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Funil de Marketing: entenda como funciona a jornada do seu consumidor até a compra

7 de outubro de 2019


Marketing digital, Funil de Vendas, Jornada do Consumidor… Você ainda tem dúvidas sobre como seguir esses passos para atingir os seus objetivos e alcançar mais clientes? Não perca mais tempo, confira o nosso passo a passo e use o funil de marketing ao seu favor, aproveitando o melhor de cada etapa

O marketing tradicional, aquele feito há mais de 20 anos, não é, nem de longe, o método mais eficaz utilizado atualmente. Antigamente, só era possível investir em publicidade com muito dinheiro. E que bom que isso não funciona mais dessa forma, não é mesmo?

O marketing digital nos permite investir quanto, quando e onde quisermos. Partindo de um planejamento bem elaborado, cada um pode alcançar suas metas e objetivos sem precisar gastar milhões para isso.  

Com o avanço da tecnologia e utilizando a internet a nosso favor, pequenas e médias empresas também conseguem facilitar suas vendas em diversos canais e formatos de mídias disponíveis no mercado. 

E para ficar ainda mais fácil, existem ferramentas de Gestão de Marketing e Vendas para que você tenha uma visão melhor e mais detalhada sobre todas as ações e estratégias.

Leia mais: Como utilizar ferramentas de Gestão de Marketing e Vendas

O processo de compra do cliente precisa ser pensado e estruturado pelos profissionais de marketing e vendas, para que a eficácia ao final da jornada seja comprovada, resultando na compra e satisfação do cliente em questão.

Falando ainda sobre a jornada do consumidor, após ela ser bem analisada, podemos criar um funil de vendas, separando as etapas de acordo com o que o consumidor está querendo no momento.

Funil de Marketing e a Jornada do Consumidor

A primeira fase do processo de compra é a do Aprendizado e Descoberta, e o que isso quer dizer? Nessa fase o seu potencial cliente ainda não te conhece, e não faz ideia de como precisa de você. Portanto, é preciso muito conteúdo e informações relevantes para que ele conheça o seu produto e descubra o porquê isso seria útil na vida dele. 

Você precisa falar com ele abertamente e com muitos detalhes, para que ele realmente entenda o seu produto, e que todas as informações façam ele pensar, mesmo que sem perceber, que precisará daquilo um dia. Só assim o seu funil de marketing funcionará conforme o necessário.

Após passar da primeira fase, ou primeira etapa do funil, o consumidor chega no Reconhecimento do Problema, onde ele precisa identificar, por meio de suas publicações, conteúdos e informações, que o mesmo identifique o próprio problema e que ele poderá ser resolvido adquirindo o seu produto ou serviço. Ou seja, você precisa fazer o cliente enxergar o problema, e mais ainda, fazer ele perceber que você tem a solução.

Chegando na terceira etapa, que é chamada de Consolidação da Solução, onde você precisa mostrar para o cliente que é o melhor player do mercado e o porquê. Só assim, nessa fase de convencimento, é que o consumidor de fato vai perceber que precisa do que você está vendendo, e que vale à pena investir especificamente na sua marca, diante de tantas outras disponíveis no mercado.

A quarta fase se trata da Avaliação e Compra, onde o cliente está finalmente chegando onde você queria, no ato da compra, onde o seu trabalho supostamente acabaria. Mas, não acaba por aqui, pelo contrário, a parte da finalização, avaliação e compra, também pode ser vista como um recomeço do funil, sabe por quê? 

O seu cliente só vai voltar a comprar de você, te indicar, ou evoluir nas compras de outros produtos oferecidos por sua marca, se tiver tido a melhor experiência possível em toda a jornada de compra e no atendimento pós-compra; seja com o comercial da sua equipe, alguém do pós-venda, enfim, alguém inteiramente responsável nesta fase importante. 

Por isso que a quinta e última fase do nosso funil é a de Atendimento e Suporte ao cliente.

Mesmo após comprar, lembre-se que o cliente ainda pode desistir. Qualquer pisada na bola durante as etapas do funil pode ser fatal. Fatal mesmo… Onde o cliente poderá até sair difamando a sua marca para conhecidos, amigos e familiares. 

Aquele velho ditado sempre fará sentido “a melhor propaganda é o boca a boca”. Sendo assim, precisamos de uma ótima equipe de marketing e vendas, que saiba todos os caminhos, desde a prospecção do cliente, até a fidelização, segunda compra, indicação e assim por diante. 

Atualmente no mercado existem inúmeras ferramentas para agilizar o seu processo de vendas e encantamento de clientes, confira como essas ferramentas podem impulsionar os seus resultados e facilitar os seus processos.

Leia mais: Como a integração de ferramentas impulsiona resultados e processos

Por onde começar?

Antes de criar definitivamente o seu funil de marketing, é preciso entender outras coisas fundamentais neste processo.

Análise de Mercado: é fundamental analisar o segmento da sua empresa, tanto quanto fazer um benchmarking dos concorrentes, para estar sempre alinhado aos métodos e ferramentas disponíveis no mercado, claro, ao seu favor.

Plano de Comunicação: você precisa criar um plano de comunicação, incluindo quem você quer atingir; como; porque; e, também, estabelecer metas e indicadores para que o resultado seja cada vez mais assertivo. 

Temos um passo a passo que vai te ajudar em como criar uma estratégia de conteúdo assertiva, clique aqui para conferir.

 Plano de Ação

Agora é hora de partir para a ação! Crie cronogramas especificando todas as próximas ações e investimentos que irá fazer, para que você e a sua equipe possam colocar a mão na massa e colocar todos os processos para funcionar. Para o funil de marketing, automatizar todos os entregáveis é fundamental para o resultado final.

Para atrair os clientes você tem muitas possibilidades, mas o principal é seguir um planejamento bem elaborado para que as possibilidades sejam eficazes e os seus novos clientes finalmente apareçam.

A utilização de todas as ferramentas de marketing digital são válidas: Automação, Mídia Paga, SEO, Materiais Ricos (e-books, playbooks, simuladores etc.), Blog, Mídias Sociais, Newsletters, E-mail marketing, Landing Pages, Formulários, Call-To-Actions, entre outros, são algumas das opções de onde você pode investir o seu tempo e dinheiro para atrair novos clientes, mantê-los e fidelizá-los, fazendo deles os próprios divulgadores da sua marca.

Seguindo todas essas etapas, é “só” continuar com o bom atendimento e suporte oferecido ao cliente, para que ele seja em breve um cliente fidelizado.

Leia também

Ficou curioso(a) para saber mais como trabalhar certinho todas as etapas da Jornada de Compra? Que bom! Seguem algumas indicações de leituras complementares:

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