Sua empresa B2B está pronta para a automação de marketing?

21 de abril de 2016


Se você é o CEO de uma empresa B2B deve estar se perguntando se a plataforma de automação de marketing irá fazer diferença desde o início do processo de vendas. Às vezes pode parecer mais cômodo ficar com os métodos já utilizados pela empresa, como o e-mail marketing mais genérico e contando com os vendedores para nutrir os leads até que a realização da compra. Mas monitorar, implementar e entregar uma campanha de marketing B2B pode ser bem mais complicado do que isso.
Seus vendedores de fato controlam os resultados das campanhas? Como fazem isso? Quem está se relacionando com os clientes em potencial? Como e quando é feita a interação entre marketing e vendas?

Se você ainda não tem as respostas para essas perguntas é porque o processo de marketing da empresa não é simplificado. Está na hora de encontrar soluções como a automação de marketing. Aqui estão alguns aspectos para levar em conta sobre uma plataforma destinada a empresas B2B.

Checklist

Destacamos alguns pontos que sinalizam a necessidade de uma ferramenta de automação de marketing.

* É um grande esforço para a equipe de marketing controlar várias campanhas ao mesmo tempo.
* Apesar de ter uma solução de CRM para rastrear contato, isso não gera novos negócios.
* Falta segmentar e automatizar esforços para captar mais leads em todos os canais disponíveis, inclusive mídias sociais.
* Clientes que fecharam negócios não voltaram a comprar.
* Não há relacionamento entre marketing e vendas.
* Não há comunicação personalizada com os leads.
* Não há equipe suficiente para entrar em contato manualmente com leads ou clientes.
* Mesmo os principais clientes exigem muito contato antes de fechar uma compra.

 

De fato, a plafatorma de automação de marketing ajuda a resolver estes impasses ao nutrir os leads automaticamente com gotejamento de e-mails. Com conteúdos efetivos e personalizados, os clientes ficam prontos até o fechamento do negócio, facilitando o processo.

A ferramenta ainda cria listas com base nas informações dos potenciais clientes, possibilitando a personalização do material que será enviado. Também coordena todos os canais de comunicação digital, acompanha as campanhas, tornando-as mais eficazes e melhorando o ROI. O vendedor é acionado somente quando o lead está pronto para comprar e não perde tempo e nem oportunidade para fazer a venda.

Priorizar para executar

Agora você já tem uma ideia geral sobre automação de marketing. Vamos partir para uma segunda etapa: explorar o que é necessário para implementar o sistema.

Orçamento

Primeiro, é preciso pesquisar da para encontrar quanto custa a licença de uma plataforma de automação de marketing. Os preços podem variar significantemente. Se os preços estiverem fora do padrão que possa pagar, não se preocupe. Basta continuar procurando. A SharpSpring, por exemplo, tem um dos custos mais baixos, senão o menor, mesmo tendo todas as características de softwares mais caros.

Se o orçamento para este ano já está fechado e não há previsão de verba para adquirir uma ferramenta nova, tente buscar versões para demonstração. Assim você poderá analisar diferentes softwares e tomar decisão quando tiver recursos suficientes para isso.

Tempo

Quanto tempo você tem disponível? A implementação da plataforma de automação de marketing demanda esforço das equipes, pelo menos no início, já que é preciso gerar e integrar conteúdos para campanhas, estipular fluxo de trabalho e aperfeiçoar processos. Mas no final, todo esse envolvimento traz resultados, com um pipeline de vendas.

O tempo reservado para a implementação é válido para todos os tipos de empresas, mas as companhias que trabalham com produtos caros ou complexos demandam cuidado especial com as vendas e para ter um lucro elevado. É mais difícil executar campanhas ou nutrir clientes a longo prazo manualmente. Por isso, a automação de marketing se torna fundamental e retira o fator “erro humano”, mantendo a relação com clientes e com compradores em potencial por um período de maior tempo.

Alavancar resultados

Se você produz campanhas com uso de e-mails com ajuda de um CRM, é importante integrar com a ferramenta de automação de marketing. É necessário também avaliar quantos sistemas estão disponíveis e quantas pessoas serão necessárias para alimentar estas informações. É preciso priorizar a solução de automação de marketing para garantir resultados melhores.

Em busca de uma ferramenta

Use a lista acima para determinar se você está pronto para automação de marketing. É importante pensar em questões como tempo, orçamento e como a automação de marketing pode ajudá-lo. Depois de decidir utilizar a plataforma, busque demonstração personalizada para ver como o sistema se encaixaria em seu negócio. Este é o lugar onde SharpSpring pode ajudar. Se você gostaria de obter mais informações sobre automação de marketing, entre em contato.