Workshop da Sharpspring reúne agências e discute futuro do Marketing Digital
8 de dezembro de 2016
O workshop para agências promovido pela SharpSpring reuniu diversos profissionais da área de comunicação e discutiu inúmeras soluções e tendências para o mercado do marketing digital.
Realizado nos dias 01 e 02 de dezembro na sede da Digitalks, o evento contou com presenças locais e internacionais que compartilharam suas experiências e deram muitas dicas de como fazer um marketing atual e eficiente.
Inbound Marketing e suas características
Eduardo Correia, gerente dos parceiros da SharpSpring no Brasil, falou sobre o empoderamento do consumidor e como o marketing precisa se adaptar a essas novas características.
Entre as frases citadas por ele em sua palestra, uma delas, de Seth Godin, fala sobre o marketing que realmente funciona: “O marketing que funciona é aquele que as pessoas escolhem prestar atenção”.
Impactar o consumidor sem que ele tenha permitido essa inserção é atualmente considerado uma atitude abusiva – e amplamente rejeitada. Eduardo fala sobre como os downloads do AdBlocks (programa que bloqueia anúncios em diversos sites) cresce a cada dia. O Inbound vem justamente para preencher essa lacuna de informação existente no marketing tradicional (ou Outbound Marketing).
Para ir na contramão desse marketing que não funciona mais, o Inbound captura seus leads por meio de conteúdo relevante. Os conteúdos podem incluir artigos, posts, imagens, infográficos, vídeos, cases e e-books. O importante mesmo é atrair o público com um ótimo conteúdo mesmo que eles ainda não queiram comprar o seu produto.
À partir disso, é possível identificar comportamentos e enviar conteúdos cada vez mais segmentados para os possíveis clientes. Eduardo diz que a internet é uma espécie de Big Brother Brasil e com ela podemos entender o estágio de compra (buyer´s journey) de cada grupo.
Segundo ele, quanto mais focadas em leads qualificados, mais conversão e menos trabalho as agências terão. Também ressalta a importância de estratégia de conteúdo e investimento em ferramentas de analytics. Eduardo diz que é muito importante alinhar conhecimento e tecnologia para gerar bons resultados.
Mercado, automação e Scrum
Carlos Justino, CEO da Agência Ipub e um dos primeiros a trazer o Inbound para o Brasil, conta como conseguiu implantar essa modalidade do marketing e como o conteúdo é importante para alcançar o sucesso.
Ele também fala sobre um costume muito presente na maioria das agências: fazer muito mais do que aquilo que venderam. Para evitar esse tipo de vício, Carlos fala sobre a importância do método de trabalho Scrum e do AGILE dentro do funcionamento da equipe.
Com o Scrum, é possível delimitar um número de tarefas que serão feitas na semana. Elas são escolhidas por relevância e são prioridades naquele período. Quando o cliente entende o funcionamento do trabalho, ele compreende que seu pedido será feito em um tempo determinado pela agência e cobrado de acordo com as horas trabalhadas (quando o pedido não estiver incluso no contrato).
Segundo ele, “existem muitas agências que vendem Inbound, mas não fazem nada nem parecido com isso”. Por isso, ressalta que não podemos mais uma vez prostituir o mercado brasileiro com agências que produzem conteúdo ruim e dissipam essa impressão.
Ao ser indagado sobre o porquê de ajudar agências a se atualizarem e fazer o Inbound de qualidade, Carlos respondeu que é importante manter um mercado consolidado, unido e respeitado.
Também falou sobre como faz um planejamento de oito semanas com seus clientes e que essa medida dá tempo suficiente para engajá-los e mostrar os primeiros resultados. Explicou que a ferramenta de automação é importante – mas não passa disso, uma ferramenta. O mais importante para nutrir o prospect é a inteligência colocada no plano.
Fraude de planos de mídia
Em outro momento do evento, Alexandre Gibotti, da ABRADi, falou sobre como os planos de mídia e marketing online precisam de atenção. Ele mostrou como os donos de agências e qualquer profissional que trabalha com digital devem estar atentos às fraudes que acontecem nesse meio. “Desconfie de planos de mídia de 10 centavos de dólares, eles vão te entregar vento”, diz.
Gibotti contou que uma pesquisa realizada no mercado americano identificou uma fraude de 8 milhões de dólares em marketing digital só no ano passado. Sabe o que poderia ser comprado com esse dinheiro? Todos os breaks comerciais do SuperBowl durante 27 anos.
Justamente por isso, ele diz que as apostas para 2017 são programas antifraude.
Automação de Marketing
Jared Beasley, vice-presidente da área de parceiros da SharpSpring, falou sobre como a tecnologia do marketing está mudando e precisa continuar competitiva. Para isso, os profissionais precisam permanecer atuais e reconhecer as demandas do mercado.
Segundo ele, durante os últimos anos a união de tecnologia e marketing criou produtos de software e plataformas que estão redefinindo a maneira em que os comerciantes modernos fazem seus trabalhos.
Ao falar sobre automação de marketing, Jared explicou como é possível gerar mais receita aumentando o funil de vendas. Ele contou que 75% das empresas que usam automação de marketing têm retorno de investimento dentro de 12 meses. Aproximadamente 44% têm o ROI dentro de seis meses.
Também mostrou que 58% dos profissionais de marketing disseram que o maior benefício da automação de marketing foi o aumento das oportunidades – incluindo vendas em alta velocidade e comunicações mais oportunas.
Segundo ele, as empresas que usam a automação de marketing geram o dobro de leads como aqueles que usam apenas o software de e-mail.
Outros profissionais também falaram sobre tendências do marketing digital e mostraram a importância de as agências se manterem atualizadas e tiraram dúvidas sobre os mais diversos temas.
A SharpSpring proporcionou um ambiente de debate e aprendizado para agências antigas e recém-fundadas, buscando evoluir o nosso mercado e criar um ambiente propício para que todos possam crescer.