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Como integrar o Instagram com automação de marketing

2 de março de 2020


Você está usando o seu Instagram para alavancar o marketing do seu negócio? Descubra como integrar as suas ações nessa rede social com a automação de marketing digital.

O Instagram é uma das poucas redes sociais atuais que ainda entrega nos feeds tudo o que é postado, sem restrição de algoritmo ou sem mandar no que o usuário quer ver ou compartilhar. Com mais de 1 bilhão de usuários ativos no mundo, de acordo com o Statista, ele vem se tornando uma ferramenta essencial para quem deseja vender mais pela internet e, por isso, não integrar as suas ações na rede com a automação de marketing digital da sua agência pode ser um grande erro.

Lembre-se: o Instagram é visual!

Focado em um conteúdo cada vez mais visual, a estratégia de automação é pensada nas imagens que atraem os olhos. É só quando a imagem chama a atenção, que o usuário se preocupa em ler a legenda.

Atualmente, as técnicas para automatizar o marketing digital no Instagram focam em vídeos, imagens bonitas e bem pensadas, além de muito conteúdo bem-humorado. Por isso, planeje bem a identidade visual da sua empresa e pense no visual que irá usar no Instagram.

Não se esqueça do seu público

O engajamento de qualquer rede social é baseado no quanto o conteúdo faz com que o público se envolva com a publicação. No Instagram, isso é medido pelo número de “gostei” e comentários. Então ter um público envolvido é algo extremamente importante.

Veja algumas dicas para envolver seu público com suas postagens do Instagram;

  • Faça postagens que incentivem os comentários. Pergunte o que elas acham, deem opiniões ou mandem dúvidas. Não esqueça de respondê-los, pois os seguidores não vão comentar o tempo todo se sentem que sequer são lidos;
  • Use o famoso “marque Pedro aqui!”, mas com um propósito! Fazer uma postagem de curiosidades e pedir para alguém marcar outro alguém sem motivo algum não é mais viável. Com quem combinaria aquela curiosidade? “Marque seu amigo que pensa do mesmo jeito e mostre para ele!”
  • Curta os comentários. Se não puder responder todos, tudo bem, não tem problema. Mas ao menos curta os que ler e concordar. Faça com que eles se sintam notados.

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Entregue conteúdo de valor

Conteúdo de valor é subjetivo, pois ele dará valor pelo tema que combina com os seguidores. Se alguém tem um perfil focado em fotos de animais fofinhos, então os usuários só querem ver conteúdo com animais fofinhos.

É por isso que o perfil do Instagram usado para integrar essa rede com a automação de marketing digital, deve ser pensado com cuidado e sempre visando o interesse do público que quer atingir.

Use os Stories com sabedoria!

Os Stories do Instagram são mais vistos que os feeds, uma vez que possui conteúdo rápido, leve e prático. É uma excelente ferramenta de automação de marketing digital, mas que muitos perfis estão usando pouco.

Quando o perfil atinge 10 mil seguidores, ele pode usar a função de “arrastar para cima”, levando o usuário para um site. Então a ideia é usar os stories não somente para divulgar material online, mas que entregue algo junto para seu usuário.

Um bom exemplo são as blogueiras de maquiagem. Elas usam seus stories para postarem os resultados de sua maquiagem, ou uma prévia de seus vídeos, e colocam o link no “arraste para cima”. É eficiente, o seguidor não sente que está sendo levado para um conteúdo enganoso e ainda consegue ter engajamento tanto no site, quanto no Instagram.

Confira também: A importância da automação de marketing

Abuse do poder das Hashtags#

A dúvida do Instagram é: Como atingir mais público?

O que vemos muito é troca de seguidores no Instagram, divulgação em outras redes sociais e obrigação de seguir o perfil para ganhar algo em troca. Entretanto, este tipo de seguidor não é valioso, pois ele não irá prestar atenção em nada que for postado, além de sumir logo depois.

As hashtags no Instagram funcionam justamente para trazer um público valioso, pois ele irá achar o perfil por conta própria quando filtra pelo conteúdo que ele buscou.

Usando ainda o exemplo das blogueiras de maquiagem, note que elas usam muitas hashtags que combinam com o que estão postando: #maquiagemdodia #maquiagemparabalada #makesimples

Por isso, o uso de uma boa hashtag deve ser sempre bem pensada para quem deseja fazer a automação de marketing digital no Instagram, pois ela irá trabalhar na entrega do conteúdo para quem importa.

O uso do Instagram é uma ferramenta que vale muito a pena, mas deve ser pensada com carinho e estruturada com cautela. E ai? Você saber integrar o Instagram com a automação de marketing digital? Tem mais alguma dúvida? Deixe o seu comentário.

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