Blog

Adicionando o WhatsApp à automação de marketing

9 de dezembro de 2019


Que tal explorar novos canais de comunicação para o seu negócio? Veja como o WhatsApp pode ampliar as suas oportunidades e maximizar a sua automação de marketing.

Você sabia que, somente no Brasil, o WhatsApp tem mais de 120 milhões de usuários ativos? E mais: a cada 10 brasileiros, 9 utilizam o aplicativo – que já é um dos principais canais de comunicação na atualidade.

Mas o uso do app vai além das conversas informais e dos grupos com amigos. Hoje, muitas empresas e agências de marketing já estão usando essa ferramenta para os seus negócios. Com o WhatsApp Business API, é possível construir comunicações eficientes, escaláveis e automatizadas, melhorando a sua automação de marketing.

E, ao contrário do que muitos pensam, implementar essa solução é mais fácil do que parece.

Integração WhatsApp = Zenvia + Constant Contact Lead Gen & CRM (Sharpspring)

A integração com o WhatsApp é intermediada pela Constant Contact Lead Gen & CRM (Sharpspring) e disparada pela Zenvia, que já possui templates pré-aprovados na plataforma. Esses templates seguem uma linha transacional (aviso, agendamento, recebimento, atendimento, etc.) e podem conter variáveis da ferramenta como nome, sobrenome, ou qualquer campo personalizado. Isso significa que, de maneira simplificada, você consegue implementar o WhatsApp à sua estratégia de marketing digital.

A mensagem é enviada por meio de uma automação (postback), que trata os dados e envia para o lead através da solução da Zenvia.

Aqui na Constant Contact Lead Gen & CRM (Sharpspring) a ideia da integração é trabalhar sobretudo com templates de mensagens pontuais. Como o número é único, a proposta é linkar com alguma URL do WhatsApp Business ou enviar o número de alguém da nossa equipe para continuar o contato. Veja um exemplo:

Olá {{nome}}, tudo certo? Aqui é o time da Constant Contact Lead Gen & CRM (Sharpspring). Estamos enviando essa mensagem pois você solicitou uma demonstração da nossa plataforma. Enviamos um e-mail para você com um vídeo de 15 minutos que detalha os recursos da plataforma. Você conseguiu assistir? É importante você assistir antes da reunião para que seja possível esclarecer todas as suas dúvidas 😉 Para continuar a conversa com nosso time, por favor, clique aqui {{url}} Atenciosamente.

Vantagens de integrar o WhatsApp à automação de marketing

Os benefícios de implementar esse canal são vários. Além da praticidade para enviar notificações para os seus clientes, sua empresa também sai na frente em questões de disponibilidade para atendimento via app e escalabilidade, podendo atender clientes em ampla escala com múltiplos operadores e elevar a sua automação de marketing.

Formas de utilizar o WhatsApp para negócios

Algumas maneiras de incorporar o WhatsApp às estratégias da sua empresa são:

Notificações e atendimento

Mantenha seus clientes notificados com textos, links e emojis e atenda-os via WhatsApp.

Suporte

Use a inteligência artificial ou o atendimento humano para oferecer suporte aos clientes com agilidade e segurança.

Qualificação de leads

Que tal qualificar seus leads diretamente no WhatsApp através de perguntas certeiras? Assim, é possível direcionar melhor as ações do seu time comercial e ampliar as oportunidades de vendas!

Logística

Mantenha seus clientes atualizados sobre seus pedidos, sempre acompanhando o status.

Token de Acesso

Use essa modalidade para confirmar o acesso a sistemas conectados à internet. Envie mensagens para seus clientes de forma rápida para facilitar o acesso de tokens ou troca de senha.

Chatbots

Selecione respostas previamente determinadas ou crie chatbots com inteligência artificial para interagir com os clientes.

Em suma, com a adoção do WhatsApp para negócios, você aprimora a comunicação externa e abre portas para melhorar o relacionamento com os seus clientes, consequentemente aumentando a satisfação deles para com o seu negócio.

Mais informações

Caso tenha mais dúvidas em relação à integração entre Zenvia e Constant Contact Lead Gen & CRM (Sharpspring), não hesite em nos contatar.

 

Quer ficar por dentro das novidades do nosso blog? Assine nossa newsletter.