Brand Awareness: medindo a percepção de marca do consumidor
20 de fevereiro de 2018
Quando você está fazendo a lista de supermercado da sua casa, você escreve Bombril ou esponja de aço? Gilette ou lâmina de barbear? Leite Moça ou leite condensado? Se você ainda não se pegou falando uma dessas marcas para denominar um produto, agora eu duvido: você fala “preciso comprar um curativo adesivo” ou “Band-Aid”?
Essas situações demonstram, na prática, o brand awareness, uma métrica que avalia como os consumidores percebem a marca. O significado literal desse termo em inglês é “notoriedade da marca”. Então, ao se perguntar como os clientes percebem a sua marca, você está falando em brand awareness.
Saiba logo a seguir como aplicar o brand awareness para aprimorar suas estratégias de marketing e utilizá-lo a seu favor no cenário atual, do boom do marketing digital. Descubra, ainda, se sua marca possui uma visibilidade positiva no mercado.
Brand Awareness: os níveis de percepção do consumidor em relação à marca
“Sundown tem cheiro de praia”, muitos dizem. Para algumas pessoas, Calamyn tem cheiro de nostalgia — praia com a família —, por ser a loção pós-sol mais utilizada nas décadas de 80 e 90. Mas, se perguntarmos para alguns jovens de hoje o nome de um pós-sol, pode ser que eles não saibam responder.
Dessa maneira, ocorrem os níveis em que as marcas são reconhecidas e percebidas, ou seja, os níveis de brand awareness. Vamos conhecê-los?
- Unware of Brand: quando o consumidor não conhece marcas do segmento;
- Brand Recognition: as marcas são lembradas apenas quando o consumidor é indagado se conhece alguma do setor;
- Brand Recall: marcas que são lembradas quando indagam o consumidor sobre estas marcas e ele cita outras. Exemplo: conhece marcas de detergente líquido como Limpol? E a pessoa responde: “Ah, sim: Ypê, Minuano, Suprema.”;
- Top of mind: marcas recordadas com mais frequência e pela maioria. Essas são as que citamos diariamente e qualquer um conhece, como Coca-Cola, Nike, Omo, Nescau, Sucrilhos e as que usamos para denominar os produtos, sendo o ápice do brand awareness.
A pergunta que fica é: como fazer a minha marca alcançar o maior nível? Não existe uma fórmula mágica, mas desvendamos para você estratégias valiosas para sua marca progredir constantemente logo a seguir.
Como o Brand Awaraness se relaciona com o Inbound e a automação de marketing?
O Awareness acompanha a primeira etapa do funil dentro do Inbound Marketing, já que se trata da etapa que atinge uma audiência geral, com maior alcance e que, consequentemente, ajuda a atribuir notoriedade a quem está ofertando conteúdo.
É no topo de funil que as empresas conseguem atrair a persona, oferecer conteúdo que esteja relacionado ao problema dessa persona e assim, ser percebida, ganhar a atenção desse público.
A partir daí, é possível fazer com que a persona fique interessada em obter outros conteúdos e até saber mais sobre a marca, permitindo a construção de uma base qualificada de leads que contribuam, inclusive, para a formação de autoridade no segmento. Para esse caso, o brand awareness pode ser trabalhado com o uso de blog posts, guias, vídeos, webinários e outros conteúdos de qualidade.
No caminho de nutrição, a automação de marketing entra como ação estratégica para que sua marca consiga se comunicar exatamente da forma como a persona espera, aumentando sua credibilidade e o reconhecimento de marca.
Se a persona decide, por exemplo, se cadastrar para receber outros conteúdos, por meio da automação de marketing você pode disparar um e-mail de boas vindas que se relacione com o conteúdo que ela demonstrou interesse, dando o primeiro passo para desenvolver o relacionamento.
Como a marca pode causar uma lembrança positiva no consumidor e ser reconhecida?
Tornar-se referência no seu segmento é o sonho de qualquer empresa. Quando se pergunta a CEOs de empresas de pequeno e médio porte onde desejam chegar com a marca, normalmente eles respondem: “ser reconhecida como referência no setor”.
Na internet, o desafio é ainda maior, pois a concorrência é infinita, assim como o espaço. O risco de se tornar “apenas mais um” é enorme. Mas a maneira democrática de gerar conteúdo e fazer propaganda proporcionada no ambiente online também trouxe oportunidades atrativas, principalmente no marketing digital, um dos assuntos mais falados atualmente.
No marketing digital, as empresas vivenciam novas oportunidades de desenvolver o brand awareness, afinal, com a internet, a forma de aproximação ao público é facilitada, e as empresas podem criar conteúdos próprios, personalizados, segmentados e baseados em tendências com mais agilidade e assertividade.
Portanto, um passo de cada vez rumo à maior conscientização sobre sua marca. Nossas dicas valiosas para você se destacar e ser facilmente lembrado pelo seu público:
Indicação e programas de referência
O “marketing boca-a-boca” é um dos planos de ataque mais assertivos. Mas para que ele ocorra com naturalidade, duas fórmulas são necessárias: fazer um serviço excepcional que encante seus clientes e os tornem promotores da marca ou oferecer um benefício que possa ser indicado para mais pessoas.
O Nunbank fez sucesso com sua plataforma financeira online de cartão de crédito. O buzz causado fez muitas pessoas ficarem ansiosas por um convite para poderem abrir uma conta, que só era permitida pelo convite de algum cliente.
Já o Gmail, há cerca de 15 anos, só permitia abertura de conta por meio de convite. O Dropbox, por exemplo, dá aos usuários existentes 500 MB de espaço de armazenamento extra para cada amigo que eles convidar (até 16 GB).
Conteúdo extremamente valioso
Na internet, é comum nos depararmos com conteúdos superficiais, irrelevantes e propagandas em forma de pop-us, intervenção nas playlists favoritas, nas redes sociais e em todo lugar. Mensagens falsas são disseminadas, e isso cansa e irrita o público.
Mas quando o usuário se depara com um conteúdo de alta qualidade, assertivo e realmente útil, a tendência é que compartilhe e convide outras pessoas a conhecerem seu material. Portanto, crie conteúdo memorável e você será apresentado a novas audiências, causando uma impressão duradoura.
Gostinho de quero mais
Essa dica serve principalmente para empresas de softwares e outros produtos online. Alguns bancos de imagem online, por exemplo, oferecem imagens lindas com marca d’água ou outras limitações em versões gratuitas, e opção de atualização para a versão paga, que permite aos usuários remover a marca e usá-la como quiser, em uma licença livre. Acontece que, na versão gratuita, a marca está sendo difundida e sendo gravada na mente dos consumidores.
De forma semelhante, algumas empresas de softwares oferecem, normalmente, uma versão gratuita para o usuário se encantar com o produto, se aproximar da marca, disseminá-la e até se tornar dependente do produto e, assim, entender que precisa da versão premium para alcançar melhores resultados.
Parcerias: o ponto forte do marketing atual
Parcerias sempre foram bem-vindas no mundo dos negócios, mas nunca se demonstrou um aspecto tão importante no ambiente online como agora. As empresas que oferecem serviços de marketing digital mudaram a forma de se relacionar com os concorrentes.
Se antes havia um melindre para fornecer informação devido ao receio de ser “copiado” pela concorrência, desconforto para participar dos mesmos ambientes e uma disputa acirrada entre empresas do mesmo segmento, o papo é outro: juntos, podemos mais, e há espaço para todos.
Muitas empresas do marketing digital se unem para lançar um conteúdo web de qualidade e conquistar, juntos, mais leads. Realizam eventos online (ou não) para atraírem pessoas, realizam parcerias para seus planos de link buildings, patrocinam eventos, lançam um curso juntos ou participam de programas de afiliados.
Concentre-se na rede social mais adequada à sua marca
Impossível ser lembrado se você não fizer parte do mundo online. É como se a sua marca não existisse. Mas de nada adianta estar em todas as redes sociais sem saber qual é a que seu público mais se identifica e acessa.
Com o número de redes sociais em constante aumento, tentar fazer o marketing ativo de redes sociais em todas elas é uma tarefa equivocada. Se o seu negócio for mais adequado para uma rede específica, não tenha medo de colocar a maior parte de sua energia nisso.
As empresas B2B geralmente fazem o melhor no Twitter e no Linkedin, enquanto as pequenas empresas em indústrias criativas (como o marketing de artesanato) podem fazer bem no Instagram.
Já percebeu, por exemplo, como a Netflix conversa com seu público no Twitter e no Facebook? Ela posta com muito mais frequência nessas redes do que no Instagram, por exemplo. A fluidez na interação com seus usuários é muito mais nítida e envolvente no Twitter.
E você, já sabe como sua marca é percebida? Além das dicas listadas, também vale buscar outras estratégias de brand awareness, como a distribuição de infográfico, guest posts, freebies para download, concursos, artigos no LinkedIn Pulse e remarketing, por exemplo. Mas, lembre-se, toda ação deve ser pensada para atingir a sua persona, por isso, é preciso criar conteúdo adequado por meio da segmentação.