Criando Chatbots
Última atualização: 20 de novembro de 2024
Este artigo detalhará como criar e configurar chatbots no Lead Gen & CRM.
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Entendendo Chatbots
Chatbots são um serviço de comunicação automatizado. Eles permitem que os usuários busquem respostas sobre seu conteúdo e fornecem uma série de respostas e meios de coletar dados. Com isso, os chatbots podem rapidamente e efetivamente direcionar os usuários para as soluções de seus problemas. Caso contrário, eles podem automatizar o processo de contato com você para suporte adicional.
As conversas através de chatbots utilizam um caminho lógico específico. Um fluxo de trabalho de chatbot começa com uma mensagem de boas-vindas, avança para uma pergunta inicial, fornece respostas específicas, permite que o usuário responda, coleta as informações necessárias e, em seguida, exibe uma mensagem que encerra a conversa. Este caminho lógico emula melhor a comunicação de pessoa para pessoa.
Criando Novos Chatbots
Os chatbots requerem informações sobre onde serão colocados, quem poderá interagir com eles e como aparecerão. Os chatbots não podem ser criados a menos que todas essas informações sejam inseridas e configuradas. Uma vez que os chatbots tenham sido criados, você poderá configurar seus fluxos de trabalho.
Configurando Nome e Configurações do Site
Para criar um chatbot, você precisará inserir dados básicos do chatbot. Isso inclui o nome que você lhe dará e onde ele será localizado em um site.
Importante: Você deve ter um código de rastreamento habilitado em seu site para ativar seu chatbot.
Para inserir e configurar os dados do chatbot, faça o seguinte:
- Clique em Chatbot na barra de ferramentas à esquerda.
- Clique em Criar.
- Insira um nome de workflow para o chatbot.
- Selecione o site que o chatbot será configurado no menu suspenso Selecionar um site.
- Selecione uma das seguintes opções:
Opção Descrição Mostrar chatbot
em todas as páginasExibe o chatbot em todas as páginas que fazem parte do site. Mostrar chatbot em
URL de página específicaExibe o chatbot apenas em certas páginas específicas do site. Insira a URL da página específica no campo. A URL deve incluir uma / barra de progresso se houver uma na URL ao vivo. Nota: Se você selecionar esta opção, mas deixar o campo em branco, o chatbot aparecerá apenas na página inicial do site.
Opcional: Excluindo URLs e Diretórios
Opcionalmente, para evitar que o chatbot apareça em páginas da web específicas, faça o seguinte:
- Clique em Excluir URL/diretório.
- Insira uma URL de página da web, incluindo uma
/ barra de progresso se houver uma na URL ao vivo. - Repita conforme necessário com Excluir URL/diretório adicional.
Configurações de Audiência
Uma vez que você tenha inserido e configurado as informações básicas, você pode determinar quem irá interagir com este chatbot.
Isso é baseado nos vários tipos de atribuições de leads disponíveis no Lead Gen & CRM.
Importante: Você pode ter apenas um bot ativo de cada tipo de audiência por página, a menos que o tipo de audiência esteja configurado para um campo personalizado.
Para configurar as configurações de audiência do chatbot, faça o seguinte:
Audiência | Descrição | ||||||
Todos | Este chatbot será mostrado a todos que visitam seu site. | ||||||
Novos visitantes | Este chatbot será mostrado a qualquer um que visite seu site anonimamente. | ||||||
Visitantes retornando | Este chatbot será mostrado apenas a leads conhecidos que estão sendo rastreados. | ||||||
Leads no pipeline | Este chatbot será mostrado apenas a leads em uma oportunidade aberta. | ||||||
Clientes | Este chatbot será mostrado apenas a clientes. | ||||||
Campos personalizados | Este chatbot será mostrado apenas a leads com este campo personalizado valor.
Os tipos de campo personalizado disponíveis para uso com audiências são os seguintes:
|
Configurando Configurações de Aparência
Uma vez que você tenha inserido e configurado nome, localização e audiência do chatbot, você pode modificar sua aparência.
Para configurar as configurações de aparência do chatbot, faça o seguinte:
- Insira um nome de exibição para o chatbot.
- Clique Atualizar Avatar.
- Selecione o arquivo de imagem desejado em seu computador local e upload o arquivo.
- Selecione uma das seguintes opções de colocação:
- Clique Selecionar uma Cor de Tema. Habilite ou desabilite a caixa de seleção Habilitar gradiente.
- Selecione uma das cores disponíveis
- Insira um código de cor hexadecimal
- Habilite ou desabilite a caixa de seleção Incluir mensagem de boas-vindas ao iniciar.
- Clique Salvar.
Importante: Por padrão, os chatbots criados serão marcados com Powered by Lead Gen & CRM. As agências têm a opção de configurar essa configuração.
Navegando pela Página Principal de Chatbots
A página de Chatbots é onde todos os seus fluxos de trabalho de chatbot criados estão localizados. Clique em Chatbot na barra de ferramentas à esquerda para acessar a página de Chatbots.
Uma vez que um chatbot é salvo, ele será aninhado sob o site com o qual está associado. Se houver múltiplos chatbots que têm um público definido para campos personalizados, eles serão colocados na parte inferior da lista de chatbots para esse site.
A qualquer momento na página principal de chatbots, você pode:
- Clique no menu suspenso Website para visualizar os chatbots associados a um site específico.
- Clique no menu suspenso Activity para visualizar fluxos de trabalho de chatbot ativos ou inativos.
- Digite o nome do chatbot desejado no campo Search Chatbots para procurar chatbots.
A página principal de Chatbots exibe certas informações sobre seus chatbots disponíveis:
Informação | Descrição | |||
Nome | O nome do chatbot. Pode ser modificado nas configurações do chatbot. | |||
Público | O público com o qual o chatbot deve interagir melhor. | |||
Última Execução | A última vez que o chatbot teve uma conversa. | |||
Total de Execuções | O número de vezes que o chatbot teve conversas. | |||
Exclusões | O número de páginas ou diretórios dos quais o chatbot está excluído. | |||
Prévia | Abre uma página da web com o chatbot. Todas as interações estarão em modo offline. Interações no modo de prévia não serão enviadas para Lead Gen & CRM ou solicitarão chats ao vivo. Bloqueadores de pop-up impedirão o carregamento do chatbot. |
Nota: A função Buscar Chatbots exibirá apenas os nomes de chatbots correspondentes ao status de Activity selecionado. Você pode precisar selecionar Active ou Inactive para visualizar resultados de pesquisa relevantes.
Opções da Página Principal
Existem opções de chatbot disponíveis na página principal de Chatbots. Essas opções fornecem diferentes maneiras de você fazer certas alterações no chatbot.
Para acessar as opções do chatbot, faça o seguinte:
- Clique em Chatbot na barra de ferramentas à esquerda.
- Selecione o domínio do site desejado no menu suspenso Website.
- Se necessário, selecione Ativo ou Inativo no menu suspenso Atividade.
- Passe o mouse sobre o chatbot. Clique Opções.
- Selecione uma das seguintes opções:
Opção | Descrição | |||
Configurações | Altera o nome, domínio, público e configurações de design do chatbot. | |||
Editar workflow | Edita a lógica visual do fluxo de trabalho que o chatbot opera. | |||
Copiar | Faz uma cópia do chatbot selecionado. | |||
Ativar/Desativar | Ativa ou desativa o chatbot. | |||
Excluir | Exclui o chatbot. Esta ação é permanente. |
Chatbots de Campos Personalizados
Ao criar chatbots, você tem a opção de criar chatbots que interagem e coletam informações sobre usuários que atendem aos critérios de campos personalizados específicos. Isso significa que você pode criar chatbots que são personalizados para esses interesses específicos.
Para criar chatbots que utilizam campos personalizados, faça o seguinte:
- Clique em Chatbot na barra de ferramentas à esquerda.
- Clique em Criar.
- Configure o nome do chatbot e as configurações do site.
- Clique em Próximo.
- Selecione o Leads com o seguinte valor de campo personalizado tipo de público.
- Selecione o campo personalizado desejado no menu suspenso Campo Personalizado.
- Se necessário, selecione as informações desejadas para o campo personalizado no menu suspenso que aparece.
- Clique em Próximo.
- Configure as configurações de aparência do chatbot e clique em Salvar.
Importante: Os seguintes formatos de campo personalizado estão disponíveis para uso com públicos de chatbot:
• Bit
• Booleano
• Grupo de Caixa de Seleção
• País
• Menu Suspenso
• Rádio
• Estado
Priorizando Chatbots de Campos Personalizados
Você pode criar muitos chatbots diferentes que utilizam campos personalizados. No entanto, pode haver momentos em que um usuário com informações de campo personalizado específicas em seu Registro de Contato atenda aos critérios de todos esses diferentes campos personalizados. Para evitar que os usuários interajam com o chatbot incorreto—ou interajam com muitos de uma vez—o Lead Gen & CRM prioriza a forma como os usuários interagem com chatbots com campos personalizados.
Chatbots com campos personalizados podem ser organizados em uma ordem para determinar sua prioridade. Esse sistema de prioridade permite que os usuários sejam filtrados através de diferentes chatbots com campos personalizados até que atendam aos critérios para um chatbot com um campo personalizado específico. Dessa forma, as informações de campo personalizado que você considerar mais importantes podem ser priorizadas, e os usuários interagirão com esses chatbots antes de qualquer outro.
Para priorizar chatbots com campos personalizados, faça o seguinte:
- Clique em Chatbot na barra de ferramentas à esquerda.
- Certifique-se de ter criado pelo menos dois chatbots com o Campo Personalizado tipo de público.
- Selecione o domínio do site desejado no menu suspenso Website.
- Se necessário, selecione Ativo ou Inativo no menu suspenso Atividade.
- Role até o final da página Chatbots.
- Clique e arraste os chatbots de campo personalizado na ordem de prioridade desejada.
Importante: A priorização de chatbots de campo personalizado requer pelo menos dois chatbots com o tipo de público Campo Personalizado.
Removendo o Chatbot do Site
Você pode deletar o chatbot completamente, excluí-lo de páginas específicas, exibir o chatbot apenas em uma página ou usar configurações personalizadas para manter o chatbot em seu site, mas escondê-lo dos visitantes.
Deletar Chatbot
Para deletar um chatbot inteiro, comece pela seção Chatbot na barra de ferramentas à esquerda.
- Clique em Chatbot na barra de ferramentas à esquerda
- Clique no ícone de Configurações ao lado do chatbot que você deseja remover e, em seguida, selecione Deletar.
Excluir Chatbot de Páginas Específicas
Para excluir um chatbot de uma página específica ou de várias páginas específicas, vá para Configurações do Chatbot e insira a URL na seção Excluir URL/diretório (opcional).
- Clique em Chatbot na barra de ferramentas à esquerda
- Clique no ícone de Configurações ao lado do chatbot que você deseja remover e, em seguida, selecione Configurações.
- Role para baixo e clique em Excluir URL/diretório + na aba Editar.
- Insira o caminho da página que você deseja excluir.
- Adicione quantas URLs excluídas forem necessárias e, em seguida, clique em Salvar.
Exibir Chatbot em Uma Página
Você pode selecionar Mostrar chatbot em todas as páginas ou Mostrar chatbot em URL de página específica. Para exibir o chatbot apenas em páginas específicas, selecione Mostrar chatbot em URL de página específica e insira a URL. Isso esconderá o chatbot de todas as outras páginas. Com este método, apenas uma URL de página pode ser inserida. Para exibir o chatbot em várias páginas, mas não em todas, selecione Mostrar chatbot em todas as páginas e, em seguida, exclua as páginas onde você deseja que ele fique escondido.
- Clique em Chatbot na barra de ferramentas à esquerda
- Clique no ícone de Configurações ao lado do chatbot que você deseja remover e, em seguida, selecione Configurações.
- Selecione o interruptor Mostrar chatbot em URL de página específica.
- Insira o caminho que você deseja especificar para o chatbot aparecer.
- Clique em Salvar.
Sobre Chatbots em Telas Pequenas
Ao adicionar chatbots a uma página da web, esteja ciente das possíveis limitações de tamanho da página em certos monitores de computador ou telas. Em certos casos, como usuários visualizando seu site em um tablet, o chatbot pode não conseguir ser exibido completamente devido a recursos da página da web.
Na maioria das vezes, o chatbot não conseguirá exibir Fechar na sua barra de cabeçalho. Isso geralmente se deve à forma como o estilo CSS está configurado nessas páginas da web. Nessas páginas, o valor z-index
do cabeçalho flutuante é definido para um valor maior do que o valor z-index
do chatbot.
O valor z-index do chatbot é 9999, o que significa que ele será colocado abaixo das barras de cabeçalho com um valor de z-index de 10000. Para que a barra de cabeçalho do chatbot seja exibida corretamente, todos os elementos nessa página da web devem ser definidos com um valor de z-index de 9998 ou menos.
Para mais informações sobre como configurar o tema CSS da sua página da web, entre em contato com seu administrador.
Nota: Constant Contact oferece Serviços Profissionais para ajudar com codificação personalizada.