Agende agora mesmo, gratuitamente, uma demonstração da Automação de Marketing da Constant Contact Lead Gen & CRM (Sharpspring) e confira como podemos te ajudar!
Uso de chatbot melhora a experiência do usuário
17 de fevereiro de 2020
Que os chatbots foram criados para tornar as nossas vidas mais práticas não há dúvidas! Mas você está usando o seu chatbot do jeito certo? Confira as dicas para tornar a experiência do usuário mais encantadora!
Quando pensamos em atendimento rápido o qual torna a experiência do usuário mais incrível, logo surge uma dúvida: como responder mensagens rapidamente e de forma humanizada, quando há um grande volume de perguntas que precisam ser respondidas.
Para solucionar essa questão, empresas pequenas, médias e grandes vêm usando alternativas, como os chatbots, para tornar a experiência do usuário mais agradável.
As inteligências artificiais são utilizadas regularmente para tornar a experiência de navegação mais fácil. Um exemplo são as buscas por voz do Google e a conversão de áudio para texto pelo Word. Isso quer dizer que, ao navegar, basicamente todos os usuários lidam com bots de diferentes modelos, para diferentes finalidades.
O que é chatbot?
Bots são robôs que rodam seus algoritmos com base em uma configuração que pode, ou não, estar voltada para atender as necessidades dos usuários. São muito usados para monitorar se as regras da rede social estão sendo seguidas, por exemplo, ou para pré-aprovar a solicitação de crédito online feita na internet ou no banco.
Partindo dessa definição, o chatbot é um bot configurado para responder ao usuário que entrar em contato com a sua empresa ou agência. Ele simula uma conversa entre humanos na qual o usuário pergunta e ele responde com base nas palavras-chaves inseridas em seu banco de dados e que foram citadas pelo usuário.
São muito usados no Facebook, Telegram, WhatsApp e chats de atendimento online de sites.
Leia também: Dicas para alavancar suas estratégias de chatbot no whatsapp
Vantagens de ter um chatbot
Há diversas vantagens de se ter um chatbot na sua empresa e entre as principais, podemos destacar:
Acelerar o atendimento
Como o chatbot pode ser configurado com mensagens rápidas, ele acelera o atendimento corriqueiro que pode ser automatizado. Com essa capacidade, ele evita sobrecarregar os atendentes com trabalhos repetitivos, os quais podem ser resolvidos rapidamente, deixando a atenção deles para trabalhos mais complexos.
Realizar a captura de dados relevantes
Quando o chatbot é usado corretamente, ele se torna uma excelente ferramenta para a captura de leads valiosos. Pois, o cliente pode responder perguntas simples e básicas, como e-mail, atualização de dados padrões e até mesmo realizar uma pesquisa de satisfação. Tudo isso sem precisar ocupar o tempo do atendente.
Melhorar a experiência do usuário!
O chatbot é usado principalmente para um fim: Atendimento rápido! Se nesse atendimento ele conseguir resolver o problema do usuário, melhor ainda. Por isso, saber o perfil desse usuário quando ele entra em contato é extremamente importante. Se faça as seguintes perguntas:
- O que o usuário costuma falar primeiro quando entra em contato?
- A maioria costuma cumprimentar com Bom dia/Boa tarde/Boa noite, então aqui você pode tornar seu chatbot educado com este início de resposta automática;
2. O que o usuário mais pergunta quando entra em contato?
- Se normalmente ele entra em contato para tirar as mesmas dúvidas de sempre, então você pode criar uma sessão de perguntas recorrentes com respostas prontas. Se ele só quer a segunda vida da fatura, então crie uma sessão para isso também.
3. O que o usuário costuma pedir quando entra em contato?
- Se o seu chatebot é de um restaurante, delivery ou algum outro comércio do gênero, então você pode solicitar que o cliente já forneça alguns dados de antemão, como endereço e tipo de pedido, por exemplo.
Estar sempre disponível
A vantagem de ter um chatbot é que ele não precisa dormir. Por isso, configure-o para que ele responda prontamente o tempo todo.
Como já dito antes, há momentos que ele consegue resolver sozinho o que o usuário precisa, então não precisa nem mesmo citar que está tarde e não pode fazê-lo.
Quando for um serviço que precisa do operador ou atendente para resolver, mas está fora do horário, então configure mensagens educadas com os horários de atendimento. Nessas horas, evite que a mensagem se pareça grossa ou mecânica. Imagine: Como você contaria para o cliente que visualizou a mensagem, mas não pode ajudá-lo naquele momento porque são 3h da manhã?
Veja um exemplo:
“Olá, Maria! Sinto muito, estou fora do meu horário de atendimento agora. Queria muito poder te ajudar agora, mas podemos falar dentro do horário comercial?
Nossos horários de atendimento são: Das 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00 de segunda a sexta-feira. Você deseja aguardar?”
Leia também: Chatsbots: alavanque a sua estratégia digital
Equívocos que você não deve cometer
Apesar de ser bastante utilizado por diversas empresas, ainda há alguns descuidos que precisam ser evitados para uma melhor utilização do chatbot.
O chatbot não precisa ser formal
Quando você sabe o que seu público mais busca e como ele fala, você já conhece qual o tom da resposta que seria o ideal. Então evite dar respostas formais quando o usuário só conversa abreviado ou evite usar palavras informais demais quando o seu público é mais formal.
O ideal é que seu chatbot não pareça mecânico, não tenha cara de bot, então ter uma linguagem parecida com o usuário, mas dentro de um português com menos erros possível, é o ideal.
Não envie spam!
Um dos maiores erros quando a empresa possui o contato do cliente, é usar o chatbot para enviar mensagens indesejadas e constantes. Evite enviar spam para seus clientes ou irá perdê-los, pois chegará um momento em que poderão optar por bloquear o contato e isso não interessante.
Se você usa um chatbot para gerar tráfego em seu site, então sempre deixe claro que ele irá compartilhar novos conteúdos, logo, só assina quem realmente tem interesse. Evite uma taxa alta de rejeição ao chatbot.
Além disso, no compartilhamento de novo conteúdo, tente dar algum motivo real para o usuário clicar no link. Um trecho do texto, por exemplo, já é um bom caminho para começar.
Fale com a gente
Quer alavancar o seu negócio, automatizar o seu marketing, integrar o time de vendas e conquistar cada vez mais clientes fidelizados? Podemos te ajudar! Conheça, gratuitamente, nossas soluções de automação de marketing e vendas.