E-mail marketing design: como criar peças de alto impacto

15 de março de 2018


Um dos grandes desafios das empresas é melhorar as métricas e indicadores de e-mail marketing: taxa de entrega, taxa de abertura e taxa de clique são os principais. Mas, em meio a tantos tutoriais disponíveis na internet de boas práticas de criação de templates, parece que todos os e-mails que circulam são iguais, e as pessoas já estão entediadas com mais do mesmo ao abrir a caixa de entrada.

Sabe-se que o e-mail marketing design é um aspecto determinante para o aumento da sua taxa de abertura e conversão, mas antes de falarmos sobre isso, precisamos considerar alguns dados que poucos sabem — o que torna o cenário oportuno para você se destacar e conquistar o seu público.  

De acordo com pesquisa realizada em 2017 pela Opinion Box em parceria com a Digitalks, 66% dos profissionais entrevistados já utilizam design e código (HTML e CSS) responsivo em suas campanhas. No entanto, 22% desconhecem o uso de UX (User Experience) e conceitos de design na hora de montar uma campanha.

São números relevantes que revelam que, apesar da preferência por um bom design, ainda é preciso haver uma maior preocupação dos profissionais e agências com a aparência dos e-mails disparados.

Sabe-se que e-mails com imagem possuem mais chances de serem abertos, por isso, a estética deve ser cuidadosamente valorizada. Considerando que em torno de 70% dos e-mails são caracterizados como SPAM, esse fator torna-se ainda mais importante, certo? Então, vamos às dicas valiosas para você programar o layout dos seus e-mails com sucesso!

A importância do design para a efetividade do e-mail: mãos à obra

Algumas práticas simples podem otimizar de modo significativo suas campanhas de e-mail marketing. Elas irão, inclusive, facilitar o consumo do conteúdo e fazer com que seus e-mails se tornem mais atrativos, olha só:

  • Crie um e-mail responsivo (faça testes no seu celular);
  • Posicione adequadamente os links e botões de call to action (destaque-os);
  • Escolha um bom posicionamento de elementos para evitar poluição visual e confundir o leitor;
  • Não exagere nas cores;
  • Deixe espaços em branco entre os elementos;
  • Explore as imagens (cuidado com os excessos e sempre utilize imagens de boa resolução);
  • Crie uma identidade visual: utilize elementos e cores da sua marca para que o lead identifique prontamente o seu e-mail e mantenha sempre o equilíbrio entre os elementos da página;
  • Use fontes a partir de 13 pt (também não precisa ser superior a 22 pt). Preste atenção na legibilidade;
  • Desenvolva um visual mais clean, e tome cuidado para não fazer um e-mail muito carregado, a ponto de atrapalhar sua abertura (considerando que a pessoa nem sempre contará com uma conexão de qualidade);
  • O CTA deve ser visível, e se destacar dos demais elementos (se a fonte do e-mail está de uma cor, o botão do CTA deve estar de outra cor).

Facilidade no e-mail marketing design

 

e-mail marketing design

As dicas que citamos acima podem parecer complicadas quando consideramos o tempo para o preparo dos e-mails, que geralmente é curto durante o dia a dia. Mas saiba que algumas soluções simplificam o trabalho para você.

E é com esse intuito que nós lançamos em nossa plataforma novos templates de e-mail para você criar campanhas ainda mais efetivas, sem esquecer da qualidade e impacto do design!

São templates totalmente customizáveis e que podem ser adaptados de acordo com a identidade da sua empresa. Além disso, são preparados para atender a aberturas de e-mail em dispositivos móveis e destacar seus CTAs. Tudo sem que você precise se preocupar com programação.

Conheça os novos templates da SharpSpring e aproveite para utilizar todos os recursos da plataforma para otimizar suas campanhas!