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Design Thinking Marketing: como utilizar essa metodologia

25 de agosto de 2020


O design thinking e o marketing são conceitos que, quando utilizados em conjunto, melhoram os processos das agências, gerando resultados cada vez mais positivos. Saiba mais sobre essas metodologias e descubra como usá-las! 

Nem todas as agências conseguem entender como o design thinking e marketing estão inter-relacionadas. Afinal de contas, o primeiro conceito é voltado apenas para trabalhos ligados à estética e conceitos visuais, certo? Bem, engana-se quem pensa assim.

Na verdade, o design thinking pode ser aplicado a qualquer área, de qualquer empresa e facilita muito os processos do marketing. No entanto, caso você ainda esteja perdido no assunto, o artigo de hoje vai sanar as suas principais dúvidas.

Ao longo do texto, vamos explicar como unir os dois conceitos e melhorar as estratégias da sua empresa. Então, siga com a leitura e confira como usá-los em conjunto!

Design thinking e marketing: a relação entre os conceitos

A ideia de design thinking surgiu ainda na década de 1970, por meio de um livro que abordava a experiência do pensamento visual. Com o tempo, o conceito foi se popularizando e ganhando espaço em diferentes cursos pelo mundo. Hoje, é usado não só de modo didático, mas como ferramenta de gestão nas mais variadas empresas.

O que é design thinking?

De modo simples e objetivo, este termo representa a forma de pensar de um designer. Porém, o que isso significa na prática? Nada mais do que a capacidade de organizar ideias de modo criativo, de maneira a encontrar soluções inovadoras para os problemas apresentados.

Sendo assim, o design thinking é uma forma de encarar processos e lidar com as situações cotidianas. Tanto que pode ser aplicado à sua rotina pessoal e profissional, deixando-a mais produtiva e otimizando os processos.

Como o design se relaciona com o marketing?

O marketing está ligado ao processo de descoberta e satisfação das necessidades do mercado consumidor, com o intuito de gerar valor e criar relacionamentos valiosos. Dessa maneira, ele é baseado na análise estratégica do ambiente e, é claro, na resolução de problemas.

Afinal de contas, as empresas estão sempre buscando formas de atrair novos clientes, desenvolver produtos ou serviços interessantes e diminuir custos. E, para fazer tudo isso, é essencial “pensar fora da caixa” e estar atento às mudanças, mas sem perder o foco e a objetividade.

É aqui que entra o design thinking, como uma estratégia para tornar todo esse processo mais fácil e eficaz. Por meio de técnicas de colaboração, prototipagem e validação de dados, a sua agência consegue valorizar a experiência do cliente e oferecer mais qualidade ao serviço prestado.  

Design thinking e marketing: o desenvolvimento das atividades

A aplicação do design thinking pode ser dividida em cinco etapas. A seguir, vamos explicar cada uma delas e relacioná-las às atividades de marketing da sua empresa.

Empatia: o momento de conhecer seu público

O conceito de empatia está relacionado a se colocar no lugar do outro, de modo a compreender melhor as emoções e as necessidades das pessoas. Na metodologia do design thinking, isso também precisa ocorrer na hora que você vai analisar os seus clientes.

A ideia aqui é ir além dos dados gerais do público-alvo e desenvolver uma persona detalhada e única. Assim, descreva, por exemplo, os hobbies, os medos, os objetivos e as dificuldades dos consumidores dos seus clientes. Dessa maneira, as estratégias construídas tendem a ser mais efetivas e as possibilidades de retorno maiores.

Definição de um alvo: entendendo as necessidades do cliente

Definir um alvo no design é focar no que você precisa resolver. Então, identifique qual a principal necessidade do seu cliente. Afinal, ele pode querer aumentar as vendas, gerar tráfego para o site e melhorar o engajamento nas redes sociais. No entanto, o que deve ser feito primeiro?

Ter essa perspectiva clara vai ajudá-lo a alinhar expectativas e concentrar esforços naquilo que é prioridade. Dessa maneira, será mais fácil apresentar resultados.  

Ideação: debatendo soluções com a equipe da sua agência

A fase de ideação é a do brainstorm. O objetivo dessa etapa é incentivar a colaboração entre os profissionais da sua equipe de modo multifuncional. Ou seja, nada de executar os processos apenas em grupos individuais. Incentive a colaboração de pessoas de diferentes setores na hora de criar as estratégias de marketing.

Esse tipo de ação contribui para que a sua empresa encontre soluções de modo mais rápido. Afinal, algo pode ser extremamente complexo para um profissional, mas bastante simples para outro. Tudo por conta da perspectiva com que analisam uma situação.  

Protótipo: o momento de implementar estratégias

O protótipo dentro do marketing refere-se aos testes criados para cada estratégia montada. Então, depois de concluir os passos anteriores e elaborar o projeto do cliente, coloque-o em prática. Você pode elaborar testes A/B para isso, de modo a identificar os melhores CTAs, tipos de anúncios e linguagem utilizada nas estratégias.

Verificação: a hora de avaliar os resultados do projeto

A última etapa do design thinking é a verificação. Afinal, de nada adianta pensar, elaborar e implementar se você não analisar os resultados para ver o que deu certo e o que precisa ser ajustado. E aqui o erro não deve ser encarado como algo ruim, mas como fator de aprendizado.

Com todas as adaptações realizadas, é só seguir com as estratégias de marketing, buscando sempre o máximo de retorno para o cliente.

Design thinking e marketing: aplicações práticas

Agora, você já sabe conciliar o design thinking com os processos desenvolvidos em sua agência de marketing. Então, que tal conhecer três aplicações práticas da inter-relação desses conceitos? Confira-as abaixo:

Ux Writing

O UX writing é o processo de redigir mensagens que otimizem a experiência do usuário em um site, aplicativo, programa etc. Seu objetivo é auxiliar na construção de uma relação positiva entre marca e cliente.

Para isso, ele trabalha bastante com os conceitos de empatia e identificação de necessidades. Quando posto em prática, o ux writing otimiza as estratégias de marketing, gerando valor para o consumidor.

Produção de conteúdo

Para ter o resultado desejado, a produção de conteúdo precisa ser direcionada ao público certo. Consequentemente, a linguagem também deve estar adequada às pessoas que seu cliente quer atingir. Tudo isso é alcançado de modo mais fácil com os passos de empatia, ideação e definição de alvo do design thinking.

Branding

O branding, ou a gestão de marca de uma empresa, é um processo complicado. Afinal, ele exige que você conheça bem o negócio que está gerindo e entenda as necessidades do seu cliente para transmitir a imagem adequada. E, como é possível imaginar, o pensamento do design vai ajudar você a realizar tudo isso com maior qualidade.

Bem, diante do que apresentamos, percebe-se como marketing e design thinking são conceitos interligados. Mesmo, inicialmente, tendo surgido no campo da criação gráfica, esta metodologia tornou-se importante para todas as áreas, incluindo a de negócios.

Dessa forma, aprofunde-se no assunto e coloque em prática as ações que explicamos ao longo do artigo. Com certeza, os processos da sua agência serão mais produtivos e eficientes com a aplicação do design thinking.

E, para ajudá-lo nessa adaptação, conte com as ferramentas de automação da Constant Contact Lead Gen & CRM (Sharpspring), que atuam em todo o processo de coleta de dados e realização de testes. Entre em contato com um consultor agora mesmo e agende uma demonstração gratuita.

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