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Sincronize suas áreas de marketing e vendas com tecnologia

17 de julho de 2017


 

Não importa de que lado você esteja, mas já deve ter presenciado algum confronto básico entre equipes de marketing e vendas, certo? De um lado, há sempre o argumento da falta de feedbacks da área responsável pela comercialização de produtos e serviços. De outro, há queixas de que a área não contribui com insights mais assertivos, que objetivem a venda.

 

E aí, de que lado você fica?

Do lado do cliente, ora bolas!

Essa é a resposta que melhor sincroniza o interesse das áreas de marketing e vendas. Embora muitas vezes bem intencionadas, as áreas as medidas tomadas por ambas levam em consideração suas expertises (o que não é errado, mas o que pode resultar em conflitos).

 

Marketing e vendas: a busca pela integração de dados

Outro fator que pode acirrar essa relação é a utilização de softwares específicos para gerenciamento de informação, o que dificulta na integração de dados, inviabilizando uma operação integrada e ainda mais sincronizada.

Na prática, seria mais ou menos assim: um sistema de gestão para disparar campanhas de e-mail marketing (e analisar o comportamento de sua base); e outro diferente para organizar o pipeline de vendas.

Resultado: entradas duplicadas, dados imprecisos, falta de histórico etc.

Com esse panorama, o resultado não poderia ser diferente, senão o cenário de conflitos entre marketing de vendas. Isso sem contar nas enormes possibilidades que estão sendo desperdiçadas por sua empresa, né?

Afinal de contas, segundo projeções do mercado, 75% das organizações acreditam que dados imprecisos prejudicam sua capacidade de fornecer uma boa experiência do cliente e, por consequência, em vendas.

 

Marketing e vendas: três passos para sincronizar a operação

Mas, calma, nem tudo está perdido! Se você se identificou com esse cenário que descrevemos e pensa que é possível extrair melhores resultados com dados qualificados, saiba que está do lado de 90% das empresas.

Esse é o percentual de corporações que usam seus dados para melhorar a experiência de clientes, conforme estudo da Experian Data Quality, que analisa o mercado norte-americano.

Para obter esse bom resultado, listamos três passos essenciais para quem deseja sincronizar a operação de marketing e vendas:

1 – Integre os dados de seus clientes: o primeiro passo é identificar as origens de dados de seus clientes e mapear onde estão sendo armazenadas as informações. 

Se identificar o chamado “silo de dados”, é hora de ligar o sinal de atenção. Eles são representados por softwares com bases dispersas de informações de clientes de uma mesma empresa.

Opte por soluções de mercado, como a Sharpspring, que favoreçam a integração de informações e rompem barreiras existentes por tecnológicas isoladas.

 

2 – Elimine duplicações de informações: nessa análise inicial que será feita, naturalmente, poderão ser percebidas muitas duplicações. E, então, estará na hora de limpar sua base de dados!

Lembre-se que boa parte das ofertas de soluções dos CRMs dispõe de ferramentas capazes de identificar entradas duplicadas.

 

3 – Atualização de dados e monitoramento constantes:  invista em mecanismos que permitam a frequente melhoria desses dados, a partir de práticas de atualização de informações.

O monitoramento é outra atitude essencial! Com olhar atento e raciocínio apurado, o seu sistema de gestão será o aliado número 1 para fornecer insights precisos para melhorar a performance de vendas da sua empresa.

Quer saber como melhorar a relação de marketing e vendas da sua corporação? Fique ligado aqui no blog que traremos outras dicas incríveis!

 

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