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Webinar – Gestão da lucratividade da sua agência

6 de maio de 2019


No último dia 30 de abril, tivemos o prazer de realizar um webinar sobre lucratividade com a Operand (software de gestão de projetos para equipes criativas). O tema foi: Como fazer a gestão da lucratividade da sua agência. Com mediação de nosso Marketing Manager, Daniel D’Amelio, a Thuanne Bello (Customer Success da Operand) trouxe vários insights sobre organização do dia a dia.

Ao iniciar sua apresentação, Thuanne provocou a audiência trazendo uma célebre de Peter Drucker (considerado como o pai da administração moderna):

“O que não é medido não pode ser gerenciado” (Peter Drucker)

Para ela, “Como se pode querer cobrar resultados ou querer mensurar números de minha empresa, se eu não possuo ferramentas para gerenciar?“.

E, justamente, o trabalho mais básico pode ser o ponto de partida para iniciar uma nova etapa na agência. Ao realizar atividades de organização de equipes, rever processos, alinhar expectativas com o cliente e obter, detalhadamente, os custos dos serviços que são prestados até se chegar na lucratividade.

Um desafio, e tanto, para empresas consideradas do ramo de criatividade. Thuanne lembra que muitas vezes achamos que ser criativo é ficar criando novos produtos e serviços. Porém, “a criatividade e inovação estão totalmente ligados com o que já tenho. O que está totalmente atrelado a buscar novas de ter controle, também”, lembra.

Cálculo básico da lucratividade

Na sequência do webinar, um post publicado em nosso blog foi lembrado: “Aprenda a calcular o índice de lucratividade da sua agência“. O que chamou a atenção é a utilização de um cálculo básico que se pode utilizar e ter uma visão melhor da lucratividade de sua agência:

  • Lucratividade = (lucro líquido/receita total) x 100

Ficou curioso(a), confira o post na íntegra.

Quais os fatores que impactam na lucratividade de uma empresa?

Em seguida, Thuanne Bello entrou mais a fundo nas questões que são relativas à gestão de lucros e apresentou os seguintes tópicos:

  1. Organização da equipe e das entregas
  2. Mensuração das horas trabalhadas, seja de forma geral ou individual por colaborador
  3. Gerenciamento de refações
  4. Precificação de peças/serviços
  5. Equilibrar custos e receitas
  6. Separar a conta pessoal da jurídica
  7. Relacionamento com o cliente

Dicas práticas para aumentar a lucratividade e a produtividade

E, para finalizar, Thuanne listou importantes recomendações para se buscar o aumento da produtividade e dos lucros:

  • Gerenciamento único
  • Estruturar fluxo de caixa
  • Descentralizar as demandas mas manter uma visão macro
  • Mensurar as horas trabalhadas por cada colaborador
  • Ficar de olho nas refações, mensurá-las, acompanhá-las
  • Acompanhamento, pós-finalização/entrega, junto ao cliente
  • Análise do custo interno de criação e margem de lucro por projeto
  • Volume de trabalho, previsão x entrega, avaliar performance do colaborador

Pesquisa Censo Agências 2019

Considerada a maior pesquisa nacional sobre gestão direcionada à empresas do setor criativo, a Censo Agências 2019, realizada anualmente pela Operand, que está em sua 6ª edição, apresenta importantes indicadores, como: Perfil das agências; Gestão interna; Pessoas; Gestão do relacionamento com o cliente e Perspectivas para o futuro.

 

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