Como fazer o escopo do projeto de inbound marketing
14 de dezembro de 2017
Grandes e pequenas edificações não se resumem a material de construção, construtora, pedreiros, arquitetos e engenheiros. Por trás do sucesso de obras extraordinárias existe uma disciplina chamada “gestão de projetos”.
Sem a gestão de projetos, uma obra corre risco iminente de extrapolar o orçamento, o prazo de entrega e de não atender às expectativas iniciais. Tá, mas o que isso tem a ver com escopo e, principalmente, com inbound marketing? Tudo! Vamos por partes.
Um dos pontos mais críticos da gestão de projetos é o escopo, determinante para o sucesso de qualquer projeto, seja de engenharia, de TI ou de marketing. A forma como você trabalha o escopo pode atrapalhar o desenvolvimento e o crescimento da sua agência ou fazê-la voar. Entenda a seguir!
O que é escopo: você sabe mesmo?
Segundo o Guia PMBOK (um livro de boas práticas desenvolvido pelo Instituto de Gerenciamento de Projetos), escopo trata-se do “trabalho que precisa ser realizado para entregar um produto, serviço ou resultado com as características e funções especificadas”.
O escopo do projeto faz parte da fase de planejamento, e consiste em registrar:
- Objetivos específicos;
- Entregas;
- Custos;
- Prazos;
- Descrição dos serviços ou produtos.
É elaborado para explicar ao cliente os limites do projeto, estabelecer responsabilidades de cada membro da equipe e apontar os procedimentos tanto para a realização quanto para a verificação e aprovação do trabalho.
O escopo, então, é importante para a agência e para o cliente, pois esse documento permite o nivelamento das expectativas de ambas as partes em relação ao projeto e a fluidez dos trabalhos.
Segundo Aquiles Casabona (CEO da agência ASB Marketing), o escopo já se tornou prática mandatória em sua agência:
Temos um processo definido e detalhado, no qual todo o escopo do projeto é detalhado desde o kick-off do projeto. Dessa forma, fica transparente para o cliente todas as etapas do projeto sem que haja dúvidas no decorrer do projeto.
Para você chegar ao escopo ideal, antes, são necessários alguns passos. Confira!
Como definir o escopo do inbound marketing, afinal?
Construir escopo de projeto de serviços digitais é um desafio ainda maior. Além dos clientes muitas vezes desconhecerem a abrangência dos serviços, é comum não expressarem exatamente o que desejam atingir com a contratação do projeto de inbound marketing.
Como o assunto está em alta, alguns desejam apenas fazer parte, mas não se dão conta de como isso irá ajudar no crescimento da própria empresa. Então, cabe à agência descobrir o que seu cliente deseja e montar um pacote personalizado para ele, afinal, as necessidades e objetivos de cada cliente são peculiares, nunca idênticos.
A definição do escopo dependerá dos seguintes passos:
1° passo: Briefing
Sim, ele mesmo, o bom e velho conhecido das agências. É nessa fase que você entenderá o contexto do cliente e como sua equipe pode ajudá-lo. Faça um briefing que responda às seguintes questões sobre ele:
- Necessidades;
- Objetivos;
- Problemas que está enfrentando;
- Oportunidades para superá-los;
- Seus objetivos com o Marketing Digital. Onde ele quer chegar?;
- Por que está contratando o inbound marketing.
Com essas respostas, você pode chegar a algumas conclusões sobre objetivos e metas:
- Gerar Leads qualificados;
- Aumentar o ticket médio;
- Ser autoridade no seu setor;
- Otimizar conversões do funil;
- Diminuir custo de aquisição;
- Fidelizar clientes.
2° passo: Diagnóstico
Antes de sugerir soluções, é necessário avaliar o histórico do cliente e entender qual será o esforço necessário em relação à cada etapa do Funil de Vendas do Inbound Marketing. Entenda em qual estágio sua presença digital se encontra. O que precisa ser melhorado? O que pode ser aproveitado e o que deve ser abolido?
Avalie separadamente como o cliente trabalha atualmente cada fase do funil de vendas: atrair, converter, relacionar, vender e reter.
3º e último passo: Definição do escopo
A partir das projeções que você realizou do funil de vendas e com as informações obtidas, você conseguirá elaborar o plano estratégico, que nada mais é do que o escopo. Os serviços possíveis são muitos, e citaremos alguns logo abaixo, mas lembre-se de selecionar aqueles que se enquadram na estratégia do cliente:
- Kick-off: planejamento e setup de blog;
- Atração: análise de SEO, produção de artigos e mídia paga;
- Conversão: material rico e construção de Landing Page;
- Relacionamento/venda: fluxo de automação, E-Mail Marketing mensal;
- Análise: relatório mensal de desempenho.
Com o escopo do projeto de inbound marketing definido, é importante contar com ferramentas que lhe ajudem a executar todo o seu plano e a obter dados reais sobre o desempenho da sua campanha. Para isso, vale a pena adotar a automação de marketing em sua rotina. Para te ajudar, criamos um guia completo de automação para agências, leia agora!