensagens para cada uma das etapas:

  •         Conscientização
  •         Educação
  •         Avaliação
  •         Fidelização

 

Seguindo essa premissa, o remarketing atende diversos propósitos de um ação de marketing. Portanto, o principal é estabelecer o direcionamento estratégico, os objetivos que você pretende alcançar com a campanha.

Especificamente no caso dos sites, uma das indicações é usar o remarketing para aumentar as listas de e-mail. É uma forma, por exemplo, de acelerar os resultados de geração de tráfego. Eles podem ser obtidos apenas com buscas orgânicas, mas será mais preciso mais tempo.

Como mostramos neste artigo, remarketing tem um papel importante para as estratégias de marketing digital e, portanto, deve ser analisado com atenção. É mais um recurso para aumentar a eficiência das campanhas!

 

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Leia também o conteúdo que preparamos sobre Como ganhar maior poder de mensuração com Automação de Marketing. Você vai entender como avaliar melhor os resultados das suas estratégias.

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