Visão Geral da Entregabilidade do Gmail
Última atualização: 11 de novembro de 2024
E-mails enviados no Lead Gen & CRM de um endereço @gmail.com podem ser devolvidos ou considerados SPAM.
Além disso, o Google anunciou que a partir de fevereiro de 2024, eles irão endurecer os requisitos para e-mails recebidos por seus usuários. Um desses requisitos é que todos os e-mails enviados para seus usuários devem vir de um domínio que esteja autenticado e tenha uma política DMARC publicada.
Este artigo detalhará os vários aspectos do envio de e-mails para domínios do Gmail e do Google.
Conteúdo do Artigo
Teste | ✓ | |
Essencial | ✓ | |
Avançado | ✓ | |
Ultimate | ✓ |
Administradores | ✓ | |
Gerentes de Empresa | ✓ | |
Gerentes de Marketing | ✓ | |
Gerentes de Vendas | ||
Vendedores | ||
Vendedores Jr. |
A Guia Promoções
Uma das preocupações mais comuns ao enviar e-mails é cair na guia Promoções do Gmail. Há muito envolvido com as guias do Gmail e como elas se aplicam aos e-mails. Quando o sistema de guias do Gmail foi implementado em 2013, os profissionais de marketing temiam que a guia Promoções se tornasse um deserto onde seus e-mails acabariam, nunca sendo lidos por destinatários dispostos. Em resposta, os profissionais de marketing tentaram vencer o algoritmo do Google e colocar seus e-mails nas guias Social, Atualizações e Primária do Gmail.
Você não pode evitar a guia Promoções como um profissional de marketing por e-mail. O Gmail analisa a linguagem e a origem de todos os e-mails que passam como parte de seu gateway e filtragem de spam, e o algoritmo do Google procura certas frases e combinações de palavras para decidir em qual guia um e-mail deve cair. Com milhões e milhões de e-mails passando por esse algoritmo todos os dias, o Google se tornou bastante habilidoso em identificar seus e-mails promocionais e de marketing.
Essencialmente, para não cair na guia Promoções, você precisaria evitar enviar e-mails de marketing – ou pelo menos enviar um e-mail tão estranho que o algoritmo não detectasse nenhuma linguagem promocional. Neste ponto, é melhor não fazer nada em relação à guia Promoções – e isso está bem.
Configuração da Caixa de Entrada
Em 2015, Return Path lançou uma análise de 3 milhões de usuários do Gmail – incluindo 400.000 configurações de caixa de entrada e 55 milhões de mensagens de e-mail – para descobrir como a guia Promoções está afetando o engajamento com mensagens de marketing. A análise da Return Path descobriu que apenas 0,3% de todas as mensagens comerciais chegam à guia Primária, e que a guia Promoções recebe 90% de todas as mensagens comerciais.
Mais do que isso, a configuração da caixa desempenha um papel fundamental. A Return Path descobriu que, antes da configuração da caixa de entrada, as mensagens que são colocadas na guia Promoções são lidas em uma taxa semelhante. No entanto, essas mensagens foram lidas em uma taxa mais alta do que quando foram colocadas na guia Social.
O que isso significa é que, com uma caixa de entrada configurada, 93% das mensagens de marketing foram enviadas para a guia Promoções da caixa de entrada. Sem configuração, 77% desses tipos de mensagens foram enviadas para a guia Primária. Além disso, o número de reclamações de spam para as mensagens enviadas para a guia promocional foi menos da metade das reclamações para aquelas mensagens enviadas para a guia Primária.
A análise da Return Path revela que a compensação para mensagens na guia Promoções é uma taxa de entrega significativamente mais alta com taxas de reclamação de spam muito mais baixas – tudo isso enquanto tem pouco efeito sobre as taxas de engajamento e leitura.
Entregando na Guia Primária
A guia Promoções é muito menos prejudicial do que parece. E-mails que são enviados para a guia Promoções não são apenas em sua maioria inofensivos, mas na verdade proporcionam melhores taxas de entrega enquanto recebem menos reclamações de spam.
Dito isso, existem três maneiras de ter suas mensagens entregues na guia Primária. No entanto, elas dependem do seu destinatário:
- Seu destinatário adiciona seu endereço De à lista de contatos dele. Se o contato estiver na lista de endereços, o Gmail irá substituir a configuração do e-mail promocional e colocá-los na guia Primária.
- Seu destinatário move o e-mail para a guia Primária. Se o contato mover o e-mail da guia Promoções para a guia Primária, os e-mails subsequentes seguirão o mesmo padrão e serão entregues lá.
- Seu destinatário estrela o e-mail. E-mails que são estrelados serão movidos para a guia Primária. Como estelar um e-mail o coloca na categoria de Estrelados e considera o e-mail como importante, e-mails de acompanhamento também podem ser colocados nesta guia.
Entregabilidade do Google Apps e Domínios do Google
Para muitos profissionais de marketing por e-mail, as guias do Gmail são apenas o começo da entregabilidade. Endereços de Gmail pessoais e comerciais hospedados através do Google Apps frequentemente correspondem a até 40% de suas listas. Isso significa que a entregabilidade para esses domínios pode afetar dramaticamente o desempenho geral do seu programa de marketing.
Para maximizar a entregabilidade para domínios do Google, considere o seguinte:
- Siga as Diretrizes para Remetentes em Massa do Google. Os filtros de spam do Gmail são altamente ajustados para engajamento. Você quer o máximo de engajamento positivo (pessoas abrindo, clicando, passando um tempo lendo seu conteúdo, marcando você como um remetente confiável), e o mínimo de engajamento negativo (baixas aberturas, baixos cliques, altas reclamações de spam e altas taxas de cancelamento de inscrição). Isso é alcançado enviando conteúdo envolvente e relevante que as pessoas se inscrevem—e continuam querendo.
- Inscreva-se no Postmaster Tools do Google. Isso permite que você verifique sua própria reputação de e-mail atualizada. O Google entrega e-mails para remetentes confiáveis. Novos remetentes e profissionais de marketing com históricos de remetente ruins podem ver seus e-mails bloqueados ou atrasados. Você pode ver sua reputação de remetente ao longo de várias dimensões diferentes usando o Postmaster Tools.
Política DMARC do Google
Em outubro de 2015, o Google anunciou mudanças em sua política DMARC, que entrou em vigor em junho de 2016. Agora, ao enviar mensagens usando um endereço de com @gmail.com para enviar e-mails do Lead Gen & CRM, essas mensagens serão devolvidas ou ir para a pasta de spam do destinatário.
Além disso, o Google anunciou recentemente que a partir de fevereiro de 2024, eles irão endurecer os requisitos para e-mails recebidos por seus usuários. Um desses requisitos é que todos os e-mails enviados para seus usuários devem vir de um domínio que esteja autenticado e tenha uma política DMARC publicada.
A política DMARC do Gmail é consistente com muitos outros provedores de e-mail importantes, como Yahoo e AOL, que têm políticas de rejeição DMARC de longa data.
Autenticação DKIM
À medida que o e-mail continua a evoluir como um método importante de comunicação, os ISPs estão verificando se os e-mails que você está enviando realmente vêm de você. Os ISPs recompensam e-mails autenticados por DKIM com melhor entrega na caixa de entrada – o que significa que você obtém melhores taxas de abertura e mais conversões porque mais pessoas verão sua mensagem.
Para configurar o DKIM, você precisará ter acesso às configurações de DNS, que estão localizadas fora do Lead Gen & CRM. Atualmente, quase todos os ISPs importantes têm algum método de autenticação de e-mail. Entre em contato com seu ISP para mais informações sobre que tipo de autenticação de e-mail eles oferecem.
Nota: O Suporte do Lead Gen & CRM pode ajudar com a configuração de CNAME e DKIM.
- Configurando DKIM e SPF
- Configurando DKIM com GoDaddy
- Configurando DKIM com Namecheap
- Configurando DKIM com Host Gator
Em certos casos, você pode precisar entrar em contato com seu administrador ou especialista em TI para configurar totalmente o DKIM.
Próximos Passos
Para ajudar a garantir que seu e-mail seja entregue a domínios do Google, o Lead Gen & CRM requer o seguinte:
- Use seu próprio domínio (como @minhaempresa.com) como o endereço de para enviar e-mails no Lead Gen & CRM. Evite usar domínios de e-mail gratuitos, como Yahoo, AOL ou mesmo Gmail.
- Revise seus modelos de e-mail existentes no Lead Gen & CRM, incluindo aqueles acionados por automação, e ajuste o endereço de conforme necessário.
- Configure o DKIM para seu domínio.
- Inclua um registro DMARC para seu domínio.