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Erros comuns em Landing Pages

18 de fevereiro de 2019


A gente sabe bem que as landing pages são um dos maiores pilares de uma estratégia de marketing digital. O que nem todo mundo ainda entendeu é que elas precisam ser bem estruturadas e sustentadas por uma campanha planejada.

Não adianta ter uma landing page “ilhada na internet”, ou seja, que não receba tráfego. Também não adianta fazer uma página com um layout poderoso se ela custa a carregar ou não funciona na versão mobile.

Vamos te contar quais são os erros mais comuns em landing pages para você conseguir evitar no dia a dia.

 

Confira 4 erros em Landing Pages

 

Falta de foco

Um dos piores erros que se pode cometer na criação de landing pages é desviar o foco do seu público daquilo que realmente interessa: a conversão. Por isso, se seu objetivo é adquirir os dados dos leads para tratá-los e gerar vendas futuras, ajude-o a decidir, primeiro, a oferecer seus dados, a optar por isso quando entrar na sua página.

Landing pages com múltiplas ofertas, CTAs (Call to Action – Chamada para Ação) com objetivos diferentes e informações fragmentadas só irão distrair o usuário. Portanto, faça um texto direto, simples e claro. Opte por um design limpo: com espaçamentos em branco, equilíbrio de cores e boa navegabilidade.

 

Layout não-responsivo

O celular já ultrapassou o computador no acesso à internet pelos usuários. Não à toa, Facebook e Google estão voltando seus recursos para a versão mobile. Até mesmo o Search Engine Optimization (SEO) mudou: o mobile passou a ser determinante para o bom resultado nos mecanismos de busca.

Sabendo disso, se você não levar em conta a experiência do usuário, que acessará sua página mais vezes pelo celular, quais resultados pode esperar?

 

Formulários extensos e cansativos

Como falamos acima, as landing pages precisam estar inseridas em um contexto estratégico, e isso inclui os campos do seu formulário. Muitas empresas fazem formulários complexos, solicitando dados dos usuários que são até mesmo desperdiçados.

Por isso, leve em conta:

  • Quais dados realmente são necessários naquela etapa do funil (de Marketing ou Vendas);
  • Que tipo de oferta você está realizando (lembre-se de que o seu usuário somente estará disposto a fornecer seus dados caso seu conteúdo ou oferta seja realmente relevante para ele). Prepare um material rico e caprichado.

O ideal é que você já tenha planejado um fluxo de nutrição personalizado para seus leads. Os dados do formulário são decisivos para o relacionamento com esses novos contatos.

 

A landing page ser uma cópia do site

Essa é uma das maiores falhas. A landing page precisa ser atrativa, diferente de tudo aquilo que o usuário está acostumado a ver no seu site. Ele precisa entender que se trata de algo interessante e relevante.

O design e o conteúdo devem estar diretamente relacionados com o tema da campanha. Cada detalhe da página deve existir exclusivamente para persuadir o público à conversão.

Por fim, não se esqueça do teste A/B. O teste A/B consiste em fazer duas landing pages com alguns elementos diferentes que levem à mesma conversão. Dessa maneira, você poderá comparar as performances das duas páginas e entender qual chamada ou visual foi mais efetivo.

Ah, e verifique o tempo de carregamento da página, para evitar a alta taxa de rejeição por parte do público: esta ferramenta gratuita do Google pode te ajudar nisso.

 

Quer saber mais sobre como criar landing pages que realmente convertem?

Confira a página especial de nosso website sobre a utilização dos recursos de landing page.

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