Convença o seu chefe de que é hora de usar a automação de marketing

29 de junho de 2017


 

Não é novidade para ninguém que promover mudanças é um desafio e tanto para algumas empresas. Muitos executivos ainda preferem seguir seu feeling (ou o bom e velho instinto) na hora de tomar decisões – mesmo tendo possibilidades de contar com o apoio de dados para isso. Em outros casos, há corporações que ainda vivem a era analógica, ignorando a transformação digital em andamento.

 

Você se identificou com algumas das situações acima? Fique calmo, não está sozinho nesse barco. Vamos apoiá-lo no convencimento de que a automação de marketing pode ajudar (e muito) sua empresa a decolar.

 

Antes de mais nada, é preciso entender o atual posicionamento com relação às práticas do marketing. Isso pode ser inclusive perguntado ao seu chefe, caso você tenha alguma dúvida.

 

Caso detecte que ainda esteja ainda numa fase bem inicial,por aí, já será possível perceber qual caminho trilhar (ou o quanto será tortuoso).

 

A seguir, vamos listar um passo a passo de como convencer a liderança de que automação de marketing é fundamental para o sucesso de qualquer negócio nos dias de hoje.

 

Como explicar a necessidade de implantação a automação de marketing

 

1º passo: mostre a necessidade de mudar!

 

A melhor maneira de fazer isso é demonstrando o quanto o seus clientes mudaram o comportamento. Se em outras épocas, para impactar seus consumidores, bastava uma propaganda no intervalo de uma novela, hoje em dia isso perdeu (demais) a relevância.

E isso não é ‘culpa’ somente da internet, não! Os vários canais de informação que um consumidor pode recorrer antes de fechar um negócio já indica que temos que olhar para essa pergunta abaixo com muito carinho:

 

Afinal de contas, qual é a estratégia de marketing da sua empresa?

 

Independente da sua resposta, é natural que ela inclua pensar (ou desenvolver melhor) as estratégias de marketing digital. Ela irá potencializar aquilo que já está traçado para os demais canais. E é aí que a automação de marketing ganha força: ela faz com que os dados de sua empresa orientem a tomar decisões mais consistentes.

 

Listamos alguns exemplos que podem ajudá-lo a explicar melhor isso. Pegue como exemplo os canais que sua corporação já possui, como um site. Avalie se você está tirando o melhor que essa ferramenta pode oferecer a você!

 

Uma solução de automação de marketing permite você harmonizar os canais, criando interações com aqueles que têm interesse em fechar negócio com sua empresa: ou seja, os clientes!

 

Trocando em miúdos: em vez de ter uma ferramenta de CRM, outro para gerar relatórios e um terceiro para disparar e-mails com atualizações, você pode contar com uma única solução tecnológica que reúne numa só interface esses pontos.

 

É espetacular, não é mesmo?

 

2º passo: vá além dos dados e aponte uma estratégia clara

 

Ok, vamos supor que a etapa anterior já foi convincente, certo? Embora a ferramenta de automação de marketing seja seu braço direito (e esquerdo), a partir dela é preciso ter uma estratégia muito clara.

 

Veja alguns insights interessantes que você pode listar ao seu chefe como possibilidades a serem adotadas, a partir do posicionamento de tornar o site um importante canal de relacionamento com seus clientes (e potenciais consumidores):

 

  • Colete endereços de e-mail de clientes potenciais;
  • Crie listas de conteúdos interessantes para estimular sua audiência a sempre dar uma passada no site;
  • Abasteça o blog do seu site com conteúdos relevantes, falando diretamente às necessidades do seu cliente (e como seu serviço poderá ajudá-los a eliminar suas dores);
  • Utilizar as redes sociais como canais de difusão desses conteúdos para que outros internautas possam chegar até sua empresa;
  • Monitorar quais conteúdos foram consumidos e por quem, para gerar uma segmentação personalizada, a partir do rastro de navegação de cada um;

 

Isso e muito mais. E aí, ficou mais fácil convencê-lo a investir numa solução tecnológica?

 

3º passo: evidencie como está o mercado nesse cenário

 

Sabe aquela máxima de que “não basta ser honesto, é preciso provar que é honesto”. Pois bem: no campo da automação de marketing, você terá os dados para justificar o quanto esse caminho é promissor e ajuda as empresas.

 

Aliás, muitas delas já ‘descobriram’ esse caminho ao pote de ouro e estão bebendo dessa fonte.

 

Veja só:

 

  1. Quase 70% das empresas já estão usando atualmente uma plataforma de automação de marketing ou seguem em processo de implementação de uma solução assim.
  2. As empresas de ponta em seus segmentos são aquelas que já aderiram a uma plataforma de automação de marketing.
  3. 77% dos diretores de marketing de empresas de alto desempenho indicam que o principal motivo para implementar a automação de marketing é gerar receita.
  4. 63% das empresas que estão superando seus concorrentes usam a automação de marketing.

 

Bom, temos certeza de que você possua motivos de sobra para apresentar a ele, não é mesmo?

 

Tenha essa conversa com ele e volte aqui no blog para ver outros conteúdos que podem ajudar você a tornar sua empresa ainda mais forte na área do marketing digital, combinado?

 

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