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Marketing Data Driven: transforme a experiência do seu consumidor através dos dados

9 de setembro de 2020


Conheça cinco passos práticos que a sua agência pode adotar ainda hoje para utilizar o marketing data driven dentro das suas estratégias. 

O trabalho com dados para construir estratégias, refinar informações e melhorar o processo de gestão é uma realidade no século XXI. Tanto que as companhias que agem dessa maneira possuem 19 vezes mais probabilidade de serem lucrativas. Tendo isso em mente, chegou o momento de conversarmos sobre marketing data driven.

O assunto é especialmente importante para as agências que trabalham no meio digital, seja atendendo clientes B2B ou B2C. Afinal de contas, além de melhorar os lucros do negócio, entender o uso de dados aplicados ao marketing ajuda a reter mais clientes. Algo que é feito, dentre outras formas, melhorando a experiências deles com a empresa.

Então, não perca tempo e siga com a leitura. Ao longo dos próximos tópicos, vamos detalhar os principais aspectos relativos ao tema.

O que significa marketing data driven?

O marketing data driven pode ser traduzido como marketing orientado a dados. De modo objetivo, ele envolve o trabalho estratégico e analítico de mercado, tendências e relacionamento com o consumidor usando como base dados concretos e quantificáveis. Entre eles, podemos citar:

  • Taxa de churn;
  • Quantidade de comentários e posts salvos;
  • Comentários em postagens;
  • Pageviews;
  • Custo por clique;
  • Satisfação do cliente;
  • Valor do tempo de vida do cliente.

Desse modo, é possível prever mudanças comportamentais e conseguir insights mais facilmente. E o melhor: com maior precisão nos resultados finais! Assim, os profissionais podem desenvolver projetos bem mais personalizados.

A experiência do consumidor e o trabalho com dados

O cliente ou o público-alvo da sua agência fornece informações relevantes o tempo todo. Isso pode ser encontrado nas reclamações junto ao SAC, no engajamento nas redes sociais, no acesso a um site que trabalha com a política de cookies etc.

Todos esses dados, quando reunidos e bem processados, ajudam você a:

  • Antecipar tendências;
  • Acompanhar mudanças de comportamento;
  • Entender melhor os desejos dos clientes e das empresas que atende.

Consequentemente, a experiência que é oferecida ao lead ou consumidor durante toda a jornada de compras torna-se completa e prazerosa. Afinal, você consegue apresentar o que a pessoa/empresa realmente deseja, de uma forma atrativa, com a linguagem correta e no momento certo.

Lembre-se, porém, que, para conseguir alcançar tais benefícios, é necessário lidar com dados de forma constante. Bem como ajustar as estratégias de marketing de acordo com as mudanças que estiver percebendo.

Ou seja, nada pode ser estático quando se trata de data driven. Isso porque, dentro da sua agência, o objetivo deste é ampliar a capacidade de acompanhar mudanças de mercado e, claro, ajustar-se a elas. É assim que o seu negócio cresce, junto com a experiência positiva do cliente.  

A Lei Geral de Proteção de Dados

No ano de 2018, foi sancionada a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Ela aborda diversas questões relacionadas ao uso, transmissão, tratamento e armazenagem de dados por empresas públicas e privadas.

O código passou a valer no país em agosto de 2020 e regulamenta o que pode ou não pode ser feito com informações pessoais. Inclusive para a elaboração de estratégias de marketing. Dessa maneira, é essencial conferir todos os artigos apresentados para agir da forma correta, sem violar nenhuma regra.

Como melhorar experiências por meio do marketing data driven?

Agora, você já sabe o que é marketing data driven e entende que ele pode impactar positivamente a experiência do consumidor. Porém, como fazer esse processo na prática? É isso que é apresentado nos cinco tópicos a seguir. 

1. Realize a seleção correta dos dados

No meio digital, principalmente, a quantidade de dados disponível é enorme. Afinal, eles vêm de redes sociais, landing pages, e-mails, centrais de contato, sites etc. Então,  antes de qualquer coisa, você precisa filtrar essas informações para, posteriormente, analisá-las e interpretá-las.

Imagine que queira melhorar a experiência dos seus clientes no momento da venda de um serviço. Nesse caso, por exemplo, você pode fazer uma pesquisa com as últimas empresas que fecharam negócio na agência ou verificar o tipo de abordagem/anúncio que gerou mais conversões e aqueles que não tiveram um bom retorno.

2. Invista no trabalho analítico profundo

Várias vezes, a seleção de dados para uma estratégia de marketing não irá envolver apenas um ou dois fatores. Na verdade, na maior parte dos casos, é preciso trabalhar com muitas informações simultâneas.

Assim, as técnicas envolvendo big data tornam-se vitais para um processamento adequado dentro da empresa. Do contrário, você corre o risco de gerar interpretações erradas ou demorar demais para analisar os dados, deixando-os obsoletos.

3. Acompanhe as tendências e antecipe o comportamento do cliente

Os comportamentos e desejos dos clientes estão em constante mudança. Então, é importante criar um perfil detalhado do seu público, baseado nas informações que já reuniu. Feito isso, continue analisando novos dados e perceba se houve alterações nessa representação.

Em caso positivo, comece a criar estratégias de marketing que acompanhem a nova realidade. Você pode reorganizar pacotes de serviços, inserir mais uma atividade na sua agência ou mesmo parar de realizar outras.

Gerenciar essas mudanças o ajudará a reter as empresas que já atende, bem como conquistar novos clientes.

4. Apareça nos locais certos

Ao criar seus anúncios ou impulsionar posts nas redes sociais, é necessário usar filtros adequados e escolher o formato certo de publicidade. Dessa maneira, alcança-se o público desejado, gerando uma maior taxa de conversão.

Mas, como os dados entram nesse processo? Bem, primeiro, eles podem indicar onde as empresas com as quais deseja trabalhar estão. 

Assim, você consegue direcionar melhor os anúncios para que seu público tenha maiores chances de visualizá-lo. Além disso, é possível ajustar a abordagem para diferentes perfis de possíveis clientes.

Essas ações personalizam a experiência, melhorando a forma como sua agência é percebida no mercado. Consequentemente, maiores são as chances de engajamento.

5. Esteja atento a dados oriundos de computador, tablet e smartphone

O comportamento digital do seu público no notebook/desktop nem sempre é o mesmo daquele adotado quando acessam a internet pelo celular ou tablet. Portanto, colha dados de diferentes canais para construir um perfil mais completo.

Isso também vai ajudar a refinar a experiência de contato dos clientes com a sua agência, ou mesmo da empresa que você atente com os clientes dela. Assim, é possível elaborar estratégias completas de prospecção, engajamento, conversão etc.

A performance no marketing data driven

Depois de tudo o que apresentamos, com certeza já é possível a adotar o marketing data driven no seu negócio. Entretanto, para garantir que todo esse processo de coleta e tratamento de dados seja eficaz é preciso realizar alguns investimentos. Do contrário, perde-se produtividade e até mesmo dinheiro.

Então, o primeiro passo é investir em ferramentas de automação de marketing. Elas vão ajudá-lo a analisar e filtrar informações mais facilmente. Você pode apostar em softwares CRM, de nutrição de leads, de disparo de e-mails, entre outros.

Também é essencial capacitar seus funcionários para que eles saibam trabalhar com dados. Assim, será possível executar todos os passos de pesquisa e análise para além de um processo pontual. E a sua equipe buscará nas informações técnicas suporte para resolver problemas e criar projetos ou estratégias.

Bem, esperamos que o artigo de hoje tenha sido útil para você. Comece a colocar em prática os passos que apresentamos ao longo do texto e veja como o uso de dados dentro do marketing vai transformar positivamente a experiência do cliente com a sua agência.

E, para ajudá-lo nessa jornada, conte com a Constant Contact Lead Gen & CRM (Sharpspring). Aqui, temos diferentes ferramentas de marketing, desde automação até criação de landing pages, para facilitar o desenvolvimento das suas estratégias.

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