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Como usar a automação de marketing na microempresa

3 de fevereiro de 2020


Já se perguntou como as grandes empresas fazem para divulgar sua marca diariamente e se é possível aplicar? Entenda como utilizar a automação de marketing em sua microempresa.

Microempresa no Brasil costuma ter baixos custos, orçamento apertado e pouco pessoal para trabalhar em áreas específicas. Na verdade, é muito comum ter uma pessoa fazendo múltiplas tarefas para dar conta do trabalho.

Por isso, a automatização de marketing de sua empresa irá tornar mais produtivo o seu tempo investido, além de aumentar a cartela de clientes e elevar as vendas! Conheça mais sobre essa ferramenta.

 

Estratégias básicas de automação de marketing na microempresa

Antes de pensar na automação, primeiro é preciso saber o básico para, mais tarde, definir seu planejamento de marketing e quais ações adotar. O marketing possui elementos básicos em todas as suas estratégias, você só precisa aprender a identificá-los no começo. Entretanto, o marketing digital é, atualmente, a estratégia básica mais recomendada para qualquer empresa.

O que seu usuário faz quando está navegando?

A base de qualquer plano de marketing digital, que é uma das estratégias de marketing com menor custo, é saber como o usuário se comporta quando está navegando.Parece uma pergunta muito difícil, afinal, cada pessoa faz algo diferente.

Por isso, suas perguntas precisam ser com base no perfil do cliente. Vamos usar o exemplo de uma lanchonete que quer iniciar o trabalho com delivery:

  1. Onde a lanchonete será encontrada quando o cliente precisar fazer um pedido?
  2. Como ela será encontrada?
  3. Se o cliente pesquisar por ela, como ele vai pesquisar?
  4. Onde ele irá pesquisar?

Parecem perguntas muito difíceis de responder, mas quando se tem um público-alvo definido, fica mais fácil. Vamos continuar com o exemplo respondendo em ordem:

  1. Principalmente nas redes sociais, como Facebook, por exemplo.
  2. Perfil no Facebook, contato direto via WhatsApp, Google Maps com mais contatos, site.
  3. Hambúrguer, frete grátis, promoções.
  4. O cliente costuma procurar em redes sociais. Principalmente no Facebook. Também costuma pedir dicas para os amigos.

O que é Persona?

É por isso que, na base de qualquer ação de marketing que irá implantar, está o conhecimento sobre sua Persona (público-alvo) e como você conversa com ela para chegar até ela.

A Persona é um personagem fictício que representa seu público-alvo. Ela é a soma do que seu público pensa, se comporta e age em determinadas situações que representem seu negócio. Com uma persona construída, é mais fácil planejar seu marketing se perguntando: Como será que ela vai reagir quando ver Frete Grátis na compra do Combo?

Ainda seguindo o exemplo da lanchonete, e que a persona se chame Maria, a construção da persona será com base nas pesquisas feitas com seu cliente e isso pode ser feito sem que ele perceba.

Pesquisas como satisfação do atendimento, opinião do cliente, região de atendimento, modo de falar e idade ajudam na construção de Maria, que é quem vai dizer se o Combo vai chamar a atenção não.

SEO (Search Engine Optimization)

Agora que temos a Maria e sabemos como ela pensa, o que ela gosta e o que ela espera da lanchonete, precisamos saber como Maria irá achar a lanchonete, não é?

SEO é um conjunto de estratégias que visa melhores posições na hora que o cliente faz a busca no navegador (além de ser uma das principais ferramentas para a automação de marketing na microempresa se tornar efetiva). Ele otimiza suas postagens, visa alcance e procura tornar mais fácil a localização do conteúdo através dos termos de buscas (palavras-chaves).

O SEO também está ligado à otimização de informações que são facilmente encontradas. Local da empresa e horário de atendimento ajudam muito nas buscas.

Agora, imagine que Maria busque por uma lanchonete que entrega delivery até às 22h de domingo em sua cidade. Ela quer hambúrguer, mas quando pesquisa por isso, ela não encontra nada aberto ou que indique estar aberto. É aqui que saber como Maria pesquisa é tão importante. O jeito e o local em que Maria pesquisa sobre irá ajudar que a lanchonete seja encontrada.

Além disso, ter um perfil otimizado e atualizado pensando nas necessidades de Maria, também irá passar segurança para ela, pois, sem precisar entrar em contato, ela vai saber que horas o atendimento começa e termina, quanto ela vai pagar de frete e se a lanchonete ainda tem promoções ativas para aquele dia. Viu a economia de tempo?

Essa é a base e ponto de partida de um marketing digital, mas não acaba aqui.

 

Automação de marketing na microempresa, como fazer!

Saber do básico e fazê-lo manualmente no começo é muito importante para ter um excelente ponto de partida, mas se manter nisso pode estagnar as coisas. Por isso, a automação de marketing na microempresa reduzirá o seu trabalho, alavancar os resultados e deixar a sua equipe ainda mais produtiva.

Veja mais: Conheça dicas para melhorar o seu software de automação de marketing na microempresa 

Observe alguns exemplos de automação:

WhatsApp Business e chatbot

Quase sempre os clientes buscam meios mais rápidos e fáceis de atendimento do que somente dependerem de ligação. Por isso, a maioria prefere usar os mensageiros.

A dica é ter um bot que mande as orientações iniciais para atendimento, visando a produtividade e que faça com que o atendente já saiba o que precisa ser resolvido.

Confira nossas dicas sobre como: Adicionando o WhatsApp à automação de marketing

– E-mail marketing

Os e-mails marketing ainda são muito utilizados, principalmente quando o assunto é manter clientes antigos que gostam de receber as novidades e cupons de descontos, além de trazer de volta clientes que não voltaram mais ou não conluiam compras.

Use o e-mail marketing com conteúdo relevante que entregue uma amostra do seu trabalho. Algo que gere confiança ao cliente para voltar depois.

– Programe postagens nas redes sociais

Use as redes sociais para movimentar o nome da marca e para que as pessoas saibam que ela ainda está ativa. O marketing digital e o Inbound Marketing são muito importantes nessa estratégia, pois ajudarão a obter bons resultados.

Ao programar as postagens, você garante a frequência e investe apenas um tempinho por semana ou mês nesse trabalho, evitando esquecer de postar depois.

 

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