Automação de marketing personalizada: saiba como criar a sua!
30 de março de 2020
Está encontrando dificuldades de dar aos seus clientes o atendimento personalizado que eles merecem? Então, confira agora algumas dicas de como construir uma automação de marketing personalizada.
Atualmente, a automação de marketing é uma estratégia essencial para tornar a vida mais fácil e prática para qualquer agência de marketing, fazendo com que ela conquiste novos clientes e fidelize os mais antigos. Pois, com a aplicação dessa técnica, o atendimento é mais rápido, a compreensão sobre o cliente é melhor e até mesmo o agendamento de reuniões se torna mais fácil, evitando desencontros.
O valor desse recurso é tão importante que já indicamos como adicionar automação de marketing no WhatsApp e também falamos um pouco sobre automação de marketing para microempreendedores, mas a dúvida que ficou é… Como evitar que o cliente sinta que está lidando com robôs em vez de pessoas? Como fazer uma automação de marketing personalizada e que encante os clientes?
Você sabe o que é automação de marketing?
Conforme explicado pela Rockcontent em um guia completo, automação de marketing “…é a prática de utilizar softwares e outras tecnologias para agir em escala e aumentar os resultados de uma empresa.”
Tendo essa definição em mãos, fazemos uso de bots, aplicativos e até mesmo formulários para evitar a perda de vendas por falta de atendimento ou cuidado com o cliente. É por isso que agora vamos ver algumas dicas de como tornar a automação de marketing personalizada:
Conheça o seu cliente, mas com limite!
Hoje, muitas empresas compram dados pessoais levantados por analistas de mercado. Isso é interessante para tornar o contato com o cliente mais pessoal. Afinal, o que nos torna mais acessíveis à interação humana é justamente a identificação com quem estamos conversando, não é?
Entretanto, evite parecer que sabe demais sobre ele. É estranho entrar em contato pela primeira vez com uma empresa em que não é necessário mais do que dois minutos de conversa e o atendente já sabe até mesmo as intenções de busca no Google.
Se você faz uso destas informações para personalizar seu atendimento, faça uso moderado e respeitoso. Não espante seu lead.
Converse de verdade para tornar a automação de marketing personalizada
O diferencial de uma boa automação de marketing é a identificação. O ser humano gosta de se sentir representado, compreendido e ouvido. Ele gosta da sensação de que está sendo exclusivamente respondido, mesmo sabendo que por trás da tela não exista nada além de algoritmos e textos pré-definidos.
Por isso, configure para que o atendimento online pareça conversar pessoalmente com o cliente de forma menos formal, mas dentro do limite pessoal citado anteriormente. Evite uma linguagem carregada e foque em uma linguagem que combine com o seu público-alvo.
Acima de tudo, seja cortês, conforme o exemplo abaixo:
Olá, como vai? Espero que esteja tudo bem do lado daí!
Aqui também cabe uma dica para o envio de e-mails em massa, mas que são personalizados de um-para-um. E-mails enviados para toda a lista, mas que faça com que o leitor sinta que só ele recebeu aquele e-mail.
Então faça a estrutura do e-mail como se tivesse escrito na mão para um único cliente com aquele problema que precisa ser resolvido e ouvindo as dores dele.
Seu cliente precisa conversar o tempo todo com você?
Um dos aspectos mais interessantes e importantes na automação de marketing personalizada é que a distribuição de funções em uma estratégia bem elaborada, pode evitar que o cliente fique sempre dependente do mesmo vendedor ou de uma mesma pessoa para resolver o seu problema.
A combinação entre humanos e softwares não só agiliza o atendimento como torna o tempo trabalhado do vendedor mais produtivo, uma vez que muitos clientes só querem resolver um problema rotineiro que é solucionável em dois cliques… e às vezes é só em dois cliques mesmo.
Do mesmo modo, o cliente pode precisar de atenção especial como, por exemplo, renegociar seu plano anteriormente contratado. Neste caso, o vendedor precisa substituir o programa e dar toda a atenção que o cliente merece.
Ter um software completo que ajude no reconhecimento dessa divisão de tarefas é fundamental para o atendimento personalizado da sua estratégia de automação de marketing, pois seu cliente nunca ficará sempre preso somente aos bots ou vendedores reais. O que nos leva para a próxima dica:
CRM para ter uma automação de marketing personalizada
Ter um CRM que já possui ferramentas focadas em automação de marketing personalizada é um aliado e tanto na construção de suas estratégias.
É por isso que nós, da SharpSpring, estamos sempre atualizando nosso software para tornar o seu atendimento melhor e mais organizado.
Atualmente, nosso CRM conta com um feed completo para que toda a equipe saiba como anda o desenvolvimento de um cliente, com um bot de atendimento para primeiro contato e que consegue definir qual vendedor lidará melhor com as necessidades daquele lead em potencial. Além de oferecer ferramentas para agendamento, reuniões por videochamadas, e-mails de lembrete para a equipe e para os leads e muito mais.
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