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Como montar um case de sucesso (Guia Completo)

18 de agosto de 2020


Ter um case de sucesso é uma maneira poderosa de gerar conversões de negócio, porém você precisa saber como utilizá-lo para obter bons resultados. Confira agora um passo a passo de como montar um case de sucesso e impulsione as vendas da sua agência.

Há diversas formas de trabalhar estratégias de venda dentro da sua agência. Uma delas é com o uso de cases de sucesso, os quais transmitem credibilidade e autoridade perante o público e o mercado. Entretanto, é comum os gestores sentirem-se perdidos sobre como montar um case de sucesso eficiente e que gere a conversão esperada.

Tendo isso em mente, preparamos este guia completo com um passo a passo do que deve ser feito para produzir um bom case. Ao longo dos próximos tópicos, vamos explicar o processo de planejamento do material e o seu desenvolvimento.

Também mostraremos a forma ideal de apresentá-lo ao seu público para ter um engajamento eficiente. Então, venha com a gente e veja que não existe mistério para construir um case de sucesso, basta ter um bom direcionamento. Boa leitura!

Como montar um case de sucesso: o planejamento

Antes de começar a desenvolver um case de sucesso, você necessita planejar com atenção o que será apresentado para as pessoas. Afinal, o objetivo é construir algo realmente impactante e que desperte o interesse de compra no seu lead.

Tudo isso, sem ter um tom de propaganda e apresentando uma história de conquistas. Confira três passos básicos que não podem faltar no seu planejamento.    

1. Identifique os seus melhores projetos

O primeiro passo para implementar essa estratégia é separar os projetos mais incríveis que a sua agência já desenvolveu. Selecione aqueles trabalhos que deram muito certo para o seu cliente. Pode ser algo que aumentou bastante o faturamento, que trouxe um grande tráfego orgânico para o site ou ainda um projeto que teve uma grande repercussão no mercado e foi bastante elogiado pelo cliente.

2. Faça um brainstorm com a sua equipe

Com os projetos selecionados, reúna a sua equipe. Chegou o momento de definir qual foi o trabalho, de fato, mais impactante e porquê. Para isso, vale a pena fazer uma sessão do tipo brainstorming.

Então, distribua blocos de post-it para todos. Em seguida, peça que escrevam os trabalhos que eles acham mais incríveis e citem apenas os aspectos mais marcantes de cada projeto.

Esse processo deve durar pouco tempo, entre 5 e 10 minutos, pois o foco é que as pessoas deixem as ideias fluírem rapidamente e sem raciocinarem muito. Sendo assim, cronometre a dinâmica e, se algo não for comentado, significa que não era tão importante.

3. Selecione entre 2 e 4 resultados impactantes

Finalizado o passo anterior, você vai organizar todos os post-its que apareceram. Separe os projetos em colunas e, em cada uma delas, cole as notas que mostram os seus aspectos mais marcantes. Post-its repetidos devem colados empilhados.

Feito isso, observe o que foi mais citado pela sua equipe e selecione o projeto que será o seu case de sucesso. Com esse aspecto definido, foque nos resultados mais abordados pelos funcionários e escolha os quatro que mais apareceram.

Você também pode selecionar os dois ou três mais populares. No entanto, não separe apenas um resultado, pois isso vai dificultar o desenvolvimento do case. Também evite agrupar muitos destaques, pois existe o risco de dispersar demais a atenção da sua audiência ou passar dados não tão relevantes.

A importância das métricas nos projetos

Para que os seus funcionários possam citar resultados que acham impactantes, é preciso que eles sempre acompanhem as métricas dos projetos desenvolvidos. Assim, taxa de churn, taxa de conversão, ROI, engajamento nas redes sociais, aumento no número de leads, tudo deve ser registrado e compartilhado.

Dessa maneira, será possível escolher aqueles resultados que mostram como o serviço da sua agência impactou positivamente o negócio do seu cliente. E uma dica de ouro é dar ênfase nos números mais marcantes.

Como montar um case de sucesso: o desenvolvimento

Agora, você já tem o material bruto para montar um case de sucesso. Todavia, ainda é preciso descobrir como desenvolvê-lo. Então, chegou o momento de montar a sua estrutura. Confira como:

1. Desenvolva uma linha narrativa

A linha narrativa é a forma como você deseja contar a história selecionada. Esta vai ser construída em texto ou em vídeo? Quais os dados que serão abordados primeiro? Você vai utilizar depoimentos dos clientes? Quais falas ou citações são as mais importantes?

Refletir sobre todas essas questões vai ajudá-lo a montar um case mais interessante, que gere identificação com o público e aumente a conversão da sua agência.

2. Crie títulos matadores

Além de mostrar dados reais e robustos, é essencial que você desenvolva títulos atrativos. Isso fará com que o seu público se interesse em ler ou assistir o seu case de sucesso.

Afinal de contas, os cases, geralmente, são conteúdos mais extensos e que demandam um foco maior da pessoa que está acompanhando. Sendo assim, é preciso mostrar para ela que vale a pena parar por alguns minutos para ver o que a agência está apresentando.

Como montar um case de sucesso: a ação

Certo, você já sabe como montar a estrutura de um case de sucesso. Porém, qual a forma de aplicá-lo nas estratégias de venda do seu negócio? Bem, é preciso analisar com cuidado essa etapa para ter um retorno positivo.

1. Direcione o case de sucesso para o estágio certo do funil

Como mencionamos anteriormente, o case de sucesso é um material mais denso e um pouco mais técnico. Dessa maneira, ele não é indicado para pessoas que estão no topo do funil. Afinal, esse público ainda está conhecendo a sua agência e não tem intenção de realizar uma transação neste momento.

O ideal é direcionar os cases para o fundo de funil de vendas, ou seja, para quem está perto de fazer uma compra. Assim, o conteúdo surge como uma maneira de fazer com que essa conversão seja mais rápida e efetiva.

Então, na hora de investir no Google Ads, de enviar e-mail marketing e organizar a sua estratégia digital foque nos leads que estão mais avançados na jornada de compra. Dependendo do caso, pode ser possível trabalhar também com quem está no meio de funil. Entretanto, você deve observar a sua audiência para saber se isso vale a pena.

2. Crie um CTA

Um bom CTA, ou chamada para ação, é imprescindível em um case de sucesso. Até porque, o intuito do material é gerar conversão de vendas. Então, você deve mostrar para a pessoa o que ela deve fazer para também ter resultados positivos, como aqueles que foram mostrados no case.

Sendo assim, crie um CTA chamando o lead para fazer um orçamento, para entrar em contato com um consultor, para fazer uma avaliação gratuita etc. O importante é que ele entre em contato com a sua agência. A partir daí, o time de vendas assume a ação e segue para fechar o negócio.

Comece agora a criar o case de sucesso da sua empresa

Como deu para notar, não é difícil criar um bom case de sucesso, mas é trabalhoso. Existe todo um processo para colher informações, montar o conteúdo e divulgá-lo. No entanto, temos certeza que seguindo os passos aqui apresentados, você conseguirá desenvolver esse material sem problemas.

Caso queira uma ajuda extra com tal projeto, conte com os serviços da SharpSpring. Aqui, temos ferramentas que auxiliam no desenvolvimento de landing pages, trabalham o e-mail marketing e a automação de marketing. Agende agora mesmo uma demonstração gratuita.

E, se tiver outras dúvidas sobre como montar um case de sucesso, coloque-as nos comentários.

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