Você sabe como trabalhar com freelancers?

26 de outubro de 2016


Uma pesquisa realizada pela Tracto em parceria com o CMI (Content Marketing Institute) apontou que seis a cada dez empresas brasileiras usaram o Marketing de Conteúdo em 2015. Mas apenas 24% consideraram que estavam em um estágio maduro de produção de conteúdo e que poderia ser escalatável.

Uma saída para não cair neste pessimismo é ter uma produção de conteúdo híbrida entre profissionais internos e externos, ou seja, funcionários da agência e equipes de freenlancers. Desde que todos estejam conectados para atingir os objetivos.

O modelo híbrido depende de uma parceria muito bem alinhavada. Saiba como estabelecer essa relação.

Definir o papel de cada profissional

É importante no processo de trabalho, tanto na produção quanto na análise dos resultados, saber exatamente o que pode ser assumido pela equipe interna e o que é preciso delegar para profissionais externos. Mesmo nas atividades internas, é importante saber quais materiais precisarão de ajuda de freelancers, de outros olhares e apoio. O interessante seria que a maior parte dos processos fosse desenvolvida dentro da empresa, mesmo com terceirizados, evitando se relacionar com diferentes fornecedores.

Preparar para o crescimento

Se a intenção é fazer a empresa do cliente crescer, é importante que esteja ciente de que precisará agir diferente. A primeira questão é saber lidar com uma demanda maior por conteúdos e passar a contar com mais parcerias. Será necessário acompanhar o crescimento da marca e adaptar o conteúdo para os novos mercados.

Mensurar a eficácia dos conteúdos

Não basta apenas levantar os números, é preciso perceber com profundidade o engajamento com o conteúdo e entender as razões daquele resultado. Essa análise serve para subsidiar ações futuras. Deve-se levar em conta sempre o tempo que o usuário fica na página, quem produz o conteúdo, o tema, o tipo de mídia e a persona foco.

Ganhar tempo e aumentar a eficiência

É preciso usar o máximo que puder ferramentas para integrar e agilizar os processos de trabalho. Ter em um único lugar todos os canais de distribuição (WordPress, Linkedin, Facebook e Twitter, por exemplo) torna o trabalho mais eficiente. Quanto mais você automatizar a publicação, mais tempo sobra para focar em estratégia.

Qualificar o time

É preciso ter pessoal qualificado para atender às estratégias da empresa e do produto. Normalmente, é mais eficiente contar com uma equipe híbrida contando com os colaboradores internos e freelancers. Neste caso, há duas opções:

  •  É possível encontrar freelancers especializados no segmento, mesmo que não entendam do produto, mas que saibam sobre o público-alvo. Assim, é preciso dar informações específicas das estratégias e integrá-los a um time para acompanhamento.
  • Já os colaboradores internos devem ficar responsáveis por produzir o material mais complexo, mais técnico. Enquanto os freelancers ficam com o volume da produção, o time da casa produz com menos frequência para não ser sobrecarregado.

Conectar os times

Tanto os produtores de conteúdos internos quanto os externos precisam ficar unidos dentro da estratégia. Dê uma atenção especial, principalmente nos três primeiros meses. Perceba se os profissionais externos conseguem entender e ajudar em suas necessidades, ampliando esforços. Todos devem estar integrados, com acesso às informações sobre estratégia e pautas.

Escolher freelancers certificados

Na hora de encontrar e formar o time externo, opte por pessoal com certificado e preparado para trabalhar com marketing de conteúdo. Atenha-se a algumas características fundamentais para um bom profissional. Não basta ter um ótimo texto, é preciso também saber noções de Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing e transitar com tranqüilidade por novos modelos de produção. Confira cinco características fundamentais para esse profissional:

  1. Bom texto: não é preciso só isso, mas o mínimo que se pede é uma boa ortografia, gramática e capacidade de pesquisa.
  2. Boa formação: quanto melhor a formação do redator, melhor o resultado na produção de materiais.
  3. Conhecimento sobre conceitos: ele precisa saber o que é persona, lead, funil de venda, jornada de compras.
  4. Idiomas: não é obrigatório, mas ter inglês é muito importante já que muitos dos materiais de referência sobre produtos e serviços não têm versão para o português. Também algumas equipes técnicas só se comunicam em inglês.
  5. Histórico: saiba como o freelancer se comporta em relação a prazos, desempenho e comprometimento.

O papel do conteúdo

Toda a produção dentro do Content Marketing e do Inbound Marketing deve estar alinhada com os anseios da persona estabelecida para o seu cliente. O objetivo maior deve ser sempre atrair mais leads, qualificá-los e levá-los ao longo do funil de venda. A partir disso, cada agência pode estabelecer processos diferentes para otimizar os trabalhos dentro desta estratégia. Mas em qualquer uma das soluções, o conteúdo será sempre protagonista deste enredo onde o desfecho deve ser a relação duradoura com o público-alvo e a compra do produto ou do serviço. Saiba como qualificar, tanto com a equipe interna quanto com os freelancers, sua rotina de produção de conteúdo.