4 Exemplos de Landing Page para se inspirar e aumentar as suas taxas de conversão

28 de abril de 2020


Precisa aumentar a taxa de conversão das suas ações de marketing digital, e não sabe como? Então, confira exemplos de 4 Landing Pages de empresas de sucesso e entenda quais são os principais elementos que devem compor essa importante ferramenta para atração de leads e fechamento de vendas!

De forma simplificada, Landing page é a página de um website, mas, em geral, otimizada em SEO com a finalidade de aumentar a taxa de conversões.

É por isso que a Landing Page também é conhecida como “página de destino” e costuma ter metas bem focadas.

Para entender melhor, siga o raciocínio do seguinte exemplo: pense um site que tem recebido um grande volume de visitas de usuários nos últimos meses. Isso é bom, correto?

Contudo, de todas essas visitas, poucas pessoas têm se cadastrado para receber as newsletter e, menos ainda, têm comprado os produtos ou serviços. Tirando o fato de ter servido para receber muitos visitantes, essa Landing Page não está gerando impactos reais nos resultados do negócio.

Uma Landing Page é uma ferramenta desenvolvida especificamente para receber os usuários e direcioná-los para determinadas ações. Como ela faz isso? Simples: removendo elementos que distraem a atenção do objetivo do campo de visão de quem acessa o site.

É por isso que, em muitos exemplos de Landing Page (que veremos no decorrer deste conteúdo) tratam-se apenas de menus simples e com curtos textos de apresentação.

Assim, nelas o usuário tem acesso — de maneira simplificada — a um formulário de preenchimento de cadastro, elaborado com elementos de design atrativos, oferecendo conteúdos ricos, infográficos e outras vantagens em troca de um cadastro.

Qual é o objetivo de uma Landing Page?

Nem sempre o objetivo da Landing Page é gerar leads. A questão é que, em muitos dos casos, essas ferramentas são utilizadas para auxiliar o usuário na concretização de uma compra ou para apresentar ofertas especiais a quem visita o site.

Um exemplo muito comum é o caso de uma loja virtual que está promovendo um item específico por meio de anúncios nas redes sociais.

Quando os usuários clicam no anúncio, são automaticamente direcionados para a página inicial do site. O problema é, no meio do caminho, muitos clientes potenciais se perdem e a acabam não encontrando a oferta e, consequentemente, não concretizam a compra.

Se a mesma estratégia for utilizada mas, ao invés do usuário ser direcionado para o site, o direcionamento o levar até uma Landing Page, ele terá contato direto com os benefícios, fotos e características do produto/serviço em questão, acompanhados do preço.

Além de botões de CTA como “compre agora” ou “saiba mais”. Sem dúvida, suas chances de concretizar a compra são muito maiores no segundo caso, não é verdade?

Landing Page: exemplos para você se inspirar!

Agora que você já sabe o que é uma Landing Page e por que ela é tão importante, mostraremos alguns exemplos de grandes marcas que têm obtido ótimos resultados por meio de estratégias simples.

1. Uber

A Uber dispensa apresentações, afinal é simplesmente uma das pioneiras e maiores organizações de transporte via aplicativo do mundo, apesar de não possuir nenhum automóvel em seu inventário.

Como ela faz isso? Apenas intermediando motoristas e passageiros. O exemplo de Landing Page abaixo apresenta a proposta que a plataforma oferece para que qualquer pessoa comece a ganhar dinheiro com seu próprio carro.

Landing Page exemplos

Entre os principais elementos que o exemplo de Landing Page da Uber tem, podemos citar:

  • um título curto, direto e persuasivo;
  • destaque para as principais vantagens do serviço;
  • um formulário intuitivo;
  • um CTA que se destaca (na cor verde);
  • uma página limpa, com tons claros e sem muitos elementos.

2. Airbnb

O Airbnb é um serviço que — assim como a Uber — intermedia o contato entre pessoas. Porém, a ideia aqui é oferecer serviços de hospedagens nas mais diversas localizações do mundo de maneira simples, direta e segura.

A grande premissa da empresa é que qualquer usuário pode ser um anfitrião, disponibilizando uma residência, apartamento ou até mesmo um quarto e ganhar dinheiro com isso.

Desse modo, para quem procura hospedagem, seja em uma viagem a lazer, seja em uma viagem de negócios, a vantagem está acessibilidade dos preços e na informalidade dos serviços.

Se o usuário seguir mais adiante pela página do Airbnb, terá acesso a outras vantagens como avaliações de outros usuários sobre as acomodações, valores, segurança e respostas a perguntas frequentes.

A ideia aqui é ir de encontro com as dores de seus dois públicos-alvo e solucioná-las diretamente na Landing Page.

3. Instituto da Cerveja

A proposta do Instituto da Cerveja é mais focada em uma das estratégias mais eficientes de Inbound Marketing: nutrir seus leads com conhecimento sobre o produto, já que isso gera um retorno altamente positivo no futuro.

Não é por coincidência que a empresa alcançou uma taxa de conversão de nada menos do que 71%.

E, no exemplo de Landing Page que mostramos acima, você pode identificar os mesmos critérios de sucesso de sempre:

  • um layout limpo;
  • informações curtas e diretas sobre o material oferecido;
  • um botão de CTA direcionando o usuário para baixar o material gratuito;
  • um botão que facilita o preenchimento do formulário com a rede social do usuário.

Você pode notar que quanto mais simples e objetiva é a Landing Page, mais fácil se torna o entendimento do usuário em relação à sua proposta e, é claro, maiores são as chances de que ele concretize a ação desejada.

4. Netflix

Para concluirmos este conteúdo sobre exemplos de Landing Page de sucesso, por não citar o maior serviço de streaming de vídeo da atualidade, não é mesmo?

Pois bem, a Netflix, que também dispensa apresentações, tem uma das Landing Pages mais simples e diretas que existe, como você pode ver a seguir.

A imagem de fundo dá ao usuário uma breve noção do quão amplo é o seu acervo de conteúdos — que conta com séries e filmes clássicos, grandes lançamentos e produções próprias de grande sucesso — seguida com uma lacuna para que o usuário assine o serviço apenas preenchendo-a com seu e-mail.

Sem dúvida, a empresa segue aquela máxima eficiente utilizada no meio de comunicação que afirma que “menos é mais”.

Conheça!

Se gostou dos exemplos de Landing Page que mostramos no decorrer do artigo, mas ainda está com dúvida se vale investir em um modelo que Constant Contact Lead Gen & CRM (Sharpspring) tem a oferecer, solicite agora mesmo uma demonstração gratuita e conheça mais sobre essa funcionalidade.