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Calendário Editorial e Fluxo de Automação de Marketing: saiba as suas diferenças

2 de dezembro de 2019


Entenda as diferenças entre Calendário Editorial e Fluxo de Automação para otimizar e melhorar o rendimento do seu negócio

Elaborar um Calendário Editorial para a sua empresa é um processo fundamental para melhorar os negócios e fortalecer as agências de marketing digital.

É através dele que atraímos possíveis clientes, consumidores e organizamos a linha editorial do negócio, ou seja, as estratégias que serão utilizadas para atrair o nosso público alvo. Não entendeu ainda? O Calendário Editorial inclui toda a programação da sua estratégia de conteúdo.

Mas, planejar todo o calendário de forma manual pode gastar muito tempo e atrapalhar mais do que ajudar. Pensando em otimizar os serviços, há o Fluxo de Automação de Marketing que organiza, otimiza e analisa com maior precisão o que o cliente em potencial necessita.

Entenda quais ações personalizadas você precisa realizar em seu negócio e interaja com as pessoas que têm interesse nos seus serviços através dos mais diversos canais.

Com a automação, é possível entender exatamente o interesse do lead e em qual estágio de compra ele está, dando todas as informações que ele precisa de maneira automatizada.

Com tanta vantagem e economia de tempo, sobra bastante tempo útil para os vendedores produzirem. A ferramenta faz a maior parte do trabalho otimizado e por isso, os vendedores possuem mais tempo para focar nos clientes e nos leads que estão completos. Assim, podem se especializar nas etapas finais do processo, garantindo uma taxa de fechamento mais alta.

Quer entender melhor o que é o calendário editorial e o fluxo de automação? Então, continue lendo o texto que vamos explicar a diferença entre eles.

Calendário Editorial: o que é?

O calendário editorial é um método de gestão de conteúdo que organiza em um cronograma todos os conteúdos que você produziu e todos que serão produzidos. Ele é o responsável por organizar as suas publicações, posts em redes sociais e formas de colocar na prática a estratégia utilizada para a divulgação dos seus conteúdos.

O calendário editorial geralmente é o primeiro passo na estratégia de comunicação do marketing digital.

Leia mais: Conheça os recursos e ferramentas do marketing digital


Você pode criar um calendário editorial para todos os tipos de conteúdo (artigos para blog, infográficos, redes sociais, vídeos para Youtube etc.) e também criar um calendário específico para cada formato.

São vários os benefícios de utilizar um calendário editorial na sua empresa. O primeiro é um dos principais motivos de se adotar um calendário editorial: melhorar a organização do trabalho da sua agência ou do seu cliente.

Nenhum negócio que pretenda ter um crescimento constante deixa as finanças e tarefas desorganizadas. Por isso, é necessário um fluxo que permita movimentar a sua empresa. Com a organização em dia, você não perde datas de postagem, não se enrola com prazos de entrega e mantém as pautas e estratégias alinhadas.

O aumento da produtividade está ligado à facilidade de gerenciar o conteúdo e sua divulgação através do calendário editorial e se ele for muito bom, a possibilidade de conversão aumenta muito.

Ter o calendário como ferramenta possibilita uma previsibilidade vantajosa.

Se você libera o conteúdo sempre no mesmo horário nos mesmos canais de divulgação, o possível cliente sabe a hora que você solta a informação e ele passa a acompanhar o seu conteúdo, criando intimidade e proximidade entre o consumidor e o produtor.

E o que são fluxos de automação de marketing?

Além de organizar os processos e nutrir leads, o fluxo de automação de marketing foca no relacionamento com os clientes. Utiliza a tecnologia para coletar dados, automatizar as ações e processos nas estratégias de marketing digital.

Falando em Fluxo de Automação de Marketing, confira o Webinar: O que é Automação de Marketing?

Em benefício das agências, sejam grandes ou pequenas empresas, a automação de marketing economiza o tempo otimizando as tarefas repetitivas de marketing e identificando os leads mais qualificados.

Além disso, a automação usa vários recursos para aumentar a conversão de leads como:

  • Identificação anônima de visitantes na web;
  • análise de ponta a ponta;
  • listas dinâmicas;
  • pontuação de leads;
  • rastreamento de comportamento;
  • automação de e-mail;
  • formulários dinâmicos.

Com o calendário editorial, você organiza os processos e alinha o conteúdo, mas com o fluxo você vai ainda mais longe, economiza tempo, dinheiro e melhora o seu relacionamento com o cliente trabalhando em uma equipe de vendas eficaz e rápida.

Leia mais: Cinco Dicas para Turbinar o seu Software de Automação de Marketing

Calendário Editorial: publicações periódicas

O calendário editorial é um sistema de organização periódica antecipada do conteúdo, ele evita o caos de ter que pensar em uma pauta no dia da postagem e atrapalhar todo o resto do mês ou meses, mas leva um tempo para montá-lo e deixá-lo com a estratégia mais adequada.

Existem vários tipos de editoriais e a forma como você irá distribuir as pautas e conteúdos, depende da linha de cada editorial e o que ele precisa atingir com aquele tema.

Mas há alguns aspectos em comum que você pode sempre encontrar em um calendário editorial bem feito como: dias da semana, público-alvo da postagem, palavras-chaves, chamada da postagem, formatos, responsáveis e os prazos a serem cumpridos.

Fluxos: pré-configurados a partir de conversões

Para ilustrar melhor como funciona o fluxo de automação, imagine você em um mercado variado de produtos, em uma parte da loja tem vinhos normais e do outro lado da loja existem vinhos mais caros e especiais.

Se você não conhece nada sobre vinhos, ambos são ótimos, contudo, o que irá contar é o preço de cada um deles. Agora, se você tem cursos de sommelier e entende sobre os taninos do vinho e suas qualidades, você irá especificamente no melhor vinho.

A pré configuração a partir das conversões qualificadas irão garantir um resultado mais assertivo, melhorando a receita do cliente e economizando tempo.

Um lead melhor preparado e automatizado irá ter um resultado maior e melhor porque já saberá exatamente aonde ir.

Leia mais: 5 Tendências em Automação de Marketing

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