Você sabe produzir conteúdos de fundo de funil?
8 de novembro de 2016
Quando os leads chegam ao fundo do funil eles se tornam extremamente importantes e merecem uma atenção mais que especial dos produtores de conteúdo. Nesta balança de produção, o maior volume deve ser destinado ao topo de funil, onde alcança a maior parte do público e faz um papel educador. Já no fundo do funil os posts são em menores quantidades, mas com maior foco e precisão na abordagem porque os usuários já estão prontos para a compra. Qualquer detalhe, qualquer informação extra pode ser o ponto de decisão.
No fundo do funil, o lead já comparou soluções, já buscou alternativas para resolver o problema. Até então ele se mantém firme e com atenção para o produto ou serviço do seu cliente porque está considerando como a melhor opção. Nesta fase ele está considerando os riscos e as chances de errar ao fazer a compra.
Confira aqui algumas dicas de como produzir para material para esse público mais exigente.
Conteúdo de fundo de funil: foco em vendas
Como nessa fase o que está em jogo é a decisão do cliente, a equipe comercial deve ser uma fonte fundamental de informações. Tente responder questões que seriam consideradas pelos compradores: por que esse produto? Por que comprar agora? Como funciona? Qual a efetividade? Quanto custa? Se a resposta para a maior parte delas for positiva, a chance de venda fica muito alta. Por isso, o time comercial seria o mais indicado para elaborar os conteúdos nesta etapa.
Alinhamento do produto
Esta fase pode contar com os produtos já gerados para outras fases como e-books, webinars, e-mail marketing. O que muda é o conteúdo e o alinhamento com a estratégia de vendas. A questão agora é passar informações que levem à compra, sem mais discutir problemas ou fazer comparativos. A ideia é mostrar porque esse produto ou serviço é a solução e quais resultados serão alcançados.
O que mais você pode fazer?
Há diversos conteúdos e serviços que podem ser criados para passar mais informações ao futuro cliente. Confira aqui algumas dicas:
Free trials: o teste gratuito, destinado principalmente para empresas que vendem softwares. É importante para que o cliente faça um “test-drive” no produto e tome a decisão com mais maturidade.
Vídeos: a informação visual é importante para assimilar as informações e dá mais densidade à mensagem
Cursos: identifica e qualifica quem está pronto para a compra.
Diagnósticos: oportunidade para apontar os gaps ao futuro cliente e expor como o produto ou serviço pode resolvê-los.
Case de sucesso: onde o cliente poderá saber exatamente como a solução acontece.
Depoimentos: ajuda na credibilidade da empresa.
Estimativas: o cliente tem noção do que pode ou não esperar. Ajuda a não criar falsas expectativas e a não se frustrar depois. Lembre-se que o objetivo não é só vender, mas tornar cliente contínuo.
Página do produto: voltado mais para conteúdo institucional e comercial, mas que é básico e fundamental no processo de venda.
Demonstrativos: mostrar como é possível utilizar o produto e o serviço é a base para que o cliente tenha mais subsídio na hora da compra.
Planilhas: é um tipo de conteúdo bastante atrativo para mostrar ao cliente potencial os benefícios do produto como uma solução para o problema.
E-mail marketing: é o mais comum e mais eficiente na fase do fundo do funil por permitir uma comunicação mais elaborada e dinâmica como o futuro cliente.
Newsletter: é um formato que ajuda a engajar ainda mais os leads.
User content generated: faz com que os próprios clientes passem a visão de como utilizar o produto e até apontem outras usabilidades
Em busca dos resultados!
Com os conteúdos certos e na hora exata, as chances de acertar e fechar a venda são maiores. Por isso, nos conteúdos de fundo de funil tente ser o mais específico possível. Lembre-se que seu público é qualificado e está interessado no produto ou serviço oferecido pelo seu cliente. A compra pode acontecer a qualquer momento, demandando só tempo, amadurecimento e a informação certa.
Com conteúdos qualificados e diversificados, a chance de sucesso no Inbound Marketing é ainda maior. Boa sorte na produção!