Visão Geral do Pipeline de Vendas


O Pipeline de Vendas fornece um conjunto abrangente de recursos que facilitam, rastreiam e permitem que você supervise as várias etapas para garantir vendas. Este artigo fornecerá uma visão geral do recurso Pipeline e sua interatividade com as outras partes do Constant Contact Lead Gen & CRM.


Conteúdo do Artigo

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Gerentes de Marketing
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Vendedores
Vendedores Jr.

Entendendo o Pipeline de Vendas

No Lead Gen & CRM, um pipeline é um ciclo de vendas completo. Os pipelines contêm várias etapas pelas quais uma oportunidade passará. Os pipelines podem ser personalizados através do painel de Estágios de Oportunidade.

As etapas do pipeline são passos individuais e personalizáveis usados para acompanhar o progresso de uma oportunidade desde o início até o final do ciclo de vendas.

A funcionalidade do Pipeline é uma representação visual de um fluxo de vendas e é a principal ferramenta a ser utilizada ao gerenciar e acompanhar vendas. O Pipeline de Vendas é uma ferramenta poderosa, pois permite que você veja em qualquer momento exatamente onde uma oportunidade de venda está no fluxo de vendas.

Nota: Crie até 2 pipelines nos planos Trial e Essential. Crie pipelines ilimitados nos planos Advanced e Ultimate.

Usando o Pipeline de Vendas

Os pipelines são totalmente personalizáveis e refletem suas vendas de acordo com os parâmetros definidos. O objetivo do pipeline é criar oportunidades e arrastar e soltar essas oportunidades de etapa para etapa até que sejam consideradas uma venda.

Clique em Vendas > Oportunidades na barra de ferramentas à esquerda para acessar o pipeline.

Clique em Oportunidades de Vendas

Dependendo de como seus leads foram atribuídos, você pode ou não ver algo no Pipeline.


O Editor de Pipeline

Múltiplos pipelines podem estar ativos ao mesmo tempo, já que diferentes tipos de vendas podem exigir diferentes etapas de pipeline ou outros parâmetros. Você pode criar pipelines para melhor atender às suas necessidades de vendas. Isso é feito através do Editor de Pipeline.

Para acessar o Editor de Pipeline, clique em  Vendas > Oportunidades na barra de ferramentas à esquerda.

  1. Clique  more.png  Opções.
  2. Clique em Editar Estágios do Pipeline.Clique em Editar Estágios do Pipeline

Alternativamente, você pode fazer o seguinte:

  1. Clique em 12personas.png  Menu do Usuário > Configurações na barra de ferramentas superior ou Configurações na parte inferior da barra de ferramentas à esquerda.
  2. Clique em Editor de Pipeline, localizado sob Recursos no painel esquerdo.Clique em Editor de Pipeline

Criando um Novo Pipeline

Você pode criar pipelines para abrigar oportunidades.

Para criar um novo pipeline, acesse o Editor de Pipeline.

  1. Clique  cog.png  Opções > Novo Pipeline.Clique em Novo Pipeline
  2. Insira um nome para o pipeline.
  3. Clique em Criar Pipeline.
    Importante: usuários do Lead Gen & CRM estão limitados a um pipeline. Usuários de Marketing Automation podem criar pipelines ilimitados.

    Clique em Criar Pipeline

  4. Clique na aba do novo pipeline.
  5. Opcionalmente, após criar o pipeline, clique  pencil.png  Editar para inserir uma descrição do pipeline.Clique em Editar para editar a descrição

Adicionando Etapas a um Pipeline

Pipelines criados não possuem dados de etapa. Os dados de etapa devem ser adicionados a um pipeline para que ele seja utilizável. As etapas devem ser diferentes o suficiente umas das outras para definir claramente em que parte do fluxo de vendas uma oportunidade se encontra. Os pipelines podem ter tão poucas ou tantas etapas quanto necessário.

Para adicionar etapas a um pipeline, faça o seguinte:

  1. Acesse o Editor de Pipeline.
  2. Clique  cog.png  Opções > Etapa do Pipeline.
  3. Insira um nome para a etapa no campo Nome da Etapa do Negócio.
  4. Selecione o pipeline do qual esta etapa fará parte no menu suspenso Pipeline.
  5. Selecione o valor de probabilidade no menu suspenso Probabilidade.
  6. Insira uma descrição para a etapa no campo Descrição.
  7. Opcionalmente, insira o número de dias entre o contato anterior que as oportunidades devem ser engajadas via telefone e e-mail na seção Política de Automação de Vendas.
  8. Clique em Adicionar Fase do Pipeline.

Importante: O nome do pipeline padrão, que é intitulado Pipeline de Vendas, não pode ser editado. Este pipeline não pode ser excluído.

Edição de Estágios do Pipeline

Você pode editar os estágios do pipeline conforme necessário.

Para editar os estágios do pipeline, faça o seguinte:

  1. Acesse o Editor de Pipeline.
  2. Selecione a aba do pipeline desejado.
  3. Clique  more.png  Opções > Editar no estágio do pipeline desejado.
  4. Edite as informações de cada estágio conforme necessário.
  5. Clique em Salvar Configurações.
  6. Repita conforme necessário para todos os estágios aplicáveis.

Importante: O pipeline padrão, que é intitulado Pipeline de Vendas, não pode ser editado.


Configuração de um Pipeline Padrão

A funcionalidade de Pipeline permite que você acompanhe todos os seus pipelines. Você pode alterar os parâmetros de um pipeline para visualizar outro pipeline, a atividade de um pipeline ao longo de um determinado período ou os proprietários de um pipeline. Para mudar qual pipeline você está visualizando, comece a partir de Vendas > Oportunidades na barra de ferramentas à esquerda.

  1. No menu suspenso do pipeline, selecione o pipeline desejado.
    Nota: Apenas pipelines com Estágios de Negócios definidos aparecerão nesta lista.
  2. Opcionalmente, clique no  eye.png  Padrão ícone ao lado do nome de um pipeline para definir esse pipeline como o pipeline padrão.Clique em Padrão

Exportando Dados do Pipeline

Você pode salvar dados do pipeline para referência futura.

Para exportar dados do pipeline para um arquivo de planilha, faça o seguinte:

  1. Clique em Vendas > Oportunidades na barra de ferramentas à esquerda.
  2. Selecione o pipeline desejado no menu suspenso Pipeline.
  3. Selecione os parâmetros de data no menu suspenso Intervalo de Data.
  4. Selecione os proprietários aplicáveis no menu suspenso Proprietários.
  5. Clique  more.png  Opções.
  6. Clique em Exportar Oportunidades para .CSV.
  7. Clique no link que aparece na parte superior da tela.
  8. Clique na exportação para baixar o arquivo.

Exportando Dados

Para acessar informações exportadas do pipeline no Gerenciador de Exportação do Lead Gen & CRM, faça o seguinte:

  1. Clique em Contatos na barra de ferramentas à esquerda.
  2. Clique  more.png  Opções > Gerenciador de Exportação.
  3. Clique em um item para baixar automaticamente o arquivo .CSV

Exportando Dados


Excluindo Estágios do Pipeline

Você pode excluir estágios do pipeline que não precisa mais. Para excluir estágios dentro de um pipeline, faça o seguinte:

  1. Acesse o Editor de Pipeline.
  2. Selecione a aba do pipeline desejado.
  3. Clique  more.png  Opções > Excluir em um estágio do pipeline.
  4. Selecione um estágio de negociação em outro pipeline para anexar leads na janela modal que aparece.
  5. Digite Deletar na caixa de texto.
  6. Clique em Eliminar Fase de Negociação.

Excluindo um Pipeline

Você pode excluir pipelines somente após ter excluído todas as etapas de um pipeline. Para excluir pipelines, faça o seguinte:

  1. Acesse o Editor de Pipeline.
  2. Selecione a aba do pipeline a ser excluído.
  3. Passe o mouse sobre o nome do pipeline.
  4. Clique  close.png  Deletar.
  5. Clique Deletar Pipeline na janela modal que aparece.

Importante: O pipeline padrão, intitulado Pipeline de Vendas, não pode ser excluído.

Criando Oportunidades a partir de Leads Qualificados

No painel esquerdo da seção de Pipelines, há uma lista de todos os seus leads qualificados. Você pode criar oportunidades a partir desses leads qualificados, para que possa vincular sua receita projetada ao seu principal ponto de contato.

Para criar oportunidades a partir de leads qualificados, comece em Vendas > Oportunidades na barra de ferramentas à esquerda.

  1. Passe o mouse sobre o lead desejado em Leads Qualificados no painel esquerdo e clique  plus3.png  Adicionar.Passe o mouse sobre o lead desejado
  2. Insira um nome para a oportunidade no campo Nome da Oportunidade.
  3. Atribua uma conta usando o botão Adicionar Conta .
  4. Insira as seguintes informações na seção Campos da Oportunidade:
    • A data de fechamento esperada
    • O status da oportunidade
    • O pipeline desejado
    • A fase do pipeline da oportunidade
    • Um proprietário de lead para a oportunidade
    • O valor monetário da oportunidade
    • Opcionalmente, insira a campanha Primária
    • Opcionalmente, insira a campanha da Oportunidade
    • Selecione a probabilidade de fechar a oportunidade na seção Probabilidade de Fechamento.

    Preencha os Campos da Oportunidade

  5. Opcionalmente, clique em Adicionar Produtos para adicionar produtos à oportunidade.
  6. Clique em Salvar.Clique em Salvar
Nota: Os Pipelines podem exibir um máximo de 500 oportunidades ao mesmo tempo.

Uma vez que sua oportunidade é criada, você pode movê-la pelo pipeline arrastando e soltando de uma fase para outra.

Criando Oportunidades no Pipeline

Você pode criar oportunidades através de pipelines. Para criar uma oportunidade através de um pipeline, comece em Vendas > Oportunidades na barra de ferramentas à esquerda.

  1. Clique em + Criar na barra de ferramentas do pipeline.Clique em + Criar
  2. Insira os detalhes de um contato existente ou clicando na aba Criar Novo Contato, adicione as informações de um novo contato que serão associadas à oportunidade no campo de texto.
  3. Clique em Continuar.Clique em Continuar
  4. Insira as informações da oportunidade conforme necessário.
  5. Clique em Salvar.Clique em Salvar
Nota: Os pipelines podem exibir um máximo de 500 oportunidades ao mesmo tempo.

Compreendendo os Ícones das Oportunidades no Pipeline

As oportunidades terão ícones adicionados a elas quando atenderem a certos critérios. Esses ícones fornecem uma visão rápida de informações importantes sobre e ações necessárias para uma oportunidade.

Esses ícones são os seguintes:

PipelineIcons.png
Ícone Nome Descrição
pushpin.png Sem Acompanhamento Definido A oportunidade tem uma tarefa atrasada ou nenhuma tarefa atribuída.
clock.png Data de Fechamento Passada A data de fechamento passou para a oportunidade.
paper.png Notas Não Lidas A oportunidade tem notas que não foram lidas.
Calendário  A oportunidade tem uma tarefa agendada

Envio de E-mail Inteligente

Você pode enviar E-mail Inteligente dentro de uma oportunidade. Para enviar E-mail Inteligente, abra uma oportunidade existente ou crie uma nova oportunidade na página Vendas > Oportunidades na barra de ferramentas à esquerda.

  1. Clique na aba Contatos na oportunidade.
  2. Ao lado do contato desejado, clique em more.png  Opções.
  3. Clique em Enviar E-mail InteligenteClique em Enviar Smart Mail
  4. Selecione o E-mail a ser enviado.
  5. Clique em Envio Rápido.Clique em Envio Rápido
Nota: Clique em Personalizar… para modificar o conteúdo do Smart Mail antes de enviar.

Classificando Oportunidades

Suas pipelines podem eventualmente ter muitas oportunidades diferentes em muitos estágios diferentes. Nesse ponto, pode se tornar difícil ver quando as oportunidades foram adicionadas a um estágio. Você pode classificar as oportunidades da pipeline para ver melhor quando as oportunidades foram adicionadas aos estágios.

Para classificar oportunidades, faça o seguinte:

  1. Clique em Vendas > Oportunidades na barra de ferramentas à esquerda.
  2. Clique no menu suspenso Classificar na barra de ferramentas da pipeline.
  3. Selecione a opção de classificação Data ou Nome.
  4. Selecione a mesma opção novamente para alternar entre
    sort-up.png  ordem crescente e  sort-down.png  ordem decrescente.

As oportunidades serão classificadas por aquelas que foram adicionadas na última semana, adicionadas no último mês, adicionadas nos últimos três meses e aquelas adicionadas há mais de três meses.

Nota: As pipelines podem exibir um máximo de 500 oportunidades por vez.

Classificar Oportunidades

Definindo Intervalos de Atualização de Leads Qualificados

Você pode definir manualmente com que frequência a lista de leads qualificados é atualizada.

Para definir as taxas de atualização de leads, faça o seguinte:

  1. Clique em Vendas > Oportunidades na barra de ferramentas à esquerda.
  2. Clique no menu suspenso Leads Qualificados  no painel Leads Qualificados.
  3. Selecione uma das seguintes opções de taxa de atualização:
    • Manual
    • A cada 5 minutos
    • A cada 15 minutos
  4. Opcionalmente, clique  ccw.png  Atualizar para atualizar instantaneamente a lista de leads qualificados.

Clique em Atualizar

Lead Gen & CRM salvará automaticamente sua opção de atualização.


Classificando Leads Qualificados

Você pode classificar a lista de leads qualificados para mostrar melhor aqueles leads nos quais deseja se concentrar.

Para classificar leads qualificados no painel de leads, faça o seguinte:

  1. Clique em Vendas > Oportunidades na barra de ferramentas à esquerda.
  2. Clique no menu suspenso Leads Qualificados  no painel Leads Qualificados.
  3. Selecione uma das seguintes opções de classificação:
    • Ordenar por última atividade
    • Ordenar por Data de Criação
    • Ordenar por Pontuação do Lead
  4. Selecione a mesma opção novamente para alternar entre
    sort-up.png  ordem crescente e  sort-down.png  ordem decrescente.

Classificando Leads Qualificados

Salvando Pesquisas Avançadas de Leads Qualificados

Você pode salvar Pesquisas Avançadas.

Para salvar uma pesquisa de leads qualificados, faça o seguinte:

  1. Clique em Contatos na barra lateral esquerda.
  2. Crie uma Pesquisa Avançada.
  3. Salve a Pesquisa Avançada.
  4. Clique em Vendas > Oportunidades na barra lateral esquerda.
  5. Clique no menu suspenso Leads Qualificados no painel Leads Qualificados.
  6. Selecione uma Pesquisa Avançada salva.

Selecione uma Pesquisa Avançada Salva

Quando uma Pesquisa Avançada tiver mais resultados do que o painel de leads qualificados pode mostrar, clique no link Ir para Contatos na parte inferior do painel de leads para carregar a lista completa de resultados no Gerenciador de Contatos.


Destaque Campos Personalizados de Oportunidade

Você pode alertar os usuários do pipeline sobre quais campos personalizados são importantes para preencher em estágios específicos do pipeline. Para definir os destaques dos campos personalizados, faça o seguinte:

  1. Acesse o Editor de Pipeline.
  2. Selecione a aba do pipeline desejado.
  3. Clique  more.png  Opções > Editar no estágio do pipeline desejado.
  4. Clique no menu suspenso Selecionar Campos  na seção Configurações Adicionais.
  5. Marque as caixas ao lado dos campos que devem ser destacados para o estágio do pipeline.
  6. Insira uma mensagem para exibir que informa os usuários por que o campo personalizado é importante para o estágio do pipeline na caixa de texto Mensagem de Dica de Transição de Estágio.
  7. Clique em Salvar Configurações.
  8. Defina as configurações de destaque em todos os outros estágios do pipeline.
  9. Clique em Salvar Alterações.

Destaque Campos Personalizados de Oportunidade

Uma vez que você tenha definido os destaques dos campos, todas as oportunidades colocadas no estágio do pipeline terão os campos personalizados destacados. Em um pipeline, diferentes estágios podem ter diferentes destaques de campos personalizados, e as oportunidades refletirão isso à medida que forem movidas entre os estágios do pipeline.

Destaques de Estágio do Pipeline