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Base para seu projeto de e-commerce: como escolher hospedagem web para seu negócio online

7 de janeiro de 2021


Escolher a hospedagem certa para sua loja online é uma tarefa tão importante, quanto escolher a plataforma para construção da mesma. Se isso for feito incorretamente, você enfrentará indisponibilidade periódica do site, baixa velocidade de trabalho, posições baixas nos motores de busca, esgotamento de  orçamento em publicidade contextual, etc. 

Somente depois de escolher uma plataforma para sua loja online, proceda à escolha de um provedor de hospedagem.

O que faz o provedor de hospedagem web? 

O provedor de hospedagem oferece um serviço completo de armazenamento de arquivos, bases de dados, serviços DNS, suporte para funcionamento de serviços que serão essenciais para o funcionamento adequado do site da sua loja.

Que tipos de hospedagem você vai encontrar?

Existem vários tipos de hospedagem, mas neste artigo selecionamos para você 4 principais tipos de hospedagem: 

Hospedagem Compartilhada

A hospedagem compartilhada é a solução mais econômica para garantir o funcionamento de uma loja online com tráfego e carga de servidor relativamente baixos.

A essência da hospedagem virtual é hospedar um grande número de contas em uma máquina em um sistema operacional e, em seguida, distribuir esses recursos entre sites em cada uma das contas.

O custo é mínimo. Mas não se iluda. Você não receberá nada de graça.

Na prática, o provedor de hospedagem  vende mais recursos do servidor do que é possível, na esperança de que nem todos os clientes estejam usando suas taxas ao máximo. Os recursos prometidos não são garantidos. 

É adequado para startups, pequenos projetos, sites sem fins lucrativos que se não estiverem funcionando, não afetarão criticamente a eficiência do negócio. É importante escolher a combinação ideal do plano tarifário e o nível de consumo de recursos.

Servidor dedicado virtual

Um servidor virtual dedicado (VPS – servidor virtual privado / VDS – servidor virtual dedicado) é uma parte alocada garantida de espaço em disco e recursos. Mas, dependendo do tipo de virtualização, os valores máximos de recursos podem flutuar para cima ou para baixo.

VPS combina a flexibilidade de hospedagem compartilhada e servidor dedicado: 

  • Recursos fáceis de escalar – pode mudar para tarifas mais caras ou mais baratas sem reconfigurar o sistema;
  • É possível configurar o sistema e afinar para o funcionamento mais eficiente do motor da loja online;
  • Você poderá instalar software adicional.

VPS / VDS é mais seguro do que hospedagem compartilhada, porque não haverá muitos sites de outras pessoas na vizinhança. Adequado para lojas online de nível básico e médio que exigem maior poder de computação.

A desvantagem do VPS / VDS é a necessidade de ter habilidades de administração do sistema ou ter um especialista adequado na equipe.

Servidor dedicado

Servidor dedicado consiste no aluguel de um servidor físico completo, que você mesmo configura e controla. Todos os recursos do servidor funcionam apenas para o seu projeto. A função do provedor de hospedagem é apenas controlar o hardware.

Esta opção, com um administrador de sistemas competente, permite atingir um alto grau de segurança e desempenho. Adequado para grandes lojas online com alto tráfego e grandes quantidades de dados.

É importante escolher um data center confiável que hospedará o equipamento que você está alugando. Mais informações sobre esses serviços, você pode encontrar aqui. O data center deve cumprir todos os padrões elétricos, de refrigeração e segurança. De acordo com o padrão TIER, escolha data centers não inferiores a TIER III (existem 4 deles). 

TIER é um indicador da confiabilidade do data center.

Armazenamento em nuvem (Cloud Hosting)

Hospedagem em nuvem consiste no  uso simultâneo de vários servidores para um projeto. Usando hospedagem em nuvem, você paga apenas pelos recursos e a carga de trabalho que consumir . Quanto mais tráfego a sua loja  online alcançar, mais tempo de CPU é gasto trabalhando com dados e mais você paga. 

As vantagens da hospedagem em nuvem são:

Disponibilidade 24/7 – já que a loja online está localizada simultaneamente em vários servidores;

Escalabilidade – a qualquer momento você pode dimensionar recursos em qualquer direção para seu projeto de e-commerce;

Confiabilidade – a rede de servidores garante estabilidade de trabalho;

Preço  – você pagará apenas pelos recursos que usar.

A desvantagem é o custo mais alto em comparação com o VPS clássico.

Critérios para escolher uma hospedagem para uma loja online:

Antes de começar a escolher uma hospedagem, entenda exatamente o que você precisa. Para fazer isso, responda às seguintes perguntas:

Qual plataforma para a criação de uma loja online você escolheu instalar?

Eu preciso de uma versão especial do software, incluindo PHP?

Quanto tráfego pretendemos receber?

Planejamos realizar transações de pagamento?

Critérios de escolha:

A rapidez na resposta e a adequação do serviço de apoio

Para avaliar o trabalho, em primeiro lugar, cadastre-se no site de hospedagem e converse com a equipe de atendimento: tire dúvidas sobre os serviços prestados, qualquer pergunta é válida. Avalie o tempo que o suporte demora para responder suas perguntas. Preste atenção na frequência com que são respondidos os comentários deixados na página. Um bom serviço de apoio não leva mais de 24h para responder as dúvidas e as reclamações dos clientes.

Tempo de atividade (uptime)

Uptime – o horário em que o servidor está ativo e disponível para os usuários. Esse indicador é expresso em porcentagem. O uptime Ideal, deve ter como objetivo 100%. É desejável que o tempo de atividade não caia abaixo de 99,90% (que é 50 minutos de tempo de inatividade por mês).

Relação preço / benefício

Cada provedor de hospedagem cria tarifas com uma combinação única de parâmetros. Às vezes, os parâmetros das tarifas coincidem com as necessidades do sua loja, em outros  casos  a combinação tarifária fica mais barato ou mais caro.

Você precisa entender claramente o que é necessário para sua loja online. Os principais parâmetros são:

  • Localização física do Data Center – se seus clientes estiverem localizados no Brasil, escolha a localização dos data centers no Brasil. Desta forma, o site carregará mais rápido para usuários do Brasil. O afastamento do servidor da localização dos usuários afeta a velocidade de carregamento das páginas da loja online.
  • Recursos fornecidos:
  • A quantidade e o tipo de espaço em disco;
  • Número de bancos de dados;
  • A quantidade de RAM;
  • Número de núcleos virtuais;
  • Sistema operacional.
  • Período de teste gratuito.

Se a escolha for feita corretamente, a hospedagem deverá funcionar de forma silenciosa, estável e não exigirá atenção frequente. 

Selecione as tarifas com base nas tarefas e planos atuais: se você está apenas começando, comece com um compartilhado e, à medida que for evoluindo, mude o tipo de hospedagem para um mais poderoso e produtivo. Se você já tem um grande projeto funcionando com alto tráfego, a sua loja precisará de um servidor dedicado.

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