O que é Retorno sobre o investimento (ROI), como calculá-lo e exemplos práticos para aplicar no seu negócio

22 de agosto de 2022


Você ainda não calcula o seu Retorno Sobre o Investimento (ROI) e perde tempo tentando entender como sair ganhando? Vem conferir o passo a passo para ativar esse indicador tão importante em seu negócio.

O termo ROI é uma sigla para a expressão em inglês “Return over Investment”, ou “Retorno sobre Investimento” traduzido para a língua portuguesa. Trata-se de um indicador indispensável, onde calcula o valor que a sua empresa está ganhando (ou perdendo) em cima de cada investimento realizado, seja ele abrangente ou específico.

Você precisa saber, primeiramente, que, antes de realizar qualquer novo investimento, é preciso ter referências do que dá resultado ou não, para não jogar dinheiro fora. E é justamente isso que o ROI faz, te mostra com o que você está ganhando ou perdendo, para que novas estratégias sejam desenhadas e o investimento seja cada vez mais certeiro. 

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Assim como os indicadores de Marketing te dão a possibilidade de testar e mudar tudo a qualquer momento, com o ROI não é diferente. Se você ainda não calculou o ROI e não faz ideia de como descobrir se a sua empresa está ganhando ou perdendo dinheiro em cima do valor investido, fique calmo, vamos te ensinar como faz, para que você não perca mais tempo e finalmente encontre a estratégia certa para o seu negócio.

O ROI não é calculado apenas para aquele momento em específico, ele pode ser calculado visando ações futuras. Utilizando o ROI como indicador, além de saber no que vale à pena investir, você consegue identificar o que já deu certo, para que possa ser repetido futuramente, alcançando resultados ainda mais satisfatórios.

Acompanhar o ROI da sua empresa é algo fundamental e indispensável, pois ele te ajuda em todos os processos, visando mudanças nos projetos que não estão dando resultados, ou melhor, estão fazendo com que você perca seu valioso dinheiro.

Como calcular o Retorno sobre o Investimento (ROI)?

Vamos ao que interessa… Afinal, como calcular o ROI (Retorno sobre o Investimento)?

Você vai descobrir agora que é muito mais simples do que você imagina. Basta usar a fórmula: 

ROI = (Receita – Custo)

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Custo

Ou seja, o ROI é a sua receita, menos o seu custo, dividido pelo seu custo. Feita essa conta, você consegue analisar qual o retorno que você está tendo sobre o seu investimento, ou seja, qual o valor que está voltando para você em cima do capital destinado à tal ação. Para obter o resultado em porcentagem, é só multiplicá-lo por 100.

Essa fórmula pode ser usada de forma abrangente ou específica, quando estiver se referindo a projetos, campanhas, entre outros investimentos separadamente.

Ainda está com dúvidas? Temos um exemplo.

Imagine que o ganho da sua empresa tenha sido de 200 mil reais e o investimento inicial tenha sido de 20 mil. Utilizando a fórmula acima, temos: 

  •         ROI = (200.000 – 20.000) / 20.000
  •         ROI = 9

Você é quem define o modo de interpretar os dados obtidos através da fórmula do Retorno sobre o Investimento, com relação aos seus objetivos, mas, basicamente, dizemos que o ROI é positivo quando o resultado for capaz de cobrir o investimento inicial, fazendo com que você “recupere” parte do seu dinheiro.

É importante entender que o ROI é uma métrica para a empresa, que faz parte e influencia em seus objetivos. Traçando metas e monitorando-as, você consegue fazer com que seu ROI seja extremamente satisfatório diante daquela meta estipulada, caso seja alcançada com excelência.

Se você possui um plano estruturado de negócios, em pouco tempo as suas vendas pagarão tudo que você investiu, fazendo seu dinheiro sobrar para investir novamente em melhorias e novas campanhas.

Por isso, sempre planeje com antecedência as suas ações e acompanhe as métricas para entender quais resultados está tendo e se estão sendo ruins, péssimos, bons ou extremamente satisfatórios. E lembre-se sempre que tendo essa métrica valiosa em mãos, você pode melhorar constantemente.

 O que é a Receita?

Receita é o valor que a empresa adquiriu por meio das vendas (seja de produto ou serviço). Se for calcular o ROI em cima de algum projeto separadamente, lembre de utilizar na fórmula a verba destinada para aquela ação, especificamente.

O que são os Custos?

Os custos são todas as despesas que você teve para dar andamento ao projeto, ação ou campanha, visando o aumento de vendas ou de clientes, o que for de acordo com o seu segmento. É o custo que você precisou ter para viabilizar aquela ação.

Retorno sobre o Investimento (ROI) calculado, e agora?

Com o Retorno sobre o investimento calculado e analisado, a sua empresa só tem a ganhar. O ROI vai te ajudar a aumentar seu lucro, diminuir despesas desnecessárias ou que não trazem retorno suficiente, enxergando sempre outros caminhos para se chegar ao tão esperado lucro, aumentando cada vez mais o ROI.

Mas além disso, o ROI traz outros benefícios que mostram a sua importância de análise. Quais são eles? Com o ROI devidamente calculado, a empresa consegue ter uma visão melhor em todos os sentidos, sendo capaz de identificar quais segmentos estão gerando mais lucro, quão efetivas estão sendo as vendas, entre outros que setores que podem ser mensurados. 

Quer saber quais são as métricas indispensáveis utilizadas no Marketing? Leia mais neste post com 12 métricas essenciais de marketing. 

Já em estratégias de marketing, a partir do momento em que você sabe o seu ROI em cima de determinada ação, pode analisar os resultados, e por exemplo, pausar campanhas com menor desempenho, alterar elementos presentes na campanha (texto, imagem), para chegar a um melhor resultado, investir mais nas ações que estão trazendo melhores resultados, enfim, um infinito número de possibilidades de melhorias a partir da análise específica do ROI.

Lembre-se que os indicadores e métricas estão no mercado a nosso favor. Use e abuse do uso dessas ferramentas analíticas, que são fundamentais na construção de relatórios cada vez mais completos, que refletem diretamente em seus resultados, fazendo com que sejam cada vez mais satisfatórios. 

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Aproveite as métricas e trace estratégias e metas cada vez mais palpáveis analisando resultados anteriores e focando em metas futuras. 

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