Checklist: como usar nas demandas da agência
13 de novembro de 2017
Olha, vamos confessar: nem todo mundo tem o dom da organização, não é mesmo? E há vários estudos que justificam a desordem das pessoas. Você já deve ter lido por aí algo do tipo: “Pessoas criativas são desorganizadas” ou “Pessoas inteligentes costumam não ter organização”, mas não podemos negar que a organização é necessária, principalmente no trabalho.
Em uma agência, então, nem se fala! É necessário ter disciplina para atender com qualidade os clientes, potencializar os resultados e estar à frente da concorrência. Existem tantos recursos disponíveis para manter a organização no dia a dia, que não há espaço para desculpas! E o principal deles é o checklist, tão disseminado atualmente pelo marketing de conteúdo.
Vamos te ensinar a usar o checklist nas demandas da agência e até mesmo como produto para seus clientes.
Checklist: como organizar as tarefas e metas da agência
Tem coisa mais chata do que retrabalho? O checklist te ajuda a ser mais produtivo, porque poupa seu tempo e diminui a margem de erro. Você vai economizar seus recursos com o uso dessa ferramenta para os principais processos da sua agência.
Primeiro, faça um levantamento de quais são. Aqui vão algumas sugestões:
- Setup de Campanhas;
- Disparo de Newsletter;
- Lançamento de e-book;
- Configuração de Tools;
- Campanha de Google Adwords;
- Criação de site;
- Entrada de novo funcionário na agência;
- Compra de novo computador;
- SEO Site Clinic;
- Disparo de e-mail marketing.
A partir disso, você poderá definir metas realistas e alcançar pequenas conquistas a partir de prazos curtos e resultados mensuráveis.
Onde e como fazer checklist
A estrutura do checklist é simples: um título identificando o trabalho e as tarefas diluídas abaixo. É como um passo a passo. Veja um exemplo:
Viagem para a Europa
[ x ] Conferir passaporte
[ ] Comprar passagem
[ ] Definir roteiros
[ ] Fazer mala
[ x ] Comprar roupas de frio
Você pode utilizar a tecnologia a seu favor. Existem diversos aplicativos, que você pode acessar até mesmo do seu celular. Conheça as mais utilizadas:
- Google Keep: é o bloco de notas do Google. Além de ter a versão mobile, também tem a versão Web;
- Google Drive: o app de planilha do Google pode ser utilizado de diversas maneiras, incluindo gerenciar o passo a passo das tarefas;
- Evernote: possui funcionalidades como agenda, desenho, gravação de áudio e até serviços de criação colaborativa, como o Google Docs;
- Trello: um dos mais famosos nas agências, esse software é tão querido pois permite encontrar informações facilmente, identificar o andamento de vários projetos, criar e copiar checklists e controlar prazos de forma visual. Vale a pena conferir;
- One Note: seu visual amigável traz recursos como fazer anotações manuscritas e convertê-las em texto digitado. As possibilidades para destacar o que é importante e expressar ideias com cores ou formas são instigantes.
Checklist como material rico para os clientes
Os e-books e infográficos são materiais ricos muito produzidos pelas agências, mas os checklists estão conquistando o coração dos usuários, pois são práticos, educativos e diretos.
Você pode criar um checklist para ensinar os usuários a utilizarem um produto ou a realizarem um processo do seu interesse. Alguns exemplos:
- Checklist para lançamento de e-book;
- Checklist para fazer a sobrancelha;
- Checklist para a sua viagem para o exterior.
As possibilidades são muitas com essa ferramenta. Comece a usar e colher os resultados a pequeno prazo!