Criando Campanhas de E-mail Drip de Marketing


Esse tipo de automação é uma ótima maneira de se comunicar com leads que estão interessados no seu produto ou serviço, mas que ainda não estão prontos para comprar. Este artigo abordará como criar uma campanha drip comportamental básica.


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Criando Fluxos de Trabalho Visuais

As campanhas drip são frequentemente construídas com fluxos de trabalho visuais. Com o Criador de Fluxo de Trabalho Visual, você pode construir fluxos de automação simples ou complexos usando uma combinação de gatilhos e filtros para disparar ações ou grupos de ações.

Por exemplo, você poderia construir um fluxo que envia um e-mail para todos os contatos que visitaram uma de suas páginas de destino. O e-mail poderia incluir um código de desconto e poderia ser agendado para ser enviado após um certo período de tempo.

Para criar um fluxo de trabalho visual para uma campanha drip, faça o seguinte:

  1. Clique em Automação > Fluxos de Trabalho Visuais na barra lateral esquerda.

    Clique em Automação e depois em Fluxos de Trabalho Visuais

  2. Clique em Criar > Fluxo de Trabalho Visual.Clique em Criar e depois em Fluxo de Trabalho Visual
  3. Nomeie o fluxo de trabalho visual e clique em OK.

    Botão azul OK

  4. Clique em Adicionar > Gatilho sob Início.

    Clique no sinal de mais para adicionar um gatilho

  5. Selecione um gatilho que pode ser usado para iniciar campanhas drip.

    Nota: Os gatilhos “Preenche o formulário” e “Visita a página” são tipicamente usados em campanhas drip, no entanto, sinta-se à vontade para selecionar o gatilho que melhor se adapta ao seu fluxo de trabalho.

    Selecione um gatilho

  6. Insira as informações necessárias para o gatilho e clique em OK.

    Clique no botão azul OK

  7. Agora, clique em + Adicionar > Ação para selecionar o que acontece quando seu requisito de gatilho é atendido.

    Nota: A ação “Enviar o e-mail” é tipicamente usada em campanhas drip, no entanto, sinta-se à vontade para selecionar a ação que melhor se adapta ao seu fluxo de trabalho.

    Clique no sinal de mais para adicionar uma Ação

  8. Selecione a ação que será disparada para enviar suas campanhas drip.

    Selecione uma Ação da lista

  9. Insira os detalhes da ação e clique em OK.

    Clique no botão azul OK

  10. Adicione ações e gatilhos conforme necessário e, quando terminar, ative o fluxo de trabalho.

    Mude o fluxo de trabalho de Inativo para Ativo

Neste caso, você criou um fluxo de trabalho que automatiza o envio de um e-mail com base no gatilho escolhido. Para campanhas drip mais eficazes, modifique e personalize seu fluxo de trabalho adicionando filtros e atrasos de tempo. Continue lendo para aprender mais sobre como adicionar filtros, ações adicionais e atrasos de tempo.

Consulte Criando Fluxos de Trabalho Visuais para mais informações sobre como construir fluxos de trabalho visuais.


Opcional: Adicionando Filtros

Filtros fornecem foco para um gatilho e direcionam-no a operar de maneiras específicas. Embora sejam opcionais, considere adicionar filtros para refinar ainda mais para quem sua campanha drip será enviada.

Para adicionar filtros a um fluxo de trabalho visual de campanha drip, faça o seguinte:

  1. Clique em + Adicionar > Filtro sob o gatilho.

    Clique no sinal de mais para selecionar um Filtro

  2. Selecione um filtro que pode ser usado para refinar seu gatilho inicial.

    Nota: O filtro “tem o campo“, definido por estado e localização, é um filtro típico usado em campanhas drip. Outros filtros comuns incluem “pontuação de lead” e “visita à página”. No entanto, sinta-se à vontade para selecionar os filtros que melhor definem seu fluxo de trabalho.

    Selecione o filtro

  3. Insira as informações necessárias para o filtro e clique em OK.

    Clique no botão azul OK


Atrasos de Tempo

Atrasos de tempo ditam quanto tempo leva para uma ação ser ativada. Para sua campanha drip, você pode querer esperar um certo período de tempo após o gatilho ser aplicado. Por exemplo, você pode enviar seu e-mail de marketing 24 horas após um cliente visitar sua página de destino. Quando emparelhados com gatilhos e ações, os atrasos de tempo completam como uma campanha drip se dirige a indivíduos relevantes.

Para adicionar atrasos de tempo a um fluxo de trabalho visual de campanha drip, faça o seguinte:

  1. Clique em + Adicionar > Atraso de Tempo sob a ação criada.

    Clique no sinal de mais para adicionar um atraso de tempo

  2. Insira os parâmetros de tempo desejados e clique em OK.

    Clique no botão azul OK

  3. Repita conforme necessário para adicionar quaisquer outros e-mails desejados ao gatilho inicial e, quando terminar, clique no toggle Ativo/Inativo para definir este fluxo de trabalho como Ativo.

    Mude o fluxo de trabalho de Inativo para Ativo


Exemplo de uma Campanha Drip Avançada: Campanha Drip de Visita ao Site do Usuário

Existem muitas maneiras de utilizar os diferentes gatilhos, filtros, ações e até mesmo grupos de ações ao criar uma campanha drip. As seguintes instruções são um exemplo de campanha drip para quando os usuários visitam sites específicos. Este exemplo é mais avançado em comparação com os procedimentos acima para criar uma estrutura básica de campanha drip, mas abrange todos os aspectos de uma campanha drip bem-sucedida.

Agora que você sabe como criar fluxos de trabalho visuais, filtros e atrasos de tempo, vamos explorar um exemplo mais complexo de uma campanha drip. Neste exemplo, você pode enviar um e-mail de marketing para contatos que visitaram uma página de destino, especificamente quando esses contatos chegaram à página de destino a partir de um e-mail anterior.

Sinta-se à vontade para construir esta campanha drip (ou criar a sua própria).

  1. Agende um e-mail com um link para sua página de destino.
  2. Crie um grupo de ações para rastrear visitas à página de destino a partir desse e-mail.
  3. Crie um fluxo de trabalho para enviar um e-mail para contatos com base nas visitas à página de destino.
  4. Filtre o fluxo de trabalho para enviar apenas para contatos que vieram do e-mail anterior.

Agendando Um E-mail

Para criar uma campanha drip, você precisará primeiro agendar e-mails para envio. Para agendar e-mails, faça o seguinte:

  1. Clique em E-mail na barra lateral esquerda.

    Clique em E-mail na barra de ferramentas

  2. Clique em Criar.
  3. Crie um novo e-mail (ou edite um e-mail existente).

    Crie um novo e-mail clicando no botão azul Criar

  4. Modifique seu e-mail conforme necessário e depois Salve quaisquer alterações feitas ao seu e-mail.
  5. Clique em Continuar.

    Clique em Salvar e depois clique em Continuar no canto superior direito

  6. Agende quando o e-mail deve ser enviado.
  7. Selecione a lista de contatos para receber o e-mail.
  8. Opcionalmente, faça quaisquer exclusões necessárias na lista de destinatários.
  9. Clique em Enviar.

    Defina as configurações de envio e depois clique no botão azul Enviar

Crie Um Grupo de Ação

Uma vez que você tenha agendado um e-mail para envio, pode criar um grupo de ações para rastrear aqueles destinatários que clicam no seu conteúdo. Para criar um grupo de ações de campanha drip, faça o seguinte:

  1. Clique em Automação > Grupos de Ação na barra lateral esquerda.

    Clique em Automação e depois em Grupos de Ação

  2. Clique em + Novo Grupo de Ação para criar um novo grupo de ações, ou editar um grupo de ações existente.

    Clique no botão verde + Novo Grupo de Ação

  3. Se você estiver criando um novo grupo de ações, selecione um grupo de ações Baseado em Evento.
  4. Clique em Começar.

    Selecione o grupo de ações Baseado em Evento e depois o botão azul Começar

  5. Nomeie seu grupo de ações.
  6. Selecione um local para o grupo de ações.
  7. Decida se seu grupo de ações deve ser repetível ou se deve ser gerenciável a partir do Gerenciador de Contatos.
  8. Clique em Salvar.

    Escolha as configurações do seu grupo de ações e depois clique no botão azul Salvar

  9. Em Início, ou em um ramo de grupo aplicável, clique em + Adicionar > Ação. 

    Clique no sinal de mais para adicionar uma ação

  10. Selecione Enviar o e-mail na seção Comunicação.
    • Importante: Lead Gen & CRM não recomenda que você construa uma automação com base na abertura ou não dos e-mails pelos destinatários. O Constant Contact visa cliques em e-mails e não aberturas de e-mails.

      Selecione Enviar o e-mail da seção Comunicação

  11. Selecione o e-mail da campanha que foi agendado.
  12. Clique em OK.

    Selecione o e-mail do dropdown e depois clique em OK

Crie Um Fluxo de Trabalho

Uma vez que um grupo de ações foi criado, você precisará criar um fluxo de trabalho visual acompanhante. Para criar um fluxo de trabalho de campanha drip, faça o seguinte:

  1. Clique em Automação > Fluxos de Trabalho Visuais na barra lateral esquerda.

    Clique em Automação e depois em Fluxo de Trabalho Visual

  2. Clique em Criar.
  3. Clique em um novo fluxo de trabalho visual ou edite um existente.

    Clique em Criar e escolha Fluxo de Trabalho Visual

  4. Se você estiver criando um novo fluxo de trabalho visual, nomeie o novo fluxo de trabalho e clique em OK.

    Clique em OK

  5. Clique em + Adicionar > Gatilho sob Início ou um ramo de fluxo de trabalho aplicável.
    • Nota: Lead Gen & CRM não pode acionar automações com base em aberturas de e-mail. As automações podem ser acionadas em cliques em um site ou em visualizações de ativos do centro de mídia.

      Clique no sinal de mais para adicionar um novo gatilho

  6. Selecione visitas à página na seção Site.

    Clique no gatilho Visitas à página

  7. Configure o gatilho Visitas à página.
    • Digite a URL do site alvo no campo URL da Página.
    • Selecione 1 vez no menu suspenso Com que frequência?.
    • Selecione exatamente no menu suspenso Comparação.
    • Opcionalmente, insira uma URL de Referência.
  8. Clique em OK.

    Defina as configurações do gatilho e depois clique em OK

Adicionando Um Filtro

Uma vez que o fluxo de trabalho inicial e o gatilho tenham sido criados, você precisará adicionar os filtros apropriados à automação. Para criar um filtro que limite os destinatários da campanha de e-mail drip, faça o seguinte:

  1. Em seu fluxo de trabalho visual, clique + Adicionar > Filtro sob o gatilho visitas à página criado.
    • Nota: Embora as aberturas de e-mail não possam ser usadas como um gatilho, elas podem ser usadas como um filtro.

      Clique no sinal de mais para adicionar um Filtro

  2. Selecione visitas do e-mail na seção E-mail.

    Seleciona Visitas do e-mail

  3. Configure seu filtro.
  4. Clique OK.

    Configure o filtro e depois clique no botão azul OK

  5. Adicione quaisquer outros e-mails ou ações desejadas ao fluxo de trabalho e, quando terminar, clique no toggle Ativo/Inativo para definir este fluxo de trabalho como Ativo.

    Clique para Ativar o fluxo de trabalho